Posso registrar minha marca como pessoa física?

No artigo a seguir, veja como você pode registrar sua marca mesmo sendo pessoa física e as principais diferenças entre o registro como pessoa jurídica. Vamos responder às principais dúvidas em relação a esse tema, bem como diferenças de valores, transferência de titularidade entre outros aspectos. Continue a leitura e espero que este artigo lhe seja útil.

Por Laury von Mühlen 5 min. de leitura
 

Se você chegou aqui neste artigo, você já deve ter ouvido falar sobre a importância de registrar sua marca, ou está pesquisando sobre isso. E uma das principais dúvidas de todos os empreendedores é se realmente é possível registrar uma marca como pessoa física e as principais diferenças em relação à pessoa jurídica. Nesse artigo vamos responder às principais dúvidas em relação a esse tema, bem como diferenças de valores, transferência de titularidade entre outros aspectos. Continue a leitura e espero que este artigo lhe seja útil.

É possível registrar uma marca como pessoa física?

A resposta é sim. É possível registrar sua marca como pessoa física. O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), permite que tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas solicitem o registro de suas marcas. Portanto, não importa se você é um empreendedor individual, artista, ou presidente de uma grande corporação: se você tem uma marca e deseja protegê-la, é seu direito e dever fazê-lo, independente da maneira.

Quanto custa registrar uma marca como pessoa física?

Então, o preço depende de vários fatores. Depende do tipo de marca, tipo de produto ou serviço que você oferece, depende também do tipo de empresa, se é ME, EPP, etc.

Enfim, o INPI (órgão do governo) diferencia os valores para o registro das marcas. Então é importante sempre entrar em contato com um especialista para que ele possa analisar melhor seu caso e possa lhe passar as melhores formas e valores.

Quais os documentos necessários para registrar uma marca como pessoa física?

Para registrar uma marca como pessoa física, os seguintes documentos são necessários:

  1. RG ou CPF
  2. Procuração do seu representante legal
  3. Formulário de pedido de registro de marca preenchido.
  4. Descrição detalhada da marca e sua representação gráfica, se aplicável.
  5. Preencher todos os documentos conforme instrução do INPI.

Vale ressaltar novamente a presença de uma empresa especialista em registro de marca para acompanhar todo o processo. Como já dito anteriormente, o registro de marca é um processo que envolve procedimentos jurídicos e finaliza com a decisão de um juiz, portanto para que tudo saia com a maior transparência e de forma correta e a chance de registro aumente consideravelmente, sempre será recomendado procurar um especialista.

Qual a diferença do registro de marca de pessoa física e pessoa jurídica?

No âmbito da proteção de marca não há diferença nenhuma. Se sua marca for deferida, ela estará devidamente protegida, seja como pessoa física ou jurídica. A grande diferença está relacionada à titularidade. Quando se registra como pessoa física, o indivíduo é responsável e dono da marca, com todos os direitos inerentes à propriedade. Já quando se registra como pessoa jurídica, os direitos são da empresa e não mais do indivíduo.

Vamos á um exemplo prático. O João da Silva monta um restaurante chamado Restaurante do João e resolve registrar essa marca como pessoa física. Ou seja, ele é dono da marca e da empresa. Passou algum tempo e ele resolveu colocar um sócio no CNPJ, por qualquer motivo. Veja bem, agora ele é sócio juntamente com outra pessoa na empresa, porém a marca continua sendo dele, pois está vinculada à seu CPF.

Se ele tivesse registrado com o CNPJ da empresa, essa marca agora também seria do seu novo sócio, pois estaria vinculada à pessoa jurídica. Importante ressaltar que não há nada de errado em nenhuma das formas, mas sim com estratégias e tratativas do negócio.

É de fundamental importância ressaltar que a marca é uma propriedade, assim como um terreno. Para ambos estarem devidamente protegidos é necessário que esteja no nome de alguém, seja pessoa física ou jurídica. E a decisão de qual caminho seguir é puramente estratégica e não necessariamente impede a proteção.

Como registrar uma marca como pessoa física?

O registro de marcas passa por diversos processos e etapas que requerem cuidados e análises criteriosas, do protocolo ao certificado. Desde a pesquisa de viabilidade e pagamento de taxas. Após o pedido do registro é necessário esperar a análise do INPI . Caso tudo corra normalmente, é concedido o registro. Aqui um vídeo que explica certinho todas as etapas de registro da marca.

Na Consolide, você acompanha todo o processo através do aplicativo de registro de marca. O processo de registro de marcas é uma etapa muito importante para a construção de uma marca forte, por isso é necessário acompanhamento de especialistas.

Posso transferir o registro de pessoa física para pessoa jurídica?

Sim, como a marca se torna uma propriedade, ela pode ser transferida para pessoas físicas ou jurídicas. Assim como um terreno, o processo é simples, mas é necessário cumprir os requisitos legais e pagar todas as taxas vigentes.

É aconselhável buscar um especialista em caso de dúvidas e para que todos os passos sejam seguidos de forma correta.

Em busca de mais informações ou assistência para registrar sua marca como pessoa física?

Para que todo o processo seja feito de forma segura e com chances reais de sucesso, entre em contato com nossos especialistas e proteja seu maior patrimônio hoje mesmo.

Neste artigo, você viu como é possível registrar sua marca como pessoa física e pode abrir novas perspectivas para o seu negócio. No entanto, antes de tomar qualquer decisão, é preciso avaliar bem sobre como isso se aplica ao seu empreendimento e às suas metas.

Se você deseja saber mais sobre marcas, conheça nossos cases de sucesso ou se precisa de orientações personalizadas, entre em contato com a Consolide. Nossa equipe está pronta para ajudar você a entender melhor esse universo e proteger sua marca.

Deixe seu comentário

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Tudo certo!

Seu cadastro foi concluído e logo você receberá, na sua caixa de entrada, as melhores orientações para ter uma marca de sucesso.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada nos conteúdos das nossas redes sociais?