Quais os riscos de não registrar a marca da empresa?

Hoje a marca é considerada um dos maiores patrimônios de uma empresa.

Por Alan Marcos 2 min. de leitura

A cada 10 empresas que surgem no Brasil, apenas 1 delas possui a marca registrada junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Você sabe quais os riscos de não ter o registro da sua marca?

O primeiro grande risco é que alguém copie e registre a sua marca antes de você e todo o seu esforço e dedicação seja transferido, de graça, para outra pessoa. No Brasil a lei é clara, só é dono de uma marca quem registra. Logo, se alguém registrar primeiro que você, este passará a ser o verdadeiro dono. Inclusive quem registrou poderá te impedir de usar a marca, podendo até entrar com um processo judicial e cobrar uma indenização por você estar usando, sem autorização, uma marca já registrada.

O segundo grande risco, talvez até pior que o primeiro, é você já estar usando uma marca registrada sem saber. Isso mesmo, você pode estar divulgando essa marca, fazendo propaganda, investindo tempo, dedicação e muito esforço numa marca que não é sua. Antigamente, era quase impossível as empresas terem conhecimento da existência de outro negócio com o mesmo nome. Hoje, com a internet, principalmente o facebook e o google, basta digitar o nome da marca na internet e você saberá se já existe alguém usando esse nome em algum lugar do Brasil.



Pela dificuldade de acesso à informação, antigamente não se dava muita importância para o registro, tendo em vista que era praticamente impossível as pequenas marcas conflitarem ou confundirem o cliente. Uma prática comum que acontecia, por exemplo, era quando os empresários viajavam e gostavam de um nome, copiavam, colocando o mesmo em seu negócio.

Hoje a marca é considerada um dos maiores patrimônios de uma empresa. É seu diferencial, é o que a torna única. Por isso, é imprescindível proteger seu negócio e verificar logo se sua marca ainda pode ser registrada.

Para verificar se a sua marca já está registrada ou não, entre em contato com uma empresa especializada em registro de marcas de confiança e providencie imediatamente o registro. Afinal, possuir uma marca registrada nos dias de hoje, deve fazer parte da estratégia de qualquer empresa. Se você pode ficar totalmente protegido, por que correr o risco?

Um grande abraço!

Deixe seu comentário

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Tudo certo!

Seu cadastro foi concluído e logo você receberá, na sua caixa de entrada, as melhores orientações para ter uma marca de sucesso.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada nos conteúdos das nossas redes sociais?