8 dicas para construir e garantir presença digital de marca

Descubra as melhores estratégias para fortalecer a presença digital da sua marca e aumentar a autoridade dela no mercado. Entenda por que agir.

Por Laury von Mühlen 8 min. de leitura

Ilustração de marketing digital mostrando um homem e uma mulher discutindo gráficos de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter com um megafone em destaque.

Se a sua marca não tem presença digital, hoje em dia, ela praticamente não existe para o mercado. Como muitos consumidores pesquisam online antes de comprar e interagem com perfis comerciais nas redes sociais ou até fazem suas aquisições através de e-commerces, uma marca precisa se preocupar com isso.

E, para uma marca, ter presença digital não significa apenas estar online, mas ser reconhecida, confiável e segura, mostrando-se capaz de proteger os dados dos consumidores da mesma forma que defende sua identidade.

Neste artigo, falo um pouco mais sobre o assunto, trago dicas e levanto alertas importantes. Leia até o fim!

O que é a presença digital de uma marca?

A presença digital de uma marca é o conjunto de estratégias através da qual ela se posiciona e interage com o público-alvo no ambiente online.

É a presença em sites, redes sociais, blogs, anúncios pagos, marketplaces, buscadores etc., construída de forma a transmitir credibilidade e ganhar destaque frente à concorrência.

Fazem parte das estratégias de presença digital, a adequação de textos ao chamado “SEO” ou “Search Engine Optimization” –  e, portanto, a otimização deles para que fiquem melhor posicionados nos buscadores –, a produção de conteúdos relevantes, os investimentos em tráfego pago e assim por diante.

Se uma marca não investe nessas estratégias, perde espaço no mercado: a presença digital é importantíssima num país em que quase 90% da população tem conexão com a internet.

Atualmente, não basta apenas oferecer um bom produto ou serviço, é preciso conquistar o coração da galera.

8 estratégias para criar presença digital

Testadas e comprovadas, aqui estão nove das melhores alternativas para você criar a presença digital da sua marca. Experimente adotar mais de uma, aumentando a visibilidade do negócio e consolidando sua autoridade no nicho de atuação.

1. Fazer um site otimizado e profissional

Tem quem diga que os sites ficaram para trás com a chegada das redes sociais, mas marcas que vendem online precisam de uma página feita para isso, ou seja, de um e-commerce rápido, responsivo e bem estruturado.

Além disso, um site otimizado para SEO ajuda sua empresa a aparecer nos primeiros resultados do Google e de outros buscadores, atraindo clientes de forma orgânica.

As dicas de otimização são similares às que registrei em outro texto aqui do blog – SEO para a Amazon –, mas lhe recomendo aprofundamento no tema através de estudos e acompanhamento de fontes confiáveis.

2. Enxergar SEO em tudo

A otimização para mecanismos de busca e, portanto, a adequação de conteúdos ao SEO, não vale somente para os textos dos produtos do e-commerce, mas é igualmente positiva em publicações de blogs e até em anúncios, então, enxergue-a (e a aplique!) sempre que possível.

Com essa iniciativa, você consegue que as pessoas encontrem a sua marca antes de localizar a concorrência.

3. Produzir conteúdos relevantes e estratégicos

E não basta apenas fazer adequações para SEO: é fundamental mostrar que a sua marca entende do que está falando. Faça isso através do chamado “marketing de conteúdo”.

  • Publique artigos em um blog
  • Crie materiais ricos
  • Produza vídeos informativos
  • Capriche nas fotos e nos carrosséis das redes sociais

Gere valor para a sua audiência!

4. Estar nas redes sociais certas

Nem sempre estar em todas as redes sociais é a melhor estratégia. Em quais plataformas o seu público-alvo navega diariamente? Apareça nelas também!

Empresas do setor B2B, por exemplo, têm mais resultado no LinkedIn, enquanto marcas voltadas ao consumidor final encontram mais oportunidades no Instagram e TikTok.

5. Investir em tráfego pago

Outra estratégia bastante válida para a criação de uma presença digital são os anúncios no Google e nas redes sociais (destaque para aqueles produzidos através da ferramenta “Meta Ads”), que permitem que as marcas alcancem grupos segmentados de usuários.

Através desses anúncios, seu negócio vai se consolidando como uma empresa com participação ativa no cotidiano de vários seguidores, vale experimentar – com cuidado para não investir nem muito pouco, nem dinheiro demais por clique.

6. Firmar parcerias estratégicas

Parcerias com influenciadores, empresas que ofereçam produtos ou serviços complementares aos seus e portais de notícias do setor podem lhe ajudar a agregar em credibilidade para a sua marca e fazê-la alcançar novos consumidores.

