As Olimpíadas de Tóquio 2021 acontecem até o próximo dia 8. Até a última atualização, o Brasil estava em 26º lugar quanto ao número de medalhas recebidas.
Para dar cara ao evento, uma das atrações esperadas são os famosos mascotes. Normalmente a população do país que sedia as olimpíadas tem o papel de dar sugestões a partir de desenhos que serão escolhidos em um concurso.
Os mascotes de 2021 são Miraitowa e Someity, criaturas cibernéticas com super poderes, eleitos pelos japoneses e desenhados pelo artista japonês Ryo Taniguchi.
Maraitowa é o representante das olimpíadas. Mirai quer dizer futuro e Towa é eternidade, ele carrega o desejo de um futuro cheio de esperança nos corações de todas as pessoas do mundo.
Someity é o mascote dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que acontecerá de 24 de agosto a 5 de setembro. O significado vem de Somei-yoshino, uma espécie de flor de cerejeira do Japão. Ela representa o poder mental, força física e superação de obstáculos dos paratletas.
(Foto: Divulgação)
O que pode ser considerado um mascote?
Para ser entendido como marca, o mascote deve ser representado no logo, para prestar um serviço ou produzir um produto. E, o que isso significa?
A partir do momento que você cria um personagem que represente sua marca, ele também é considerado marca e precisa de proteção.
Os mascotes das Olimpíadas, por exemplo, se tornam bichinhos de pelúcia, camisetas, estampam até cadernos e outros produtos.
Exemplos de mascotes que representam marcas
Existem muitas formas de aproximar a marca do público, mas é fato que ter uma “cara” para ele dá vida e envolve as pessoas.
Sim, a primeira impressão da sua marca é o logo. Porém, criar um mascote é uma ótima maneira de criar ações de marketing.
A partir de uma figura, simbolizada por uma forma humana, animal ou abstrata, é possível criar brindes, promoções e até uma fantasia, que, consequentemente, as pessoas fazem fotos e simpatizam.
Para perceber melhor qual o impacto dos mascotes para a marca, separamos alguns que você deve conhecer muito bem. Acompanhe abaixo.
Lu
Essa é padrão. Quem nunca viu a Lu do Magalu estampada nas redes sociais, comerciais e programas de televisão, como no Domingão do Faustão?
A Lu foi criada em 2003 pela loja Magazine Luiza com o objetivo de aproximar as pessoas da marca pelo e-commerce. Na verdade seu primeiro nome era “Tia Luiza”.
A proporção e construção da nova presença da Lu começaram em 2008 com a utilização das redes sociais.
Hoje ela conta com 5,4 milhões de seguidores, é uma influenciadora digital e faz até mesmo as famosas “trends” dos aplicativos com dancinhas e desafios.
É nítido como a marca se humanizou a partir de uma mascote pra lá de inovadora e interativa.
(Foto: Divulgação)
Robbb
Com 19 temporadas, ano após ano, o famoso reality show brasileiro Big Brother Brasil estampa a casa com o robozinho que dá vida às provas e materiais gráficos do programa.
O Robbb tem seis versões em diferentes cores, tamanhos e personalidades.
Teve um período em que a empresa lançou a versão do robô em brinquedo. Os bonecos eram equipados com rodinhas, comandados por controle remoto e era possível ouvir em tempo real o que se passa onde está o brinquedo.
Também tinha o Robb Ao Vivo que transmitia também as imagens do ambiente onde se encontra o robozinho.
(Foto: Divulgação)
Tony The Tiger
O Tigre que representa a marca de sucrilhos Kellogg's nasceu em 1952. Com o tempo, foi sendo modificado e recebeu até mesmo uma família.
Um dos objetivos colocados pelo mascote é o incentivo à prática de esportes pelas crianças. Nos comerciais ele sempre é muito descolado e representa movimento.
A revista Advertising Age destacou o tigre como um dos dez maiores personagens do século 20.
(Foto: Divulgação)
Bibendum ou Bib
Esse é um dos mascotes mais antigos do mundo. Ele representa a empresa francesa de pneus Michelin.
O Boneco Michelin foi eleito o melhor logo do mundo pelo jornal “Financial Times” e pela revista “Report On Business”, em 2000.
A imagem de Bib é explorada em campanhas, adesivos, cartazes e até mesmo nos pneus produzidos pela marca.
(Foto: Divulgação)
O que é o registro de marca?
O registro de marca é a única forma de proteger tudo o que for relacionado a sua marca, como o nome, logo e embalagens.
A concessão é feita no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar.
A validade do certificado de registro é de 10 anos e pode ser prorrogado por sucessivos períodos.
Para proteger seu mascote, será preciso registrar o nome e o desenho dele. Isso significa que ele se enquadra como marca mista.
Essa será a única forma de você evitar que outras pessoas copiem o nome ou usem o desenho do mascote sem autorização.
E, caso isso aconteça, você estará amparado judicialmente para proibir o uso e ainda receber uma indenização.
Como funciona o registro de um mascote
O registro do mascote como marca é feito assim como o processo de qualquer outra. As etapas são as mesmas e são feitas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI):
- Todo o processo é feito no site do INPI, basta fazer o cadastro no site e seguir as recomendações do órgão federal.Faça uma busca de viabilidade. Aqui você saberá se outra empresa já solicitou o nome que escolheu para o mascote que representará a sua marca e se é do mesmo ramo e atividade.
- Emita e pague a Guia de Recolhimento da União (GRU). Guarde o número desse documento, pois precisará dele para começar a fazer o seu pedido.
- Pelo sistema e-marcas, preencha o formulário com os dados da marca. Anexe o logo com o nome e imagem do personagem e documentos em PDF, certificando que estão todos legíveis. Depois, envie o pedido de registro.
- Agora basta acompanhar semanalmente o processo do registro da sua marca. As atualizações são publicadas em formato eletrônico, no portal do INPI, pela Revista da Propriedade Industrial (RPI), todas as terças-feiras.
- Quando o pedido for deferido, basta pagar a taxa para a emissão do certificado de registro e a sua marca com o nome e imagem do mascote será toda sua e estará protegida.
E seu produto ou serviço tem um personagem que representa? Saiba mais sobre registro de marca no e-book abaixo com checklist que preparamos para você gratuitamente.
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