SEO para Amazon: 14 dicas testadas e comprovadas

Este artigo traz tudo o que você precisa saber e fazer para sair à frente da concorrência na Amazon e vender cada vez mais. Confira, anote e experimente as dicas que constam aqui. Elas são garantia de sucesso!

Por Alan Marcos 11 min. de leitura

Ilustração d uma barra de busca com o link da amazon

Acertar em cheio ao fazer publicações de produtos com SEO para Amazon não é nenhum segredo, mas depende da adoção de algumas técnicas ou estratégias relacionadas ao título, à descrição, às imagens e às palavras-chave, por exemplo. Sem elas, você não vai a lugar algum!

Quem entende como e por quais motivos aplicar essas estratégias valiosas sai ganhando tanto em vendas quanto em reputação na plataforma, então, se a ideia é ver o seu negócio crescer, não tem por que pensar duas vezes antes de começar a conhecê-las, certo?

Continue a leitura ciente de que as chances de sucesso das suas vendas terão aumentado infinitamente ao término deste artigo!

Mas, antes de pensar sobre aplicar estratégias para ranquear melhor ou vender mais em uma página, você deve compreender o que é essa sigla significa e como ela pode ajudar seu negócio.

O que é SEO e para que serve?

O SEO nada mais é do que um mecanismo e um conjunto de técnicas responsáveis por fazer os seus conteúdos ou produtos ganharem mais visibilidade online.

SEO, em inglês, significa Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de buscas –, e quem usufrui da estratégia passa à frente de concorrentes em páginas de pesquisas, como o Google e até mesmo marketplaces, como a Amazon.

Como funciona o SEO da Amazon?

Ao contrário do SEO do Google, que ranqueia os resultados através das maiores taxas de engajamento das pessoas em artigos e similares, o SEO da Amazon tem como objetivo principal converter uma busca por determinado produto em uma venda.

De acordo com a própria empresa, o mecanismo pode ser usado por quem quer alcançar mais pessoas, direcionar melhor determinado produto para um público-alvo específico e prender os consumidores sem deixar que eles “escapem” para a concorrência, principalmente.

Quem investe em SEO na Amazon tem como objetivo aumentar a taxa de cliques naquilo que vende e negociar mais itens em menos tempo. Os textos dos produtos precisam conter:

  • título/nome;
  • preço;
  • descrição;
  • avaliações; e
  • tempo estimado de entrega.

Tudo com palavras-chave específicas!

Como ranquear na Amazon?

Escolha as palavras-chaves (keywords) certas e seus melhores sinônimos, acerte na seleção da imagem do produto também e atente-se à quantidade e qualidades de avaliações (reviews) deixados por quem já comprou de você.

Confira mais detalhes adiante.

14 melhores técnicas de SEO para Amazon

A lista abaixo mostra 14 práticas indispensáveis para quem quer acertar na hora de otimizar suas vendas na Amazon. Estas práticas foram distribuídas em palavras-chave, título, descrição, imagem e avaliações deixadas pelos consumidores.

1. Priorize relevância e transparência

Parta do princípio de que, se o seu produto aparecer na primeira página e todo o conteúdo ligado a ele for capaz de responder às dúvidas de quem o procura, essa pessoa não terá motivos para seguir para a página seguinte. Relevância.

Não esconda nada nem dos consumidores e nem da inteligência artificial que faz varreduras na plataforma em busca de informações falsas. Invista em transparência. Você vai entender melhor no decorrer da leitura.

Dito isso, siga em frente!

2. Para escolher keywords, usufrua da barra de buscas

Coloque o nome do seu produto na barra de pesquisas da plataforma e veja quais palavras aparecem como complementos na chamada “autocomplete” – a complementação automática da busca.

Barra de pesquisa amazon iniciando a pesquisa com as palavras "meia de" e mostrando as sugestões: completando com compressão feminina; compressão masculina; compressão; natal; silicone para os pés; corrida; poliamida corrida; natal decoração; corrida masculino;

E inclua a palavra-chave principal – aquela com mais popularidade na pesquisa – na URL do seu produto!

3. Também para as keywords, estude mais sobre Amazon Ads

Avalie informações específicas sobre os anúncios da empresa (Amazon Ads) através da própria plataforma. Você precisa descobrir quais palavras são mais compradas e se elas fazem sentido para o seu produto.

