Share of Voice explicado! Entenda o conceito e saiba medir

Descubra tudo sobre share of voice (SOV): o que é, como calcular e porque se preocupar com a métrica sobre a qual todo mundo está falando.

Por Laury von Mühlen 5 min. de leitura

Imagem ilustrativa de uma apresentação sobre dados, mostrando gráficos e um casal discutindo em um ambiente de trabalho.

O “share of voice” (SOV) é um índice que mede a presença de uma marca nas mídias como um todo, comparando essa presença com a das concorrentes. Quanto maior o índice, maior a relevância da marca em seu mercado.

Aquele ditado popular do “quem não é visto não é lembrado” resume bem o conceito, afinal, quem calcula o SOV de um negócio quer saber o quanto ele está sendo visto pelos consumidores.

A expressão “share of voice”, do inglês, acaba, então, sendo usada para definir a busca por conhecer o quanto a voz (voice) de uma marca é compartilhada (shared), ou seja, o quanto seu posicionamento e seus produtos/serviços se destacam no meio da multidão.

Agora, com todo mundo querendo ser ouvido e estar na boca do povo, não é fácil alcançar um bom SOV. Quer saber fazer os cálculos e agir em prol de mais destaque? Vem comigo!

O que é share of voice?

Share of voice (SOV) é uma métrica que indica o percentual de visibilidade de uma marca nas mídias online e offline em comparação com suas concorrentes e que, portanto, revela qual espaço a voz dessa marca ocupa na publicidade do setor.

Esse indicador é considerado um dos mais relevantes hoje em dia para quem busca avaliar níveis de engajamento do público-alvo e resultados de ações de marketing feitas em TVs, rádios, jornais, redes sociais etc.

Um alto SOV representa o sucesso das estratégias de comunicação, publicidade e propaganda, mostrando que a marca entendeu o que o consumidor quer ver, ouvir e consumir (não só em produto, mas em conteúdo também!).

“Como calcular o share of voice da minha marca?” 4 passos simples

Para calcular a métrica SOV, você pode utilizar diferentes fontes de dados, todas relacionadas às mídias online e offline. No caso de mídias online menções do nome e @ da marca, cliques em publicações, reações e comentários são bons exemplos. 

Defina quais canais quer estudar, colete as informações sobre o seu negócio e a concorrência e faça os comparativos!

1. Defina o canal e as métricas

Escolha os canais que deseja analisar, o período de análise e as métricas que serão utilizadas.

Exemplos para a análise de share of voice (SOV)
Canais Métricas
  • Jornais impressos e/ou digitais
  • Revistas do nicho
  • Emissoras de televisão
  • Facebook, Instagram e X
  • TikTok
  • Meta Ads
  • Google Ads e orgânico
  • Bing Ads
  • Impressões de anúncios
  • Cliques
  • Menções
  • Curtidas
  • Compartilhamentos
  • Comentários
  • Buscas pela marca
  • Alcance estimado
  • Hashtags

2. Colete os dados

Tendo feito a escolha inicial, conte com a coleta e análise de métricas das próprias plataformas (a exemplos dos relatórios de impressões e dos resultados de “analytics” do Google e Google Ads) ou use soluções específicas de social listening e similares, capazes de fazer as medições necessárias para você.

São ferramentas que ajudam a medir o share of voice: Mention, Scup e Brandwatch (monitoram menções nas redes sociais e permitem mensurar presença digital) e Semrush, AccuRanker e BrightEdge (rastreiam palavras-chaves).

Em paralelo, abuse das buscas nas barras de pesquisas, navegue por blogs, configure alertas no Google para monitorar palavras-chave específicas e faça pesquisas de mercado também.

3. Calcule a visibilidade da sua marca

Enfim, você vai conseguir calcular a presença da sua marca no canal avaliado, comparando-a com a de negócios concorrentes. Use a fórmula do quadro abaixo e obtenha o SOV em porcentagem.

SOV = (Total de menções da sua marca ÷ total de menções das concorrentes) x 100

O resultado deste cálculo relacionando visibilidade de determinado negócio e do nicho de mercado no geral mostra qual o espaço que o empreendimento em questão ocupa naquele determinado setor.

4. Avalie o SOV para sair na frente

Chegou até aqui? Os resultados da sua avaliação permitem com que você faça uma análise do posicionamento da sua marca, adequando estratégias, tomando novas iniciativas e talvez até ajustando seu plano de negócios para sair à frente nos meses ou anos que seguem.

Se o share of voice puder melhorar…

“Como aumentar o share of voice da minha empresa?”

  • Identifique oportunidades não exploradas
  • Busque conhecer melhor a audiência e fortaleça sua conexão com ela
  • Comece a produzir conteúdos digitais interativos e mais sintonizados aos interesses do seu público
  • Coloque-se no lugar dos consumidores
  • Use o marketing emocional a seu favor
  • Invista em publicidade paga
  • Crie estratégias de SEO para aparecer cada vez mais nas buscas do Google
  • Contrate especialistas em marketing para trabalhar no seu time
  • Certifique-se de que o registro da marca esteja devidamente feito e atualizado

Os impactos são gigantes!

Como o share of voice afeta a participação de uma marca no mercado?

Um bom share of voice representa uma marca fortalecida em termos de visibilidade, aproxima o negócio do público-alvo, aumentando as vendas e a fidelização, e mostra que seus gestores são a favor de explorar e liderar tendências.

No mais, talvez você até já tenha ouvido falar na teoria que liga o SOV ao market share das empresas e que diz que se a primeira métrica é maior do que a segunda fica indicado um ganho de participação de mercado com o passar do tempo.

Que tal comprová-la?

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