Criar publicações conjuntas, trocar menções em conteúdos de blogs e ações similares são iniciativas válidas para criar presença digital através dessas parcerias.

7. Criar canais de comunicação direta

Se ter um grupo fiel de seguidores engajados ajuda a consolidar a autoridade de uma marca, interagir com quem já comprou ou mostra interesse pelo o que o seu negócio vende também entra na lista de iniciativas para criação de presença digital.

  • Faça um grupo exclusivo no WhatsApp
  • Capacite sua equipe de pós-vendas
  • Experimente criar e-mails marketing

E comunique promoções, novidades, curiosidades e tudo o mais que achar que a turma vai gostar de ler!

8. Monitorar menções

Avaliações e comentários em redes sociais, no próprio Google e sites de reclamação, como o Reclame Aqui, impactam diretamente a percepção do público sobre uma marca. 

Sabendo disso, lembre-se de monitorar feedbacks e respondê-los de forma ágil e transparente, assim como de executar o social listening: tais iniciativas fortalecem a confiança dos clientes no seu negócio. 

Não adianta construir uma presença digital se ela ficará enfraquecida por menções negativas, da mesma maneira, você consegue usar esse combo de estratégias para aumentar sua força no ambiente online.

Dicas complementares: como fortalecer a presença digital de uma marca

Conforme você for trabalhando estratégias de criação de presença digital, perceberá que elas exigem evolução para que se tornem iniciativas ligadas ao fortalecimento dessa presença.

Aprofunde-se nas que deram certo até agora, experimente outras e saiba que tudo é questão de testes.

  • Use e abuse do marketing digital, estando nas redes sociais, mas também no “Google Meu Negócio” e similares e até nos mapas online da sua cidade
  • Quando perceber que seu público-alvo está experimentando uma nova rede social, não tenha medo de se arriscar também (com estudo e coerência, é claro!) 
  • Busque aumentar a visibilidade da marca na internet criando artigos ainda mais aprofundados, como guias completos e conteúdos sobre cases de sucesso
  • Vá além no SEO também, apostando em estratégias de “link building”, otimização da experiência do usuário e outros pontos mais técnicos
  • Automatize alguns processos para nutrir e fidelizar clientes, comunicando-se de forma personalizado, mas escalável através de ferramentas de segmentação, por exemplo

A automatização vai lhe ajudar a criar fluxos de e-mail diferentes para leads em estágios distintos da jornada e compras, interagir mais rapidamente nas redes sociais, esclarecer dúvidas de forma mais eficiente, mostrar anúncios estratégicos a quem não tiver concluído uma ação dentro do seu site, destacar produtos ou serviços de acordo com os interesses de cada usuário etc.

Você pode colocar em testes soluções como o RD Station, o HubSpot e a ActiveCampaign, dentre outras.

E melhorar a autoridade digital, ajuda no fortalecimento da presença online?

A resposta para essa pergunta é sim! Fortalecer a autoridade digital tem tudo a ver com consolidar a confiança do público no seu negócio e posicioná-lo, através da internet, como referência no mercado.

Algumas ações para alcançar esse objetivo incluem:

  • Manter as redes sociais ativas
  • Fazer postagens frequentes
  • Garantir engajamento constante
  • Conquistar menções em sites relevantes
  • Criar materiais educativos e oferecê-los gratuitamente
  • Explorar diferentes formatos de conteúdos
  • Analisar métricas para otimizar todas as outras estratégias

Estude os resultados do tráfego pago sobre o qual você leu anteriormente neste artigo, do tráfego orgânico (visitantes que chegam ao seu site sem ser através de anúncios), de conversões, de engajamentos e mesmo de rejeições (visitantes que saem do site sem interagir).

Finalmente, garanta a proteção da sua marca!

A construção e o fortalecimento da presença digital tem tudo a ver com o registro adequado de uma marca junto ao INPI, pois só esse registro garante exclusividade do negócio em seu segmento de atuação, impedindo que concorrentes usem seu nome e/ou sua identidade visual.

Já pensou ter um trabalhão para conseguir posicionamento na internet e descobrir que outra empresa com nome igual ou muito parecido tem uma reputação péssima no Google e nas redes sociais e está sendo confundida com a sua?

Tá aí, um pesadelo que vira realidade com mais frequência do que você imagina!

Comece hoje a construir uma marca forte e que será reconhecida no mercado amanhã. Primeiro passo: contar com especialistas em registro de marca para garantir a proteção da sua propriedade.

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