Ao criar uma marca, pensar em todas as possibilidades que envolvem o mercado é primordial. Seja a identidade visual, logotipo, registro da marca e domínio de site, cartão de visita… tudo deve ser antecipado.
Se você já cumpriu algumas dessas etapas e agora quer colocar sua marca no meio digital, o primeiro passo é a criação de um site. Não sabe por onde começar? Comece pesquisando um domínio disponível para ele.
No artigo de hoje, além de saber a importância do registro de marca e domínio de site, você saberá a diferença entre os dois e como fazer essa pesquisa. Também aprenderá escolher um domínio que contribua para o sucesso da sua empresa
Registro de marca e domínio são a mesma coisa?
Tanto o registro quanto o domínio são essenciais para fortalecer sua marca, mas são etapas diferentes. Entenda:
O que é registro de marca?
O registro de marca é a formalização que torna o empreendedor dono de sua criação. No Brasil existe um órgão federal que regulamenta a propriedade da marca: o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O processo desse registro é bem criterioso e alguns passos precisam ser seguidos para dar certo. Um deles é fazer uma busca no site do INPI para ver se esse nome está disponível.
Esse é um assunto bem sério no mundo dos negócios. Somente o CNPJ não garante proteção alguma. Essa validação, garante o direito de uso exclusivo da marca, nome e logo, em todo território nacional.
O certificado de registro de marca tem validade de dez anos e pode ser prorrogado sucessivamente. Qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar.
O que é domínio de site?
O registro de domínio de site é a forma de identificação da empresa na Internet. Com tantas redes sociais e formas de divulgação de serviço, ter um site dará mais credibilidade ao seu negócio.
Pensa comigo… Há alguns anos atrás a rede social que predominava o pedaço era o Orkut, né? E, o que é feito dessa rede hoje?
Por esse motivo, é que você não deve confiar em deixar a história da sua marca somente em uma rede social.
O site é algo que não tem um fim delimitado, você saberá quando, onde e de que forma utilizar. Sem contar que ali ficarão armazenadas todas as memórias da marca.
Como saber se o domínio de site de uma marca está disponível na internet
Para saber se o domínio de site de uma marca está disponível existem algumas ferramentas de buscas na Internet. Lembrando que existe uma taxa anual para qualquer tipo de extensão escolhida.
Uma delas é a do próprio Google Domains. Nela você digita o domínio desejado e ela fará uma busca se já está ou não em utilização. Da mesma forma, apresenta opções similares e preços.
A extensão .com.br é feita diretamente no site www.registro.br. Porém, existem várias outras para pesquisa e lugares para adquiri-las, como Go Daddy e Hostinger.
As extensões mais utilizadas são:
- .NET: inicialmente usado para sites em rede, mas agora é usado de forma geral
- .ORG: para organizações
- .COM para empresas
- .ME extensão indicada para sites pessoais
- .INFO usado se o objetivo principal do site é fornecer informações
Como escolher o domínio de site
Antes de qualquer coisa, vamos às dicas de como escolher o domínio de site ideal para a sua marca.
Esse é seu cartão de visitas virtual. Por esse link o cliente acessa seu negócio por completo. Então, escolha sempre por facilitar o processo.
Opte por um nome simples e de fácil compreensão. Quanto menor o número de letras e repetições mais fácil será memorizado e evitará erros na hora da digitação da busca.
Quanto mais próximo do produto/serviço que oferece, melhor será o entendimento. Um exemplo:
Outra dica, é caso a sua marca tenha acentuação, procure uma forma de que quando falar o nome sem ele fique claro para escrever. Isso vale evitar colocar números também.
Posso usar o domínio de uma marca que já tem registro?
Depois de tantas informações, é importante salientar que não deve, em hipótese alguma, nem em sonho, criar o domínio de uma marca que já tem Registro.
Isso porque, usar uma criação já registrada por outra pessoa gera algumas consequências. A principal delas é ter que pagar uma indenização de 3 a 5% do faturamento bruto dos últimos 5 anos de utilização indevida da marca.
A propósito, vale reforçar também… Se você fez um domínio e não tiver feito esse registro, estará em risco de ser copiado e perder sua marca a qualquer momento.
Acesse gratuitamente esse e-book que preparamos para você sobre quais são as etapas para registrar.
Esse conteúdo foi útil para você? Diga nos comentários o que achou.
Caso queira saber mais sobre temas de empreendedorismo, marketing e registro de marcas navegue em nosso blog.
Deixe seu comentário