Não é incomum ao iniciar um negócio o empreendedor ter que priorizar os investimentos. Muitas vezes a escolha é feita com base no bolso, sem analisar a fundo todas as provisões. Infelizmente, uma decisões decisões que fica para depois é o registro da marca .
O famoso “depois eu registro” pode trazer prejuízos, que vão desde a perda do direito de uso da marca chegando a custos que atingem facilmente a casa dos R $ 15 mil e, dependendo, pode chegar a valores acima dos R $ 100 mil .
Preparamos este texto para te explicar a fundo os riscos que o seu negócio corre e quanto custa perder uma marca por não registrar. Vamos lá!
Quais os riscos de não registrar uma marca?
Utilizar uma marca sem registros traz alguns riscos. O primeiro, é que qualquer pessoa pode utilizar-la e reproduzi-la e se você não tem o registro, não pode fazer nada para proibir isso. Ainda corre o risco de uma outra pessoa registrar a marca antes que você , e proibi-lo de utilizá-la.
Outro risco é o de usar uma marca que já está registrada . Aí que surgem os grandes problemas, pois o titular do registro pode entrar com um processo, e além de impedir que você continue utilizando uma marca, pode inclusive cobrar uma indenização .
Deixar a marca desprotegida é colocar em risco o próprio negócio, pois você pode perder todo o trabalho e investimento que fez sua marca a qualquer momento, justamente por não possuir uma propriedade da própria marca.
Quanto custa perder uma marca por não registrar?
Em termos práticos, o custo total pode variar de R $ 15 mil à mais de R $ 100 mil de acordo com tipo de negócio, faturamento, entre outros. A verdade é que a maioria dos empreendedores não levam em consideração estes custos quando optam por deixar de registrar a marca. Muitos inclusive pensam que “se acontecer comigo, eu troco de marca”. A verdade é que pode trocar sim, mas o custo é alto.
Entenda essa situação com quem viveu na pele. A Wise Up, empreendimento do Flávio Augusto passou por isso e precisou mudar de nome. Se liga abaixo na história contada por ele mesmo:
Custo quantificável de perder uma marca
Quando você começa um negócio, não sabe muito bem a proporção que vai tomar, certo? Mas a verdade é que você vai investir no seu negócio para ele crescer.
Ao ter que trocar de marca, além de dar uns dois passos para trás no crescimento do negócio , você provavelmente terá que ter uma nova identidade, trocar o nome na junta comercial e receita federal, mudar a identidade da sua loja (física ou virtual) , refazer todo o material gráfico. E quanto isso pode custar?
- Criação de uma nova marca: de R $ 900,00 à R $ 3 mil (este é um custo médio, porém, há empresas que investem muito mais que este valor). Criar uma ideia inédita e desenvolver a sua nova marca com base nos valores do negócio pode ser bastante desafiador. Lembra do processo de quando criou a marca que você tem hoje? Pois é, foi complexo, né!
- Fachada: investimento de R $ 1 mil à R $ 10 mil. O valor pode variar de acordo com o material utilizado (tinta, luz de fundo com iluminação, etc.);
- Gráfico de Material: de R $ 200,00 à R $ 5 mil. Transporte do tipo de material, tamanho, quantidade, papel e acabamento escolhido para o enxoval da marca (cartão de visita, flyer, folder, sacolas, papel timbrado, envelope, etc.), o valor varia bastante.
- Local: de R $ 1,5 mil à R $ 5 mil. O custo para refazer o site vai depender se você vai só dar “um tapa no visual” ou mudar e mudar ele inteiro, quantidade de páginas ou se o mesmo é um e-commerce.
- Pintura e / ou personalização do ambiente: de R $ 2 mil à R $ 5 mil.
- Atualização do cadastro na Junta Comercial e Receita Federal: o custo pode variar bastante se fizer sozinho ou com apoio de especialista. Mas digamos que você conte com o apoio de um contador ou amigo, o custo pode girar em torno de R $ 300,00, mais ou menos.
- Uniforme: a criação da arte e produção de uma camiseta gira em torno de R $ 30,00 a peça.
