A classe 35 do INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, é umas das 45 classificações de produtos e serviços definidas pelo órgão para fins de registro de marcas. Também chamada de NCL 35, essa classe engloba mais de 100 serviços comerciais e administrativos, incluindo os de publicidade e propaganda, por exemplo.
Não à toa, ela é das mais famosas e com maior número de pedidos em andamento, o que a torna também uma das classes mais competitivas do INPI para quem entra com o pedido de registro.
Ter a proteção do nome, slogan e/ou da identidade visual da sua marca aprovado na classe 35 pode parecer um desafio, mas seguindo as etapas com paciência e assertividade, você chega lá.
Vem comigo conhecer todos os pormenores da NCL 35!
O que é classe 35 no INPI?
A classe 35 dentre as várias classes possíveis para um empreendedor atribuir a sua marca quando entra com um pedido de registro de marcas no INPI é aquela que abrange atividades comerciais e administrativas realizadas nas áreas de propaganda, publicidade, marketing, relações públicas e gestão e administração de negócios ou ligadas a funções de escritório, dentre outras.
Ela faz parte da Classificação Internacional de Nice, um sistema utilizado mundialmente para categorizar bens e serviços no registro de marcas.
A NCL 35 é a primeira das classes voltadas especificamente atividades de prestação de serviços, por isso, abrange atividades comerciais em geral e que podem ser realizadas em espaços físicos ou virtualmente. Dentro dela estão 125 atividades comerciais e administrativas.
Quais serviços podem ser registrados na classe 35 do INPI? Lista completa!
De serviços de administração a vendas de assinaturas de jornais, passando por vários âmbitos da publicidade, do marketing e da contabilidade e até pelo serviço de leilões, a lista dos serviços incluídos na NCL 35 do INPI é longa.
Explore-a do A ao Z!
- Administração comercial do licenciamento de produtos e serviços de terceiros
- Administração de negócios de programas de reembolso para terceiros
- Administração de negócios de esportistas
- Administração de programas de fidelidade de consumidores
- Administração de programas de milhas de viagens
- Administração de programas de viajantes frequentes
- Agenciamento de artistas
- Agências de modelos para publicidade ou promoção de vendas
- Aluguel de cartazes/outdoors publicitários
- Aluguel de espaço publicitário
- Aluguel de estande de vendas
- Aluguel de máquinas de venda automática
- Aluguel de máquinas e equipamentos de coworking
- Aluguel de máquinas fotocopiadoras
- Aluguel de material publicitário
- Aluguel de tempo de publicidade em meios de comunicação
- Análise de custo
- Apresentação de produtos em meios de comunicação para fins de comércio varejista
- Assessoria em gestão comercial ou industrial
- Assistência administrativa para responder a licitações
- Assistência administrativa para responder a solicitações de propostas [RFP] de prestação de serviços
- Atualização de material publicitário
- Atualização e manutenção de dados em bancos de dados de computadores
- Atualização e manutenção de informações em registros
- Auditoria contábil e financeira
- Auditoria em negócios
- Auxílio em gestão de negócios
- Avaliações de negócios
- Busca de dados em arquivos de computador para terceiros
- Captação de patrocínio
- Comerciais de rádio e televisão
- Comércio de produtos de panificação
- Comércio, no atacado, de preparações sanitárias, farmacêuticas ou veterinárias e de suprimentos médicos
- Comércio, no varejo, de obras de artes fornecidas por galerias de arte
- Comércio, no varejo, de preparações sanitárias, farmacêuticas ou veterinárias e de suprimentos médicos
- Comércio online, no varejo, de filmes e músicas pré-gravados e para download
- Comércio online, no varejo, de música digital baixável
- Comércio online, no varejo, de toques de telefone baixáveis
- Comparação de preços
- Compilação de índices de informações para fins comerciais ou publicitários
- Compilação de informação em bancos de dados de computador
- Compilações de estatísticas
- Consultoria em gestão de negócios, gestão de pessoal, estratégias de comunicação em publicidade, relações públicas
- Contabilidade
- Decoração de vitrines
