Black Friday: como proteger a sua loja online

Uma Black Friday segura só depende da sua organização prévia. Ofereça os melhores descontos, mas não esqueça de proteger seu patrimônio e o cliente.

Por Kalyane Alves 4 min. de leitura

O mês de novembro chegou e com ele uma grande campanha mundial de vendas começou a ser preparada. Porém, fique atento para ter uma Black Friday segura.

Essa é uma campanha com grande influência para os comerciantes, pois os descontos são um ótimo chamarisco para os clientes.

O evento acontece na última sexta-feira do mês de novembro, neste ano no dia 26. Algumas empresas aproveitam para ampliar as promoções para a semana toda.

O que é ter uma Black Friday segura?

Assim como essa campanha pode ser positiva para a marca, ela também pode gerar prejuízos caso não se proteja contra fraudes e golpes cada vez mais comuns no meio digital.

Então, para ter uma Black Friday segura é muito importante estruturar tudo o que será apresentado aos clientes. Principalmente, por ser uma loja online.Tente ao máximo deixar mostrar ao cliente como sua loja é confiável.

4 passos para uma Black Friday segura

Nesse artigo separamos exatamente quatro passos para você ter uma Black Friday segura em sua loja online. Confira abaixo:

1- Proteja o servidor de sua loja online

FIQUE MUITO LIGADO. O servidor da sua loja online é como a placa mãe. Todas as informações estão contidas ali.

Se não estiverem bem protegidas criminosos podem ter acesso não só aos dados do seu negócio, mas também colocará em risco as informações dos clientes.

Como exemplo, você pode adquirir a ferramenta básica de proteção de dados que é o certificado digital SSL. Além disso, cuide para:

  • evitar servidores compartilhados
  • Escolher bons plugins e extensões
  • Usar senhas fortes

2- Garanta a segurança do cliente no pagamento online

Escolha um gateway de pagamentos que tenha o maior avanço possível de protocolo do mercado. Tanto em transmissão de dados, quanto em encriptação.

Opte também por pedir ao cliente as informações estritamente necessárias para o processo de compra. Quanto mais dados tiver, maior a responsabilidade de protegê-los.

3- Melhore o estoque de sua loja

Confira quais são os produtos/serviços mais procurados pelos clientes e separe um estoque maior para eles. Aqui vale uma regra básica: não deixe que os produtos se esgotem rapidamente.

Calcule a margem de erro entre o estoque e o que tem cadastrado no sistema para não acontecer do cliente comprar e não ter o produto disponível.

Uma boa opção é deixar um estoque especialmente para trocas. Sempre terá alguma mercadoria que não serviu ou foi com defeito. Então, já se adiante para proporcionar a melhor experiência para o cliente.

4- Ofereça um frete seguro

Qualquer pessoa que compra pela Internet um produto adora ler “frete grátis para a sua região”, não é mesmo?

Nem todos os produtos terão essa vantagem. Porém, alguns esquemas como colocar um limite pode ajudar na conversão da venda.

Um exemplo: compras acima de R$ 300 o frete é grátis. Isso chama atenção por não ter taxa de entrega e ajuda a acompanhar o valor mínimo gasto pelas pessoas nesse período.

Para que tudo ocorra bem, preste atenção na transportadora escolhida para a entrega dos produtos, pois esse processo é importante na hora do cliente avaliar seu negócio.

Ações de marketing e vendas para a Black Friday

Se organizar é sempre o segredo para as coisas fluírem da melhor forma, não é mesmo?

Uma campanha da Black Friday não pode ficar longe de um planejamento excelente de ações de marketing e vendas.

Para sua marca se posicionar bem nas ações de marketing construa um calendário do que e como fará. Uma ótima ferramenta que ajuda a controlar a programação é o Trello.

Sobre a parte de vendas reveja no ano anterior como foram os números alcançados e defina metas para alcançar nesta edição da campanha.

O gatilho mental da urgência é um ótimo aliado nessa fase de ações. O público se apega no tempo curto do evento e que poderá perder a chance de encontrar o produto mais em conta.

Separamos duas dicas de ações de marketing para colocar em prática:

  • Crie uma propaganda criativa: durante o período da campanha você precisa chamar atenção do cliente. Para isso, você precisa saber quais são as crenças e metas deles.
  • Produza conteúdo durante a campanha: tente trazer o maior número de informações possíveis que ajude o cliente a saber sobre o que está vendendo. É uma decisão precisam tomar e isso pode ajudar.

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Fizemos esse conteúdo especialmente para lhe ajudar nessa campanha que promete aumentar as vendas.

Acompanhe nas próximas semanas mais conteúdos exclusivos sobre a Black Friday. Tem alguma sugestão? Deixe nos comentários.

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