4. No título, coloque o nome da marca e diferenciais do produto

Mesmo de forma sucinta, traga funcionalidades que o seu produto tenha e que itens vendidos pela concorrência talvez não tenham ou, pelo menos, não com tanta força. Além disso, traga características que podem ser decisivas para o consumidor finalizar a compra, como tamanho, cor etc.

Quantos caracteres pode ter o título de um produto na Amazon? Até 60!

5. Não repita o que está no título na descrição e vice-versa

Ao passar da redação do título para a descrição, evite repetir os mesmos diferenciais ou as mesmas características: traga coisas novas. Releia tanto uma parte quanto a outra para prestar bastante atenção em aspectos que, talvez, fiquem melhor se apresentados em outra ordem ou com mais ou menos destaque.

6. Seja informativo(a) nas descrições de produtos na Amazon

Quanto mais informação, melhor, mas em um texto conciso e claro, que ajude os interessados no seu produto a tomarem a melhor decisão e compreenderem como e por quais motivos optar pelo item buscado. Os complementos vão ajudá-los a eliminar uma dor ou necessidade.

7. Faça uma lista das vantagens do seu produto

Ainda na descrição, se couber, transforme em lista todos os diferenciais ou as informações importantes sobre o item à venda, enumerando-os ou distribuindo-os com os chamados “bullet points”.

Vá até a área de marcadores, nos “detalhes técnicos” de cada item, e atribua ainda mais características a eles, otimizando a listagem de produtos na Amazon. Novamente, parta da ideia de deixar tudo claro para quem estiver online e comprando.

8. Invista em storytelling

Desenvolva sua habilidade de contar histórias sem se prolongar demais e encaixe, nessa história, as principais palavras-chaves que você tiver escolhido nas etapas anteriores. Assim, você vai estar usufruindo do melhor dos mundos em termos de SEO!

9. Aposte em estratégias de feedback positivo

O que isso significa? Tome cuidado com os reviews que você vai divulgar! As avaliações também contam para o SEO da Amazon, não só no quesito quantidade, mas também no que elas trazem de bom (ou de ruim).

Quanto mais o tempo passa, mais evidente fica que a qualidade dos reviews vale mais do que a quantidade, e a maioria das plataformas digitais já usa até inteligência artificial para detectar opiniões e comentários falsos, então, fuja disso.

10. Estude a concorrência e seja a primeira pessoa a fazer pesquisas

Navegue pelas páginas de produtos de marcas similares às suas e descubra quais palavras-chaves elas utilizam e como elas constroem seus títulos e descrições, assim, você fica sabendo o que fazer e o que não fazer também.

Pesquise pelas keywords, pelos títulos, pelas descrições e até pelas imagens que você decidir usar em outras páginas de buscas, principalmente no Google, e inspire-se. Aliás...

11. Adeque suas imagens aos padrões exigidos pela plataforma

Anote as melhores estratégias de SEO para Amazon no que diz respeito ao uso de imagens. Papel e caneta em mãos?

  • Elimine qualquer texto ou animação da sua foto
  • Faça os cliques sempre em fundo branco
  • Quanto menos acessórios e complementos aparecerem na foto do produto, melhor! O ideal é que não haja nenhum
  • Defina uma resolução e um tamanho que permitam ao cliente ampliar a imagem para conseguir visualizar detalhes do produto
  • Não se limite a uma captura somente e faça vários cliques, de vários ângulos, com comparativos de tamanhos e tudo.

Olha a transparência aí de novo! A ideia é você mostrar que quer, realmente, apresentar cada item disponível para compra exatamente do jeito que eles são.

12. Tenha sua marca registrada

Antes de começar a vender, conte com uma empresa de registro de marca para fazer o seu e conseguir mais credibilidade. Quer saber mais sobre como o registro de marca impacta em seu negócio na Amazon? Outro artigo, também publicado aqui, no blog da Consolide, explica em detalhes!

Realizando o processo online em uma plataforma confiável, seu pedido de registro no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – acontece em até 24 horas, então, é só dar andamento à obtenção do seu certificado.

Uma vez tendo a marca registrada, você garante mais proteção e segurança tanto para a sua empresa quanto para os consumidores e mostra que é realmente confiável na hora de vender.

