O conceito de “share of mind” se refere à percepção que os consumidores têm de uma marca em relação a outras opções disponíveis no mercado. Share, em inglês, quer dizer “fatia” e a expressão “of mind” significa, na tradução literal, “da mente”, então, share of mind é a fatia que uma marca ocupa na mente dos consumidores.
Esse indicador é considerado importante pois quanto maior o share of mind, mais chances de alguém se lembrar da marca e preferi-la na hora da compra, então, tem muita gente se dedicando a construí-lo – e com razão! – para conseguir um diferencial competitivo.
Neste artigo, falo um pouco mais sobre como trabalhar a estratégia. Convido você a ler.
O que é share of mind?
O significado de “share of mind”, em uma tradução livre, é “parte da mente”. No contexto do que é uma marca, esse conceito diz respeito à lembrança que os consumidores têm dela e, mais do que isso, reflete o quanto ela está presente em seu cotidiano: conversas, redes sociais, hábitos diários etc.
Imagine que você esteja no supermercado, cercado(a) por uma infinidade de opções de produtos, mas sem precisar pesquisar já sabe exatamente o cereal que deseja comprar porque o viu num anúncio.
O share of mind é a parcela da sua mente que esse cereal está ocupando agora e que faz você ter o desejo de consumi-lo.
Quanto maior o share of mind, mais forte a conexão emocional que as pessoas têm com determinada marca, o que significa que as chances de lembrá-la acima das outras são muito maiores e que provavelmente a opinião sobre ela já está formada.
Assim surge uma vantagem significativa em relação à concorrência, mas não só isso!
Quais são as vantagens de um bom share of mind?
Quando os consumidores se lembram de uma marca, falam sobre ela, buscam por ela, geralmente a consideram superior às outras, portanto, a estratégia do share of mind, além de aumentar a probabilidade de eles escolherem seus produtos ou serviços, também amplia a fidelização.
No mais, essa “tática” torna muitos dos clientes representantes das marcas, ou seja, pessoas que vão recomendá-las a amigos e familiares por considerá-las “love brands”.
Consequentemente, melhora a reputação dos negócios e novas oportunidades para colaborações e parcerias estratégicas vão surgindo. Até porque é legal para outras empresas associarem seus nomes àquelas que já são queridas pelo público, certo?
Um bom share of mind ainda pode ser visto como um indicador do sucesso do marketing e do branding. Esses dois “setores” são tanto o ponto de partida para a construção da estratégia quanto um termômetro do quanto ela está funcionando.
Como construir share of mind?
No geral, para construir um forte share of mind, as empresas precisam ter uma identidade visual bem definida, estratégias que aumentem sua visibilidade e relevância, o que inclui campanhas publicitárias criativas, e a entrega de produtos e serviços de qualidade.
É importante considerar também contar com especialistas para fazer um registro de marca junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) não só para proteger a identidade da marca, mas para transmitir confiança aos clientes, aumentando as chances de ela ser lembrada.
Então, outras estratégias podem ajudar no crescimento dos resultados.
Como aumentar o share of mind de uma marca?
Depois de encaminhar a construção do seu share of mind, as principais dicas para levar o índice às alturas são: promover interações significativas, apostar nos gatilhos emocionais, usar inteligentemente os canais de comunicação e fazer parcerias estratégicas.
Leia mais detalhes a seguir!
Construa relacionamentos por meio de conteúdos
Produzir conteúdo relevante e de qualidade é uma ótima maneira de manter sua marca na mente dos consumidores. Você pode fazer um blog otimizado para pesquisas no Google (SEO), gravar vídeos para as redes sociais, criar um podcast ou participar de um, publicar fotos e textos online etc.
Sempre abordando temas de interesse do seu público.
Ao compartilhar informações úteis, agregando à vida dos consumidores, sua marca não só se posiciona como uma autoridade no setor de atuação como também mostra para eles que está genuinamente preocupada com suas necessidades e seus desejos.
Isso fica na lembrança.
Interaja com seu público nas redes sociais
As redes sociais são uma ferramenta poderosa para construir um relacionamento próximo com os consumidores, e eu já deixei acima a dica de publicar conteúdo nela, mas tem mais: use as plataformas nas quais o seu público-alvo marque presença para interagir com ele, responder perguntas, compartilhar feedbacks e até mesmo realizar enquetes.
As interações como parte da presença digital, além de tornarem sua marca mais acessível, mostram que ela se importa com a opinião de quem compra – e não tem opinião mais importante do que essa!
Não se esqueça dos gatilhos emocionais nas suas campanhas
Campanhas de marketing emocional captam a atenção e deixam uma impressão duradoura. É fundamental que elas informem, com certeza, mas se forem emocionantes e/ou divertidas também, melhor ainda!
Você com certeza consome um produto ou serviço há anos (ou pelo menos o conhece) porque lá atrás um comercial da marca que o oferece grudou na sua cabeça…
Faça parcerias estratégicas
Para completar, colaborar com outras marcas ou com influenciadores, que não deixam de ser representantes de suas próprias marcas pessoais, também pode ser uma boa maneira de aumentar seu share of mind.
Parcerias bem pensadas podem expor uma marca a novos fregueses e agregar valor à sua imagem, bem como gerar conteúdos interessantes e criar um “buzz” capaz de reforçar a presença dela na mente dos consumidores.
Finalmente, vai chegar um momento que você vai passar de se dedicar somente ao share of mind e vai poder comemorar a conquista de um título de “top of mind”!
O que queremos dizer quando uma marca é considerada “top of mind”?
Enquanto o “share of mind” é o espaço que uma marca ocupa na mente dos consumidores, ser “top of mind” é ser a primeira marca que vem à mente das pessoas quando elas pensam numa determinada categoria de produtos ou serviços.
Nem preciso mencionar o nome do refrigerante que tem o maior título de top of mind do mundo, né? E algum restaurante aí do seu bairro é o queridinho e o mais falado por todos os vizinhos, conquistando o reconhecimento em âmbito local também!
É possível que uma marca tenha um forte share of mind sem ser necessariamente a primeira a ser lembrada, especialmente se houver outras empresas que ocupam um espaço significativo na mente dos consumidores, mas chegar ao topo não precisa deixar de ser sua meta.
E “share of mind” e “share of voice” são a mesma coisa?
Apesar de confundidos às vezes, os dois conceitos – share of mind e share of voice – diferem e se complementam. O “share of voice” é a participação de uma marca nas conversas e discussões de determinados grupos e em determinados segmentos.
Hoje em dia, essa métrica vale especialmente para as mídias sociais e a publicidade, portanto, se ela é mencionada frequentemente por comentaristas, aparece em anúncios e é discutida nas redes sociais, por exemplo, está construindo um forte share of voice.
No entanto, isso não garante que os consumidores a lembrem como sua primeira escolha em relação aos produtos, apesar de ser fundamental para a sustentabilidade dos negócios que share of mind e of voice caminhem juntos.
Lembra da dica de produzir conteúdo? Para aumentar o share of voice ao mesmo tempo, faça peças e campanhas que ressoem e promovam discussões. Além disso, monitore o que está sendo dito – como, quando, onde e por quê – sobre a sua marca.
É dica que não acaba mais! Continue lendo o blog da Consolide para ficar por dentro de tudo.
Deixe seu comentário