- Demonstração de produtos
- Desenvolvimento de conceitos de campanha publicitária
- Determinação de perfis [profiling] de consumidores para fins comerciais ou de marketing
- Digitação
- Distribuição de amostras
- Distribuição de material publicitário
- Elaboração de currículos para terceiros
- Elaboração de extratos de contas
- Especialistas em eficiência de negócios
- Estudos de marketing
- Faturamento
- Gestão administrativa de hotéis
- Gestão administrativa terceirizada para empresas
- Gestão computadorizada de arquivos
- Gestão de negócios para provedores de serviços freelance
- Gestão interina de negócios
- Guarda-livro [contabilidade]
- Indexação na web para fins comerciais ou publicitários
- Investigações [estudo] sobre negócios
- Leilões
- Levantamentos de informações de negócios
- Marketing
- Marketing direcionado
- Marketing no âmbito de publicação de softwares
- Negociação de contratos de negócios para terceiros
- Negociação e conclusão de transações comerciais para terceiros
- Organização de eventos de moda para fins promocionais, exposições para fins comerciais ou publicitários e organização de feiras comerciais
- Otimização de tráfego de website
- Otimização de ferramenta de busca para fins de promoção de vendas
- Pesquisa de marketing
- Pesquisa em negócios
- Pesquisas de opinião
- Preparação de declarações de impostos
- Preparação de folha de pagamento
- Previsões econômicas
- Processamento administrativo de pedidos de compra
- Processamento de texto
- Produção de filmes publicitários
- Produção de programas de telecompras
- Promoção de bens e serviços através de patrocínio de eventos esportivos
- Promoção de vendas para terceiros
- Propaganda
- Provimento de avaliações feitas por usuários para fins comerciais ou publicitários
- Provimento de classificações feitas por usuários para fins comerciais ou publicitários
- Provimento de críticas feitas por usuários para fins comerciais ou publicitários
- Provimento de informação comercial e de aconselhamento a consumidores para escolha de produtos e serviços
- Provimento de informações sobre contatos comerciais e de negócios
- Provimento de informações de negócios
- Provimento de informações de negócios através de um website
- Provimento de mercado online para compradores e vendedores de produtos e serviços [marketplace]
- Publicação de textos publicitários
- Publicidade
- Recrutamento de pessoal
- Redação de textos publicitários
- Relações públicas
- Serviço de declaração de impostos
- Serviço de intermediação de negócios com a finalidade de unir investidores particulares em potencial a empreendedores que precisam de recursos
- Serviços administrativos para encaminhamentos médicos
- Serviços administrativos para realocação de empresas
- Serviços de afixação de mensagens publicitárias
- Serviços de agências de emprego
- Serviços de agências de importação-exportação
- Serviços de agências de informação comercial
- Serviços de agências de propaganda
- Serviços de agências de publicidade
- Serviços de assessoria de imprensa
- Serviços de assessoria em gestão de negócios
- Serviços de caixa postal de voz [secretária eletrônica]
- Serviços de central telefônica
- Serviços de clipping
- Serviços de compras para terceiros [compra de produtos e serviços para outras empresas]
- Serviços de comunicação corporativa
- Serviços de fotocópias
- Serviços de gestão de negócios para projetos de construção
- Serviços de inteligência competitiva
- Serviços de inteligência de mercado
- Serviços de intermediação comercial
- Serviços de layout para fins publicitários
- Serviços de lembrete de compromissos [funções de escritório]
- Serviços de lobby comercial
- Serviços de marcação de compromissos [funções de escritório]
- Serviços de registro de listas de presentes
- Serviços de secretária eletrônica [caixa postal de voz]
- Serviços de secretariado
- Serviços de telemarketing
- Sistematização de informações em bancos de dados de computador
- Taquigrafia
- Terceirização [assistência empresarial]
- Testes psicológicos, para seleção de pessoal
- Transcrição de comunicações [funções de escritório]
- Venda de assinaturas de serviços de telecomunicações para terceiros
- Vendas de assinaturas de jornal para terceiros
Ufa!