Fica muito mais fácil comunicar irregularidades ou pedir ajudas dentro da Amazon e as páginas dos seus produtos ganham mais personalização, podendo ser alteradas através de uma ferramenta disponibilizada pela própria plataforma para incremento de catálogo.

13. Saiba também o que não fazer

Saiba também o que não fazer: exagerar no uso das mesmas palavras-chave, formatar os textos deixando-os com “cara de spam” (cheios de emojis, maiúsculas exageradas etc.), e sair publicando comentários ruins nas páginas concorrentes só para tentar derrubar os produtos que elas vendem.

Essas são ações que acabam prejudicando a reputação do seu negócio ou até levando à suspensão da sua conta para sempre, já que podem violar as políticas da plataforma.

14. Lembre-se de que você está buscando tráfego orgânico acima de tudo

Isso significa que você tem como objetivo ampliar a chegada de consumidores até o seu espaço dentro do marketplace sem que você precise pagar para divulgá-lo.

Dados referente a loja amazon: visitantes orgânicos aproximadamente igual 36 milhões; Tráfego proveniente de buscas orgânicas aproximadamente igual +23%; Páginas de produtos que são foco do tráfego orgânico aproximadamente igual 66%; o segundo maior e-commerce do Brasil, perdendo apenas para o Mercado Livre.

Uma outra observação: a Amazon também é destaque dentre as grandes companhias no que diz respeito à velocidade de acesso de suas páginas pelos consumidores.

No celular dos usuários, as abas levam, em média, 2 segundos para carregar, de acordo com o PageSpeed, ferramenta do Google que avalia usabilidade na web.

Quer experimentar pagar por anúncios patrocinados e ir além do orgânico? Tudo bem! Apenas certifique-se de que o investimento valha a pena para o seu objetivo do momento.

Como aumentar as vendas na Amazon? Para além do tráfego orgânico

Uma alternativa complementar a de seguir todas as boas práticas na hora de divulgar um produto é pagar anúncios para que suas vendas se tornem “patrocinadas”. Um anúncio pago por clique – ou PPC, sigla para Pay Per Click, no inglês – aparece acima dos outros, mas traz, no canto inferior direito, a palavra “patrocinado”, como você vê na imagem.

Duas meias na listas de produtos da loja amazon, uma meia no valor de R$ 29,18 e outra meia com o valor de R$ 34,90

E vale a pena investir em PPC na Amazon? De acordo com quem usa a plataforma, se a conta da marca estiver fazendo pouca ou nenhuma venda, vale a pena investir para que a reputação não seja anulada na plataforma. Certifique-se de nunca parar sua operação online.

Mas, mais do que pagar por anúncios, é realmente e altamente recomendado adotar as estratégias de SEO na busca por mais e melhores negociações.

Você ainda pode direcionar seus esforços também para se tornar vendedor(a) profissional e oferecer entrega Prime, o que vai lhe dar o direito de construir até mesmo ofertas especiais e destacar determinado produto por um tempo limitado nas buscas.

O plano profissional da Amazon oferece outros benefícios que valem igualmente a pena, como a solução para construção de descrições “Conteúdo A+”.

Colocando em prática tudo o que você aprendeu no decorrer deste artigo, não vai faltar (quase) nada para as vendas estourarem!

Práticas de marketing na Amazon para vender ainda mais

Finalmente, faça questão de acompanhar suas métricas se quiser saber no que melhorar, para entender se anúncios pagos, caso sejam a sua opção, compensaram o investimento ou vale testá-los em outro formato e até se agarrar a estratégias voltadas para o alcance orgânico, mesmo.

Ultrapasse barreiras e, mesmo não atuando especificamente na Amazon, cogite construir um perfil nas redes sociais em que seu público-alvo estiver mais presente.

Conte que a marca vende através da gigante de tecnologia – o que a torna ainda mais confiável aos olhos dos consumidores –, faça posts das novidades e promoções direcionando seus seguidores para que a compra seja concluída por lá.

Construa textos em um blog que vão ajudar na autoridade ou contrate profissionais especializados em copywriting para fazê-los dentro das regras de SEO. E, por falar em regras, não custa reforçar: siga as diretrizes “amazon-icas”. Você pode encontrá-las no blog oficial ou na central de ajuda da plataforma.

Mãos à obra!

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