Equívoco clássico: chamar um produto pelo nome da marca. Bombril, gillette, sucrilhos… são alguns exemplos de marcas que, de tão cedo, acabaram virando o próprio produto pela boca dos consumidores. #QuemNunca?
Um produto que quase ninguém sabe o verdadeiro nome é o Jet Ski - ou melhor, a moto aquática. Jet Ski é uma marca registrada pela Kawasaki Motores do Brasil , e não um tipo de veículo. Interessante, né?
A marca Jet Ski está registrada no Brasil desde 1985 perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e no mundo desde 1973. Mas você já imaginou se um Kawasaki não tinha registrado uma marca? Seria uma oportunidade e tanto para que todos os fabricantes de motos aquáticas se apropriassem do nome Jet Ski, o que geraria um prejuízo prejudicado para um Kawasaki.
E o que queremos dizer com tudo isso? Que registrar uma marca é tão importante quanto colocar a mesma no mercado. Durante vários anos a Kawasaki foi uma única fabricar motos-aquáticas e só depois de pelo menos 10 anos é que surgiram outros modelos do veículo, provavelmente “copiados” do modelo original, que eram pelo nome da marca simplesmente porque não havia outros produtos Similares.
Você fabricaria um produto e daria o nome da marca de bandeja para os seus concorrentes? Pois saiba que, se você utiliza uma marca, mas não tem o registro no INPI, ela não é sua . Simples assim.
O que é o registro de uma marca e por que ele é importante
Registrar uma marca, seja ela conhecida apenas em seu bairro ou com produtos comercializados em todo o Brasil, é fundamental para garantir a exclusividade sobre a utilização do nome dos serviços ou produtos . Segundo a legislação, só é proprietário de uma marca quem faz o registro no órgão responsável, do INPI.
O registro de marca é amparado pela lei 9.279 / 96 (Lei da Propriedade Industrial) e é diferente do CNPJ e do cadastro na Junta Comercial. O registro é o que garante a propriedade da marca. Se ela não tiver um “dono”, fica vulnerável no mercado e qualquer um pode se apropriar dela - basta fazer o registro da marca no INPI.
Então, mesmo que você seja microempreendedor e sua empresa seja pequena , é fundamental que faça o registro para que sua marca não seja copiada. Inclusive, caso alguém utilize a sua marca já registrada - seja mal intencionado ou não - você poderá enviar uma notificação extrajudicial solicitando à outra empresa que suspenda o uso imediatamente.
Benefícios de registrar a marca:
- Evita cópias, plágios ou usos indevidos. Após o registro da marca, você garante o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, sem seu segmento de mercado.
- O famoso “errezinho” pequeno (®) que aparece ao lado das marcas passa uma grande segurança e credibilidade ao público.
- A marca vira uma propriedade de fato. Você vai receber um certificado de registro e passa a ser o dono da marca. Inclusive pode deixar-la de herança.
- Com a marca registrada, você pode franquear o seu negócio e expandir para todo o Brasil.
- Com o registro, sua marca pode ser licenciada, assim como uma licença da Disney o personagem Mickey Mouse para obter de produtos no mercado.
São muitos os benefícios. Mas lembre-se: é preciso prorrogar o registro a cada 10 anos, garantindo o direito de uso da marca por toda a vida. Para dar início ao processo no INPI e acompanhar frequentemente o andamento do mesmo para não perder nenhum prazo importante, é necessário tempo e dedicação.
A perda de qualquer prazo ou pagamento de taxas pode levar ao arquivamento do processo , sendo necessário dar entrada em um novo pedido no INPI, além de ter que pagar as taxas novamente e repetir o procedimento. Então, guarde bem isso: se o registro de uma marca leva em média 12 meses para ser adiado ou indeferido pelo INPI, a perda de algum prazo pode levar ao dobro do tempo para que você tenha o certificado de registro em mãos.
Veja 3 razões para registrar sua marca antes que termine o ano
Razão # 1 - Sim, você pode perder a sua marca em 2019!
E isso não é nenhuma história para boi dormir, não. Muitas empresas já perderam suas marcas simplesmente porque alguém registrou o nome primeiro no INPI - e o registro de marcas respeita o princípio da anterioridade, ou seja, é proprietário da marca aquele que entra com o processo primeiro.
E não pense que isso só acontece com empresas grandes. Não!
Tem muitos empresários mal intencionados que podem querer se apropriar do nome de uma marca antes que o ano termine - para não iniciar 2020 com alguma pendência. E então… pá! Vão lá e entram com o pedido de registro da marca antes que você.
Só para ilustrar: no ano passado, cerca de 540 pedidos de registro de marca foram encaminhados por dia no INPI. Por isso, você não pode perder tempo, deixando sua marca vulnerável e correndo o risco de perdê-la!
Razão # 2 - Você começa o ano de 2020 com sua marca protegida!
Como vimos, há várias burocracias envolvidas no processo de registro de uma marca. Mas se você quiser encerrar o ano de 2019 e começar o ano novo com sua marca protegida, pode contar com a ajuda de uma empresa especialista no processo de registro de marcas .
Sem cobrar muito mais por isso, a empresa contratada pode realizar uma pesquisa de viabilidade de registro, passar todas as orientações para você, efetuar o pagamento das taxas, acompanhar frequentemente o andamento do pedido e, quando deferido, realizar o envio do certificado de propriedade da marca.
Especialistas no registro de marca podem reduzir como possibilidade de um indeferimento por parte do INPI, pois garantem o cumprimento das regras da LPI (Lei de Propriedade Industrial).
Para registrar sua marca com a Consolide, o valor do investimento é único do início ao fim do processo . Os custos com taxas do INPI, análise de viabilidade da marca e honorários da empresa embutidos em um valor fixo, que pode ser parcelado em até 12 vezes.
Qualquer problema que ocorra durante o processo será comunicado e, caso haja necessidade de algum serviço diferente do especificado em contrato, será analisado com você e negociado à parte.
Os especialistas em registro de marca solicitando prontamente os questionamentos que surgem (como a solicitação de novos documentos, por exemplo), realizam o pagamento das taxas dentro dos prazos e análise imprevistos durante o processo. E o melhor: tudo é feito online e de forma segura .
Razão # 3 - Você pode focar em outras soluções de ano novo
Com a marca protegida, já que você vai dar início ao registro de sua marca em 2019, você pode construir o ano novo para colocar em prática outras soluções importantes para o seu negócio.
Além de fazer um planejamento financeiro para 2020, você pode focar no fortalecimento de sua marca, através do planejamento de ações de marketing e comunicação. Traçar estratégias voltadas à divulgação se seu negócio pode fazer a diferença no posicionamento da empresa no ano que vem.
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Não deixe sua marca dando sopa por aí: registrar ainda em 2019 e garanta o direito de uso exclusivo da marca em 2020!
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