Quanto paga para registrar uma marca e por que fazer

Este artigo traz detalhes sobre quanto alguém paga para registrar uma marca, além de 10 motivos fortíssimos para você providenciar o seu registro. Confira.

Por Alan Marcos 4 min. de leitura

Ilustração de um homem usando uma calculadora gigante. Acima da cabeça dele, um balão de pensamento simboliza suas dúvidas sobre o custo e a importância do registro de uma marca.

Começar um pedido de registro de marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) vai custar, no mínimo, R$ 440, mas esse valor é diferente do quanto você paga para registrar uma marca porque são acrescidas a ele outras taxas no decorrer do processo.

Em média, as despesas totais com as quais você arca até ter a garantia de que a sua marca exclusiva está devidamente protegida giram entre R$ 1.500 e R$ 4.500.

E vale a pena contar com a ajuda de especialistas para não cometer nenhum deslize e fugir do risco de ter que pagar esse valor duas vezes! Nos próximos tópicos, explico detalhes e trago cifras e argumentos que você precisa conhecer.

Quanto custa registrar uma marca?

Seu gasto total para você fazer o processo de registro de marca do início ao fim hoje em dia deverá ficar entre de R$ 1.500 a R$ 4.500, e existem pelo menos duas taxas governamentais obrigatórias a serem pagas para o INPI dentro desse valor.

Outra coisa: passados 10 anos da obtenção do seu Certificado de Registro de Marca, será necessário arcar com mais uma taxa para atualizar o documento.

Anote!

  • Taxa de pedido de registro: aquela cobrada pelo INPI para dar entrada no processo
  • Taxa de concessão e emissão do Certificado de Registro de Marca: cobrada depois que o registro é aprovado, para você ter a exclusividade garantida por 10 anos
  • Taxa de prorrogação do registro: cobrada a cada 10 anos para você atualizar seu certificado

Cada montante vai variar de acordo com o número de classes de marca a serem registradas, o tipo da marca e o porte e o ramo de atividade da empresa, e até entrar com um pedido de oposição ou se defender dele também custa.

Somente MEIs, microempresas e pequenas empresas têm descontos. Além disso, o INPI não cobra anuidade após o registro.

Tem como registrar uma marca de graça?

A resposta para esta pergunta é “não” em alto e bom som! Se alguém lhe disser que você pode fazer o seu registro no INPI sem gastar um centavo, você estará caindo num golpe porque as taxas pagas ao órgão são simplesmente obrigatórias para a obtenção do certificado.

Fora isso, cuidado com profissionais que oferecem cobrar um preço muito mais baixo do que o do restante do mercado para contribuir com o seu processo porque, provavelmente, nas letras miúdas do contrato podem estar informações sobre cobranças adicionais no decorrer de cada etapa.

Sinal de alerta!

Apenas o suporte de empresas confiáveis de registro de marca realmente capazes de lhe ajudar a providenciar documentos, preencher solicitações, monitorar prazos e concluir o encaminhamento da melhor forma possível é bem-vindo.

Inclusive para acabar com o risco de você ter que pagar todas as taxas duas vezes porque alguma coisa deu errado!

Registro de marca é investimento

Coloque no papel quanto você desembolsaria para solucionar uma crise causada pela má reputação da sua empresa ou para refazer todos os seus materiais promocionais e de marketing porque precisou mudar o nome da marca depois de apresentá-la para o mundo.

Imagine quanto dinheiro iria para o ralo se você tivesse que (re)atrair e reter um cliente que se prejudicou porque comprou um produto de outra empresa com o mesmo nome que a sua, achando que estava adquirindo um produto seu, e recebeu algo completamente fora do esperado!

Não lhe deixo um, mas 10 motivos do porquê registrar uma marca.

  1. Direito exclusivo de uso em todo o país
  2. Eliminação de riscos de confusões na Justiça
  3. Garantia de reconhecimento da marca pelo público-alvo
  4. Fortalecimento da reputação da empresa
  5. Mais valor agregado ao negócio
  6. Diferenciação em relação à concorrência
  7. Maior facilidade de registrar a marca em mercados internacionais
  8. Segurança na hora de aplicar recursos em estratégias
  9. Muito menos burocracias para expandir
  10. Mais credibilidade e confiança

Em outro artigo, explico detalhes de como registrar uma marca do jeito certo atualmente. Recomendo a leitura e aproveito para deixar aberto o espaço de mensagens diretas do Instagram da Consolide caso você tenha alguma outra dúvida com a qual possamos ajudar.

Aqui, cada registro de marca no qual damos andamento é cobrado apenas uma vez e tem um valor fixo. Sem juros, com possibilidade de parcelamento.

Fica a dica, hein!

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