O registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é obrigatório, atualmente, para quem quer ter uma loja oficial no Mercado Livre. Mais do que isso, o certificado de registro emitido pelo órgão é, segundo o próprio ML, “o único documento aceito para validação”.
A plataforma atualizou suas regras e desburocratizou o passo a passo para empreendedores que querem oficializar seus negócios lá dentro, mas isso não significa que o processo esteja menos seguro – e a obrigatoriedade do registro comprova!
Leia este artigo para entender detalhes e saber como agir quanto antes.
Precisa ter marca registrada para anunciar no Mercado Livre?
Você vai precisar do registro de marca feito do jeito certo no INPI – 100% concluído – e, consequentemente, do certificado de registro vigente emitido pelo órgão, se quiser vender como loja oficial no Mercado Livre.
Essa não é uma exigência só para anunciar, já que lojas não-oficiais também conseguem divulgar seus produtos, porém, negócios com a marca registrada ganham um espaço muito melhor e maior dentro da plataforma, o que os leva, com certeza, a vender mais.
Quais as vantagens de ter registro de marca para vender no Mercado Livre?
É fato: só quem possui marca registrada consegue administrar uma loja oficial no ML, um dos maiores marketplaces do Brasil e do mundo, e usufrui de benefícios que outros empresários não têm, a exemplo de anúncios diferenciados e de uma proteção muito maior tanto do negócio quanto das negociações.
São vários os motivos para você registrar uma marca junto ao INPI e validar sua empresa como loja oficial no Mercado Livre: ter a oportunidade de usufruir dos chamados “Brand Ads” e “Display Ads”, conseguir maior segurança (“Brand Protection”), melhorar seu catálogo (se for fabricante) e, claro, o aumentar sua credibilidade.
Explico abaixo!
Brand Ads
O “Brand Ads” é parte do conjunto de recursos para anúncios dentro da plataforma, chamado de “Mercado Ads”, e deixa as lojas oficiais em evidência nos resultados de busca, colocando-as na posição nº 0 das páginas, ou seja, acima até mesmo de conteúdos patrocinados.
Sabe os banners que aparecem no topo das suas buscas dentro do marketplace, contendo alguma chamada para ação e redirecionando para a página de determinada marca ou produto? Eles são resultado do Brand Ads.
Display Ads
O “Display Ads” (também parte do “Mercado Ads”), por sua vez, é uma funcionalidade que ajuda os donos de lojas oficiais a entenderem melhor com quem estão conversando e de que forma deixar sua comunicação mais eficaz.
Ele foi desenvolvido para otimizar as publicidades dentro do marketplace, ajudar na construção de anúncios diretos e na captação de pessoas dentro do público-alvo dos gestores.
Melhora do catálogo
Outro recurso interessante para quem se tornar loja oficial apresentando o registro de marca do INPI ao ML é a possibilidade de melhorar descrições e características de produtos diretamente no catálogo, melhorando-o para aumentar as chances de que determinados itens sejam comprados.
Ele só vale para quem está identificado como “fabricante” na plataforma, assim como a alternativa de limitar quem pode e quem não pode entrar no próprio catálogo.
Brand Protection
Mais uma funcionalidade para fabricantes, o “Brand Protection Program” do Mercado Livre se assemelha a outros programas de segurança, inclusive internacionais, de marcas registradas para e-commerces.
Esta pode ser considerada uma ferramenta de envio e manejo de denúncias, mas também agrega aos empresários através da exclusão rápida de anúncios infratores e de um programa educacional que explica sobre as diretrizes da proteção de propriedade intelectual.
Quem usufrui do “Brand Protection” ainda consegue personalizar relatórios das denúncias para tomar decisões de forma rápida e assertiva, acessando dados por data, denunciante ou vendedor.
Melhora das vendas
Em decorrência de todos os outros benefícios, bem como do recebimento do selo de loja oficial do Mercado Livre, o registro e o cadastro ainda dão credibilidade à marca, fazendo com que mais pessoas a procurem em vez de várias outras alternativas do marketplace e confiem nelas para fechar negócios.
O resultado? Aumento das vendas! Assista ao vídeo e entenda ainda mais detalhes.
Então, como registrar marca para loja oficial do Mercado Livre?
A dica para você fazer o processo sem complicações e gastos desnecessários é contar com uma empresa especializada em registro de marca. Aliás, encaminhe sua requisição o quanto antes, já sabendo que outros marketplaces devem passar a exigir o certificado logo menos também!
Você conhece, por exemplo, a exigência de registro de marca para a Amazon? Pois é!
O time da Consolide pode contribuir tanto para agilizar o encaminhamento de todas as etapas quanto para evitar desperdício de dinheiro (em decorrência de erros ou reprovações) e tem expertise em registrar marca para lojistas do Mercado Livre e diversas plataformas similares.
Com ele, sua solicitação acontece em menos de 24 horas e o passo a passo a ser seguido fica muito simples, dá uma olhada!
- Reúna os documentos necessários
- Entregue-os aos consultores e advogados da Consolide
- Alinhe junto aos profissionais informações ligadas ao seu formato de atuação e aos seus objetivos como empresário(a) que serão essenciais para o encaminhamento do pedido
- Aguarde as atualizações de status do andamento da sua requisição, comunicados a você pelo aplicativo da Consolide ou pela área do cliente no site
- Comemore o registro da sua marca em menos tempo e gastando menos. Se for necessário entrar com um novo pedido, durma tranquilo(a): a Consolide não cobra nada por isso
Então, tendo o certificado do registro de marca em mãos, acesse o painel “Minhas marcas” dentro do menu principal do Mercado Livre, procure por “Validar marca”, anexe-o na sessão de “documentos” e preencha as informações solicitadas. Aí é só começar a lucrar!
Ainda precisando de ajuda para esclarecer outras dúvidas ou em busca de orientações específicas? Não deixe de me procurar. Fico à disposição, tudo bem? :)
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