Como o registro de sua marca pode aumentar as vendas em 2020

Quer que o seu negócio decole em 2020? Entenda por que o registro da marca é um grande aliado para te ajudar a vender mais.

Por Lisdaisy Vieira Costa 4 min. de leitura

Você sabe que registrar a marca é muito importante, mas a sua prioridade hoje é vender muito, fazer fluxo de caixa e só depois investir na segurança do negócio… A gente entende que a vida de empreendedor não é nada fácil, mas não recomendamos esta ordem de fatores.

Sabe por quê? Por todos os motivos que já apresentamos em alguns artigos: sem o registro da marca, o seu negócio está correndo riscos. Risco de multa, risco de cópia, risco de ser processado por estar usando a marca de alguém, e outras “N” razões. 

O registro de marca deve ser feito no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). É ele que garante a propriedade sobre a sua marca, evitando que outras pessoas ou empresas criem marcas iguais ou semelhantes à sua. O certificado de registro de marca é como se fosse a escritura de um terreno - e ninguém quer construir uma casa em terreno dos outros, não é mesmo?

Agora que você já sabe a importância de registrar a sua marca, vamos ao que interessa: vender mais. É prioridade da maioria dos empreendedores aumentar as vendas, certo? Então continue aqui, vou te explicar por que o registro de marcas ajuda seu negócio a ter mais clientes. 

Por que o registro de marca pode aumentar suas vendas

 

Sim, meus caros: o registro da marca é um grande aliado para te ajudar a vender mais. Vou apresentar 3 fatores que comprovam o porquê.

#1 Sua marca será única e exclusiva em todo o Brasil

Somente o registro feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) lhe dá o direito de uso exclusivo da marca no território nacional.

Vamos imaginar que você tem um comércio de sapatos, uma loja física, certo? Se o “Joãozinho” abre uma loja de sapatos com o mesmo nome, na sua cidade, confundiria seus clientes, pois eles poderiam associar à sua loja e achar que é a mesma. Poderiam pensar que se trata de apenas uma filial de sua loja e comprar do “Joãozinho”. Ou seja, você perderá a venda.

Você tem uma loja online? Ótimo! Você conseguirá atender muito mais clientes e aumentar suas vendas, seja pelo site, Instagram ou Facebook. Mas, e se outra pessoa no Brasil usar o mesmo nome de sua marca para também vender sapatos pela internet? Novamente você corre o risco de perder muitas vendas , pois os clientes podem comprar do site da “Mariazinha” achando que está comprando do seu site.

Levando em consideração de que as pessoas compram sapatos da sua loja - a “Top Calçados” (nome usado apenas para ilustração), e não de você como pessoa física (dono da loja), é necessário assegurar que só existe uma “Top Calçados” neste segmento. E quando qualquer pessoa do Brasil procurar por “Top Calçados”, vai encontrar somente a sua marca. Logo, você venderá mais!

#2 Você poderá expandir seu negócio e abrir franquias


O sistema de franquias tem se mostrado uma boa opção para quem deseja abrir seu próprio negócio, oferecendo um risco menor e um prazo de retorno mais curto. É por esses e outros motivos que muitos brasileiros têm optado por esse tipo de investimento, e por isso, franquear o seu negócio é uma grande opção de aumentar suas vendas. Mas lembre-se, para poder franquear o seu negócio, sua marca precisa, obrigatoriamente, estar registrada.

Veja exemplos de franquias que são campeãs de vendas no Brasil:

  • O Boticário
  • Subway
  • Cacau Show
  • Mormaii
  • Lilica e Tigor
  • Chiquinho Sorvetes

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#3 Você terá credibilidade para poder vender pela internet 

 

Quando você quer comprar um produto ou serviço de forma online, ao pesquisar aparecem inúmeras empresas oferecendo o que você procura, certo? Ok, e se opta por uma empresa que o nome ainda não é muito conhecido, o que você faz? Pesquisa sobre a empresa! Ou pelo menos deveria fazer isso.

Ao realizar a pesquisa você identifica que a marca desta empresa é registrada (tem o “R” na logo), ufa! Dá um alívio, não? Por ser registrada, você já imagina que a empresa é no mínimo séria, já que protegeu a marca. O mesmo vai acontecer com seu cliente. Ao verificar que a sua marca é registrada, ele pode se sentir seguro em realizar a compra em sua loja.

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Acredito que com estes três fatores você tenha concluído que sim, registrar a marca te ajuda a vender mais! Deixe seu comentário.

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