Quando registrar classe 35 no INPI?
Quem tem uma loja de atacado ou varejo ou presta serviços de propaganda, publicidade, marketing, produção de conteúdo ou consultoria de comunicação ou oferece serviços de organização de vendas ou tem uma marca de marketplace ou plataforma de e-commerce deve registrar o negócio na classe 35 do INPI.
O mesmo vale para quem presta consultoria ou trabalha com gestão de negócios, faz análise e pesquisa de mercado ou organiza feiras e exposições e ainda para quem presta serviços de RH e/ou oferece atividades de apoio administrativo.
Se você anda se perguntando “qual é a classe INPI para registrar marcas de prestação de serviços relacionadas à propaganda, gestão e administração de negócios e funções de escritório?”, a NCL 35 é sua resposta.
Seja seu negócio físico ou digital!
Vende produtos dentro da lista do tópico anterior? Cabe o registro na categoria também, mas com uma ressalva: nesse caso, a classe funciona como um enquadramento secundário para a marca, ou seja, seu certificado obtido junto ao INPI vai proteger apenas os serviços associados à comercialização dos produtos e não os itens per se.
A dica é pedir mais de um registro pra mesma marca em classes diferentes. Uma atitude assim vai aumentar a proteção do seu patrimônio.
6 passos para proteger sua marca na classe 35 do INPI
Você precisa entrar com um pedido de registro de marca porque seu negócio ou pelo menos parte das atividades dele se encaixam na NCL 35: estes serão os cinco passos para seguir.
1. Certifique-se de estar decidindo pela classe certa
Identifique as atividades que você realiza e veja se elas aparecem na lista de atividades englobadas na classe 35 do INPI, fazendo uma comparação ao melhor estilo cara-crachá! P.S.: se você trabalha com serviços de educação e saúde, por exemplo, esse não é o seu lugar.
2. Consulte o nome desejado para a sua marca
No sistema do INPI ou numa ferramenta de consulta de marca, verifique se não existe nenhuma outra marca registrada na mesma classe com nome semelhante ou igual àquele que você deseja dar para o seu patrimônio.
Esse passo é fundamental para o encaminhamento do seu pedido.
3. Pague as taxas
Para registrar uma marca, empreendedores pagam entre R$ 1.500 e R$ 4.500 e arcam com algumas taxas obrigatórias. Esse valor é “acertado” com o INPI através de uma Guia de Recolhimento da União (GRU).
4. Preencha o pedido de registro de marca
Estando tudo certo na consulta, cadastre-se no sistema do INPI ou procura a ajuda especializada de empresas de registro de marca para dar entrada no seu pedido. Nessa etapa, escolha a classe 35 e #partiu preencher informações.
5. Revise tudo antes de enviar, anexe os documentos ao pedido e envie
Depois de preencher as informações da forma mais completa possível e de fazer a descrição correta dos serviços prestados pela sua marca, especificando exatamente o que você espera proteger, revise as informações, anexe os documentos necessários e de entrada na solicitação.
Quanto mais específica a descrição, maiores as chances de sucesso no processo. Pode usar a lista lá do início do artigo como base.
6. Monitore as novidades
Acompanhe as notícias publicadas na Revista de Propriedade Industrial (RPI) e, se precisar enviar documentos adicionais ao INPI, faça isso dentro do prazo dado pelo órgão.
Além disso, se apenas um registro não for suficiente para cobrir todos os produtos e serviços oferecidos por sua marca, já considere dar entrada num segundo pedido. Se precisar de ajuda, me escreva!
Deixe seu comentário