Apuramos os valores acima considerando os itens básicos para a maioria das empresas. Porém, isso pode variar bastante de negócio para o negócio.
Ação Judicial e multa indenizatória
Se a marca que você utiliza já possui o registro (mesmo que você não tenha esta informação), está sujeito a sofrer um processo por uso indevido de marca registrada .
Para você entendre o quanto custa perder uma marca, é necessário entender que o valor de uma indenização gira em torno de 5% do faturamento bruto dos últimos 5 anos de uma empresa.
Digamos que a sua empresa faturou R $ 50.000,00 por ano, nos últimos 5 anos, o valor da multa que você pode pagar é de:
Como você se sentiria em pagar uma indenização que corresponde a 25% do seu faturamento de 1 ano de trabalho?
Tudo bem que o seu negócio é pequeno hoje, mas lembre-se que quanto mais o tempo passa, a tendência é o seu negócio crescer e o faturamento aumentar. Sem o registro da marca, o seu negócio encontra-se desprotegido.
Caso a sua empresa fature mais do que R $ 50 mil por ano, já pode ter percebido que o valor da multa pode variar bastante. Imagine que você fature R $ 300 mil por ano, o valor final da multa pode chegar à R $ 75 mil.
Caso a empresa fature mais do que R $ 300 mil, já deu para perceber que uma multa pode ser ainda mais salgada, né?
Custo NÃO quantificável de perder uma marca
O custo de mudar uma marca de repente traz impactos imensuráveis também, aqueles que não conseguem analisar em números, mas que trazem consequências para o negócio.
O primeiro deles é o seu tempo, que ao promover de estar dedicado ao crescimento da empresa, vai estar voltado a problemas. Você vai precisar se dedicar a contratar os profissionais para tirar identidade visual da sua loja e, inclusive, validar nova identidade visual e aplicá-la.
Além disso, o seu negócio pode sofrer com um impacto negativo junto ao cliente com a perda de credibilidade . E com uma mudança tão repentina, o seu negócio pode inclusive não ser encontrado pelo seu cliente, seja em loja física ou mesmo na internet (site e redes sociais).
Se você não tem uma boa base de clientes construída, o impacto será aumentado e, provavelmente, você terá que (re) começar a sua clientela . Todo o trabalho e posicionamento no mercado conquistados com a marca será impactado diretamente.
Apesar do valor não ser fácil de medir, você como empreendedor deve saber muito bem o quanto custa atrair um bom cliente para o seu negócio , certo?
Vale a pena correr o risco de ter estes prejuízos?
Ter informação é poder. É poder fazer a escolha certa para o seu negócio , medindo os prós e contras de cada situação. Com todas estas informações, certamente você conseguirá avaliar o momento do seu negócio e fazer a escolha certa.
Sem puxar sardinha para lado algum, talvez você entenda que a escolha é certa esperar um pouco mais ou não. Mas de uma coisa eu tenho certeza, você vai saber analisar com ainda mais propriedade e encontrar a melhor resposta para a pergunta “ Vale a pena correr o risco de ter uma marca sem registro ?”.
Dica Bônus: Você sabe quanto vale a sua marca?
Realizar o cálculo com precisão do quanto custa uma marca não é tão simples. Mas quero propor um exercício diferente para você saber o quanto a marca do seu negócio é importante para você.
Para isso, é importante você ter em mente que ao registrar a sua marca, e ter direito de exclusividade sobre a mesma por no mínimo 10 anos, você a protege de tudo o que falamos neste texto. De certa forma, você evita também muita dor de cabeça, certo!
Vamos quanto calcular vale a sua marca!
Se você tem um orçamento com uma empresa especializada no registro de marca , pode usar este valor para resolver o cálculo acima. Assim você vai saber exatamente quanto custa por dia ter a sua marca registrada. Mas antes de tomar uma decisão, avalie bem como escolher uma empresa de registro de marcas .
E agora, com base neste valor, vale ou não vale registrar a sua marca? Ela vale mais ou menos que um café por dia? Pense nisso!
---
Você conhece alguém que também pode se interessar por esse conteúdo? Compartilhe através das suas redes sociais.
Deixe seu comentário