Eis que você vai ao supermercado e pega um produto na prateleira da sessão de importados. Ao observar a embalagem, você identificou um símbolo bem do lado do logotipo: o ™. Ficou curioso para saber por que algumas marcas carregam essas duas letrinhas no logo? Vamos explicar pra você.
Veja o exemplo de uma marca bem conhecida:
Este é o logotipo da marca Starbucks, uma rede americana de cafés. Percebeu que existe esse símbolo ™ ao lado do logo?
Veja agora outra versão:
Neste segundo exemplo, observe que o símbolo ao lado do logotipo da Starbucks é outro: a letra R com um círculo em volta dela.
O primeiro ponto que você precisa saber sobre qualquer uma dessas siglas é que elas foram feitas para proteger a marca. Em ambos os casos - tanto o símbolo ™ quanto o símbolo Ⓡ representam que a marca em questão é registrada.
O registro de uma marca a protege no segmento de mercado em que atua, e ninguém poderá copiar ou usar indevidamente o nome ou o logotipo da empresa. No caso da marca Starbucks, reconhecida mundialmente, ela precisa estar protegida não só em seu território de origem - os Estados Unidos - mas também em outros países onde a rede de cafeterias atua, como o Brasil.
O que significa o símbolo TM?
O ™ significa Trademark (marca comercial) e é utilizado normalmente no exterior, como nos Estados Unidos.
Assim como o “R” de registro, utilizado em território brasileiro, o símbolo tem a função de identificar uma marca que esteja certificada e possa garantir seus direitos caso alguém esteja utilizando-a indevidamente.
Pense comigo: o que seria da marca Starbucks se ela não estivesse protegida? Qualquer um poderia usar a marca e vender cafés por aí com o mesmo logotipo, sem precisar pagar indenização à verdadeira marca, criada nos Estados Unidos em 1971.
Mas isso não acontece por um único motivo: Starbucks é uma marca registrada em vários países e ninguém pode utilizar o nome ou o logotipo de forma indevida, sem autorização.
Qual a diferença entre o símbolo ™ e o Ⓡ?
O Ⓡ que fica no cantinho dos logotipos dá significado ao registro de marca no Brasil. Essa proteção é realizada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro de marca não serve apenas para grandes empresas, como a Starbucks. A partir do momento que se tem o certificado de registro em mãos, qualquer empreendedor já pode colocar o “R” no cantinho de sua identidade visual.
Ter esse símbolo traz benefícios como credibilidade, exclusividade, propriedade da marca, franquear o negócio e também licenciar os produtos existentes.
As etapas do processo de registro de marca são feitas no próprio site do INPI. Todas devem ser acompanhadas minuciosamente, pois se deixar passar qualquer detalhe pode acabar tendo a marca recusada e terá que começar novamente.
O registro pode demorar até 12 meses para ser emitido. Qualquer pessoa física ou jurídica tem o direito de solicitar e sua validade é de 10 anos, prorrogáveis pelo mesmo período.
Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, deixe nos comentários. Caso tenha sugestões de temas que deseja ler do universo do empreendedorismo, marketing e marcas também nos envie.
Deixe seu comentário