O que as marcas nacionais Sadia, Natura e Bradesco têm em comum?
Embora sejam de segmentos completamente opostos, cada uma das marcas citadas têm algo que faz a diferença: o reconhecimento no mercado.
Inegavelmente, são marcas de destaque. Se diferenciam da concorrência em alguma medida. E são conhecidas por praticamente todos os tipos de público.
E então você pode estar pensando: o que o meu pequeno negócio tem a ver com isso? A resposta é: TUDO.
Para garantir o sucesso do seu negócio é preciso que sua marca se destaque no mercado. E não importa o tamanho dela. Mesmo que o reconhecimento alcançado não ultrapasse os limites do seu bairro, saiba que sua empresa pode sim ser um destaque positivo.
Quer saber como alcançar um reconhecimento digno de empresas com 5 estrelas? Listamos neste artigo nove passos que vão te mostrar como se diferenciar da concorrência.
#1 - Escolha um bom nome
A escolha de um bom nome (marca) é essencial para o sucesso do seu negócio, pois é através dele que sua empresa será identificada. Escolha um nome que faça sentido para o seu público e para o seu segmento.
Na hora da escolha, você precisa ter algumas coisas em mente:
- O nome deve ser curto: nomes muito longos dificultam a memorização pelo público.
- Deve ter fácil pronúncia: isso também ajuda na memorização e na publicidade boca a boca.
- Se diferenciar da concorrência: nomes que se assemelham aos da concorrência podem confundir os consumidores.
- Não escolha nomes comuns: a escolha de nomes comuns, para se referir ao seu negócio, dificulta que ele se destaque.
#2 - Defina seu público alvo
Definir seu público alvo é um dos passos mais importantes para ter uma marca de destaque. Você precisa saber para quem está vendendo e conhecer bem seu público, pois todas as suas estratégias de comunicação e de negócio precisam ser voltadas para ele.
Conhecendo bem o seu público alvo, você será capaz de desenvolver um relacionamento diferenciado, o que irá destacar sua marca no mercado.
#3 - Tenha uma identidade visual
É muito importante que sua marca tenha uma identidade visual. Não tente economizar na hora de criar um logotipo, pois é através dele que sua empresa será reconhecida, pois ele estará na fachada, no site e nas redes sociais. Escolha um profissional de design eficiente e garanta um serviço de qualidade.
Defina um esquema de cores e crie um manual de aplicação, para que ele sempre seja utilizado de forma coerente e se torne cada vez mais familiar para o seu público.
A identidade visual ajuda o consumidor a lembrar da experiência associada à sua marca. Ou seja, mais do que um elemento que diferencia você dos seus concorrentes, a identidade visual serve para que os clientes lembrem de seu negócio. A marca Starbucks é um ótimo exemplo de identidade visual que impacta:
#4 - Registre sua marca
Você já imaginou a confusão que pode ocorrer na cabeça dos consumidores ao se depararem com duas marcas iguais ou com características muito semelhantes?
Muitas vezes o empreendedor gasta todas as economias na criação de um negócio e então, em outro lugar do Brasil, alguém também teve a mesma ideia de nome para a empresa. Ou outra pessoa mal intencionada resolve copiar, na cara dura, a sua tão amada marca.
E como provar que sua ideia veio primeiro? Somente fazendo um registro da marca!
Realizar o Registro da sua Marca é um passo importante para que ela se destaque, pois isso a protege de duplicidade e também de possíveis plágios, além de garantir total controle sobre ela e aumentar sua confiabilidade junto ao público.
O registro formaliza a proteção do negócio, amparado pela lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial). O pedido desse registro é protocolado junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). É isso que assegura a propriedade da marca, que depois pode até ser transferida, por exemplo, em uma negociação de venda da empresa .
Além disso, ter o símbolo de marca registrada ao lado de seu logotipo gera credibilidade, aumentando a confiança do público em relação ao seu negócio.
#5 - Tenha presença digital
Hoje em dia, estar presente nas mídias digitais é quase uma obrigatoriedade para qualquer negócio. Por isso, use e abuse das ferramentas de divulgação orgânica (ou seja, que não precisa pagar), como Instagram, Facebook, Youtube, Twitter e LinkedIn.
No Instagram, há ainda os Stories, em que você pode criar conteúdo em vídeos que duram apenas 24 horas. Veja mais algumas dicas para aproveitar todos os recursos dessa rede social aqui.
Mas cuide bem de sua imagem na internet. Capriche nas fotos, no perfil e no conteúdo. Afinal, nenhuma marca quer virar “meme” ambulante, né?
#6 - Tenha uma boa comunicação
Comunicar-se de forma eficaz com seus consumidores é essencial para destacar sua marca. Invista em uma comunicação que agregue valor ao público.
É através da sua comunicação que sua marca se tornará cada vez mais conhecida. Entenda e fale a mesma linguagem de quem irá receber sua mensagem, pois é através da comunicação que você irá transmitir os valores do seu negócio, que irão gerar identificação com seu público.
#7 - Crie seu posicionamento no mercado
Sua empresa deve oferecer algum diferencial, ou seja, ser melhor do que a concorrência em algum aspecto, como por exemplo oferecer algum tipo de benefício para o consumidor.
Esse diferencial deve ser sempre destacado nas comunicações e divulgação realizada, assim sua marca será associada a esse benefício. Por exemplo, uma restaurante que trabalha apenas com produtos orgânicos, pode se posicionar como “o mais saudável da região”.
#8 - Ofereça um atendimento maravilhoso
Um cliente bem atendido é um cliente satisfeito. Não meça esforços para garantir que seus clientes tenham sempre o melhor atendimento possível. Com todas as mudanças que ocorreram na era digital, o cliente tem mais poder do que nunca, pois ele pode se tornar um consumidor fiel ou se um detrator e prejudicar a imagem da sua marca.
Desenvolva um relacionamento com seus clientes, faça com que eles se lembrem da qualidade de seus serviços, do seu atendimento e crie um diferencial. Sempre se mostre disposto a ajudar e resolva os problemas da melhor maneira possível, sempre priorizando as necessidades do seu cliente.
#9 - Desenvolva ações de marketing
Para que seu negócio se torne conhecido é necessário divulgação, por isso as ações de marketing são um passo fundamental para criar uma marca de destaque no mercado. Ações corretas de divulgação vão aumentar o alcance da sua marca e assim suas vendas
Uma boa opção é o Marketing Digital, que permite que você alcance um grande número de pessoas de forma mais simples e segmentada. Você pode começar criando um site e criando conteúdo relevante para seu público, se firmando como autoridade do seu segmento (assim como estamos fazendo nesse artigo).
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