Quem pode ser o público-alvo do seu restaurante? Descubra

O que é público-alvo de restaurante? E persona? Qual o passo a passo para definir cada um deles? Veja as respostas + exemplos valiosos neste artigo!

Por Laury von Mühlen 7 min. de leitura

Ilustração de pessoas colaborando ao redor de um alvo com flechas cravadas no centro, simbolizando a procura por um público-alvo.

Bora acertar em cheio? Para definir o público-alvo do seu restaurante, as principais dicas são: avaliar a localização do estabelecimento, investigar faixa etária, sexo e renda de quem está por perto, dentre vários ouros dados, e identificar preferências e hábitos.

Além do mais, é fundamental diferenciar o público-alvo da sua persona. Fique tranquilo(a) que explico em breve.

Dar uma atenção especial às características do cardápio da casa e aos preços praticados pelo negócio também vão lhe ajudar a entender melhor qual é a parcela da sociedade que você tem potencial de alcançar e se ela faz sentido quando colocada no seu plano de negócio.

Assim se torna mais fácil direcionar com assertividade as suas ações de marketing e toda a comunicação da marca!

E eu tenho mais dicas para compartilhar, então, continue a leitura.

O que é o público-alvo de restaurante?

O público-alvo de um restaurante é aquela parcela da população que os gestores do estabelecimento vão alcançar com o serviço, os pratos e as bebidas oferecidos. São pessoas que compartilham da mesma localização e/ou faixa etária e/ou escolaridade e/ou realidade financeira, bem como de hobbies e preferências gastronômicas similares.

Além disso, também são pessoas que passam pelo o endereço do local (de carro, a pé ou usando transporte público), desejam consumir o que está à disposição do menu e estão dispostas a pagar uma média de preços equivalente à de outros estabelecimentos nos arredores.

O que é a persona de restaurante?

A persona de um restaurante é a representação do cliente ideal, ou seja, das pessoas visadas pelos gestores do estabelecimento quando ficou traçado o plano de negócios da empresa. Ela equivale a um personagem criado para guiar as estratégias da empresa e, apesar de não ser o mesmo que o público-alvo, precisa estar diretamente relacionada a ele.

Ao traçar uma persona, portanto, você está definindo seus pontos de partida para alcançar o público-alvo, e o ideal é fazer isso tentando colocá-la dentro de uma história completa, que abrange sua rotina, suas dores, seus sonhos e suas ambições.

Qual a diferença entre persona e público-alvo de restaurante?

De forma resumida, o público-alvo é um recorte da população enquanto a persona é uma representação desse recorte. Enquanto o primeiro envolve pessoas reais que “dão match” com o restaurante por um ou mais motivos, o segundo é uma representação; uma base para os gestores mirarem da melhor forma em quem querem alcançar.

Trouxe um quadro comparativo que pode ajudar na compreensão:

Diferença entre público-alvo e persona
Público-alvo Persona
  • Quem é? Grupo de pessoas com características e necessidades em comum
  • Como definir? A partir de dados e informações reais extraídos de pesquisas de mercado e similares
  • Para que serve? Personalização dos produtos, do atendimento etc.
  • Quem é? Uma representação semi-fictícia daquele cliente ideal
  • Como definir? Basicamente, criando uma história sobre ela com base na identificação do público-alvo
  • Para que serve? Melhor direcionamento principalmente de estratégias de marketing
 

Mas um não existe sem o outro, isso é fato!

Como definir público-alvo de restaurante em 5 passos

Para definir seu target (“alvo”, em inglês), reúna o máximo de informações possíveis sobre as pessoas que já frequentam o restaurante, se ele estiver em operação, ou as pessoas que vivem e/ou trabalham no local onde você pretende fixar seu ponto comercial.

Siga cinco passos básicos.

  1. Trace um perfil demográfico de quem mais frequenta, mora ou trabalha perto do seu restaurante, levantando informações sobre a idade, o gênero, o grau de escolaridade, a profissão, a faixa de renda, os hábitos e as preferências da maior quantidade de gente possível.
  2. Entenda quem chega ao bairro ou à rua do restaurante, como, por quais motivos e em quais horários.
  3. Considere o tipo de culinária do seu restaurante: é fundamental que ele “converse” com as expectativas e os comportamentos do determinado grupo visado.
  4. Estude a concorrência para identificar lacunas e oportunidades no mercado, bem como entender de forma ainda mais aprofundada quem são os interessados no seu negócio.
  5. Reúna todas essas características e analise-as em conjunto.

