A prática conhecida como “social listening” envolve monitorar e analisar o que está sendo falado sobre uma marca, empresa ou produto nas redes sociais e em outras plataformas digitais.
Seu objetivo é ajustar gestores e equipes a compreenderem opiniões, sentimentos e comportamentos do público-alvo, em tempo real ou o mais perto disso, descobrindo tendências, aprofundando-se sobre hábitos de consumo, medindo a percepção da galera sobre a marca e até mesmo antecipando problemas antes que eles se tornem crises.
O social listening permite, portanto, que sejam obtidas informações que ajudam na criação de estratégias mais assertivas e na melhoria de produtos ou serviços, bem como de promoções, campanhas, ofertas etc.
Quer saber como torná-lo uma realidade no seu negócio? Este será seu guia!
O que é e para que serve o social listening?
O social listening ou, em português, a escuta social, é um processo de monitoramento contínuo das conversas abertas, de publicações e de comentários online para uma marca ou empresa identificar o que está sendo discutido sobre ela ou sobre tendências do setor.
Diferentemente da coleta de dados apenas, essa prática envolve uma análise mais aprofundada do conteúdo gerado pelos usuários em redes sociais, blogs, fóruns e sites de notícias.
O social listening ajuda a:
- Entender a percepção dos consumidores sobre marca/produto
- Detectar os sentimentos e as emoções do público-alvo
- Identificar tendências e oportunidades
- Monitorar a concorrência
- Antecipar-se em relação a outras marcas
- Ajustar campanhas e produtos ou serviços
- Prevenir crises
- Reagir rapidamente no combate de problemas
- Melhorar a experiência do cliente
- Aumentar o engajamento e a fidelização
- Segmentar melhor as estratégias de marketing
- Acelerar a inovação
- Tomar decisões mais assertivas
Uma empresa de moda pode usar a estratégia para saber se os consumidores estão associando seus produtos a um estilo de vida sustentável. Uma de tecnologia, acompanhando fóruns especializados, talvez consiga perceber elogios e críticas a um software recém-lançado e assim por diante!
Sem contar que, a partir do social listening, vendedores desenvolvem muito melhor outra técnica: a de social selling.
Social listening + social selling = vendas incríveis
Se o social listening é o processo de monitorar as conversas online para entender as opiniões e sentimentos, pode apostar que ele está diretamente relacionado ao chamado “social selling”, que envolve o uso de redes sociais por vendedores para construir e fortalecer relacionamentos com clientes em potencial.
O social listening alimenta o social selling com informações importantes que tornam cada interação mais estratégica e focada, permitindo que os vendedores personalizem suas abordagens.
Se um cliente em potencial expressa, por exemplo, frustração com a falta de determinados recursos em um produto, um vendedor pode usar essa informação para apresentar uma solução mais alinhada às necessidades dele.
Ainda, mesmo que não diretamente, esse mesmo vendedor pode impactar na compra de outras pessoas através de publicações caprichadas – relevantes, informativas, verdadeiras! – em seus perfis digitais, construindo confiança gradual e mostrando conhecimento no assunto que aborda.
Dá match, diz aí!
Escutando tudo: como fazer social listening?
Se você quiser ouvir e ler o que estão dizendo sobre determinado assunto, o primeiro passo será definir metas e objetivos para, em seguida, identificar as plataformas e os canais em que o público-alvo da sua empresa está ativo.
Depois, escolha palavras-chave e usufrua de ferramentas digitais.
Passo a passo para monitorar social listening | |
---|---|
1. Definição de metas |
|
2. Escolha das plataformas |
|
3. Definição de palavras-chave |
|
4. Uso de ferramentas digitais |
|
Enquanto as palavras-chave vão lhe ajudar a rastrear as menções relevantes e garantir que você esteja monitorando as conversas que realmente importam, as ferramentas servirão para uma coleta de dados organizada e em tempo real e deixarão avisos sempre que determinado termo aparecer em menções.
Nelas, fica mais fácil categorizar comentários e diálogos e até obter análises capazes de sinalizar sentimentos positivos e negativos, críticas e elogios, possíveis problemas etc.
Com as ferramentas de monitoramento também é possível medir tendências ao longo do tempo, como o aumento do volume de menções durante uma campanha ou o surgimento de novos concorrentes no mercado.
Aí, caberá a você agir com base na pesquisa, tomando medidas para corrigir falhas ou reproduzindo iniciativas que deram certo, por exemplo.
Dica extra: meça e refine sua estratégia constantemente, incluindo o monitoramento de social listening como parte da cultura e do cotidiano da empresa.
Um pouco mais sobre as principais ferramentas de social listening
Uma vez conhecendo o passo a passo para fazer um bom trabalho de social listening, talvez seja interessante você entender os prós e contras das ferramentas mais usadas hoje em dia nessas estratégias. Vamos lá?
Hootsuite
- Funcionalidades: monitoramento de redes sociais, agendamento de posts, análise de dados e relatórios
- Prós: interface amigável, integração com diversas redes sociais, gerenciamento de múltiplas contas e automatização de tarefas
- Contras: limitação de relatórios avançados na versão gratuita
Brandwatch
- Funcionalidades: análise de sentimentos e tendências de mercado, monitoramento de mencões e visualização de dados em tempo real
- Prós: ferramenta robusta, detalhada e interativa
- Contras: preço elevado
Sprout Social
- Funcionalidades: monitoramento de redes sociais e engajamento, relatórios de desempenho e análise de sentimentos
- Prós: interface intuitiva, ótima para equipes colaborativas, e ferramentas para gerenciamento de crise e otimização de campanhas
- Contras: recursos de monitoramento em tempo real limitados na versão básica
Talkwalker
- Funcionalidades: monitoramento de menções em redes sociais e outras fontes online, análise de imagem e vídeo
- Prós: relatórios detalhados e monitoramento para além das redes
- Contras: ferramenta de uso mais complexo em comparação com outras disponíveis
Mention
- Funcionalidades: Monitoramento de menções online, análise de concorrência, alertas em tempo real e relatórios de desempenho
- Prós: é altamente recomendada para pequenas empresas e startups
- Contras: tem funcionalidades limitadas em planos mais básicos
BuzzSumo
- Funcionalidades: análise de conteúdo popular, monitoramento de palavras-chave e tendências de mercado
- Prós: ideal para descobrir tendências de conteúdo e analisar o impacto de campanhas
- Contras: mais focada em conteúdo e menos em monitoramento de menções
NetBase Quid
- Funcionalidades: análise avançada de sentimentos, monitoramento em tempo real de redes sociais e outras fontes online e geração de relatórios detalhados
- Prós: ótima ferramenta para análise de dados em larga escala
- Contras: interface complexa e valor mais alto do que outras ferramentas
Escolheu? Ainda não? Leia e releia este guia quantas vezes precisar até se sentir preparado(a) para entrar em ação. Caso tenha ficado com dúvidas, me escreva pelo @ConsolideSuaMarca no Instagram!
Deixe seu comentário