Ou se inspire pelos exemplos a seguir.

Exemplos de público-alvo de restaurante

Depois de muitas entrevistas com perguntinhas rápidas via formulários online ou impressos, por exemplo, ou até no boca a boca na rua do restaurante, considerando os passos obrigatórios para definição de público-alvo, você talvez entenda que seu restaurante vai alcançar…

  • Executivos e funcionários de escritórios que buscam refeições rápidas e saudáveis durante a semana
  • Casais que adoram conhecer restaurantes intimistas e aconchegantes para jantares românticos ou comemorações especiais principalmente
  • Jovens adultos procurando refeições mais acessíveis, mas também gostosas e instagramáveis
  • Pessoas veganas ou vegetarianas que ainda não têm um restaurante focado em opções à base de plantas para comerem bem perto da faculdade onde estudam
  • Famílias em busca de cardápios que agradam crianças e adultos, mas também de um estabelecimento com distrações para os pequenos
  • Geeks interessados em cardápios e ambientes temáticos
  • Pais e mães de pets que saem para comer nos finais de semana e não têm aonde ir, pois poucos lugares aceitam cachorros

E assim por diante.

Aí, a definição da sua persona vai lhe ajudar a mostrar para cada um desses alvos o quanto a sua marca é melhor do que as outras!

Como criar persona de restaurante em 5 passos

Já pensando no storytelling da sua marca e no quanto ele faz toda a diferença na hora de conectar o negócio ao público, construa sua persona com riqueza de detalhes.

  1. Baseando-se no público-alvo, dê um nome e uma idade à representação do seu cliente ideal, decida qual a ocupação dele, anote se ele é casado, solteiro, divorciado ou viúvo, se tem filhos (humanos ou pets!), o que gosta de fazer durante a semana e aos finais de semana, pela manhã, à tarde, à noite etc. Capriche!
  2. Descreva também suas características físicas e psicológicas.
  3. Escreva sobre o dia a dia dessa pessoa.
  4. Separadamente, elenque seus desafios e objetivos tanto pessoais quanto profissionais. Se puder, elenque também desafios e objetivos que interessem especificamente ao seu restaurante.
  5. Anote como o restaurante pode resolver cada problema da persona, atender aos desejos que ela têm ou, ao menos, deixar a vida dela mais feliz.

Para cada público-alvo, você vai encontrar uma persona diferente!

Exemplos simplificados de persona de restaurante
Público-alvo Persona
Executivos e funcionários de escritórios que buscam refeições rápidas e saudáveis durante a semana Nome: Ricardo Santos
Idade: 35 anos
Ocupação: advogado
Rotina: produtiva e agitada
Necessidade: almoços rápidos, mas com qualidade
Como o restaurante pode contribuir para a vida de Ricardo: proximidade, pratos leves e custo-benefício
Pessoas veganas ou vegetarianas que ainda não têm um restaurante focado em opções à base de plantas para comerem bem perto da faculdade onde estudam Nome: Camila Oliveira
Idade: 28 anos
Ocupação: artista, influenciadora e mestranda
Hábito alimentar: é vegana há 5 anos
Necessidade: comida 100% à base de plantas
Como o restaurante pode contribuir para a vida de Camila: refeições nutritivas e saborosas que sejam preparadas com cautela para atender todas as restrições de uma dieta vegana
Famílias em busca de cardápios que agradam crianças e adultos, mas também de um estabelecimento com distrações para os pequenos Nome: Mariana Costa
Idade: 55 anos
Ocupação: analista de marketing
Rotina: prioriza o equilíbrio entre carreira e família
Necessidade: lugares perto de onde mora para comer acompanhada do marido e dos filhos sem precisar sair de carro
Como o restaurante pode contribuir para a vida de Mariana: comida saudável, pratos compartilháveis e espaço kids
 

Não custa reforçar: quanto mais detalhes você reunir, melhor, e acho que só pelos exemplos já fica claro o motivo disso, né?! Espero ter contribuído com as suas próximas definições. Se sim, aceito um convite para conhecer o espaço!

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