Bora acertar em cheio? Para definir o público-alvo do seu restaurante, as principais dicas são: avaliar a localização do estabelecimento, investigar faixa etária, sexo e renda de quem está por perto, dentre vários ouros dados, e identificar preferências e hábitos.
Além do mais, é fundamental diferenciar o público-alvo da sua persona. Fique tranquilo(a) que explico em breve.
Dar uma atenção especial às características do cardápio da casa e aos preços praticados pelo negócio também vão lhe ajudar a entender melhor qual é a parcela da sociedade que você tem potencial de alcançar e se ela faz sentido quando colocada no seu plano de negócio.
Assim se torna mais fácil direcionar com assertividade as suas ações de marketing e toda a comunicação da marca!
E eu tenho mais dicas para compartilhar, então, continue a leitura.
O que é o público-alvo de restaurante?
O público-alvo de um restaurante é aquela parcela da população que os gestores do estabelecimento vão alcançar com o serviço, os pratos e as bebidas oferecidos. São pessoas que compartilham da mesma localização e/ou faixa etária e/ou escolaridade e/ou realidade financeira, bem como de hobbies e preferências gastronômicas similares.
Além disso, também são pessoas que passam pelo o endereço do local (de carro, a pé ou usando transporte público), desejam consumir o que está à disposição do menu e estão dispostas a pagar uma média de preços equivalente à de outros estabelecimentos nos arredores.
O que é a persona de restaurante?
A persona de um restaurante é a representação do cliente ideal, ou seja, das pessoas visadas pelos gestores do estabelecimento quando ficou traçado o plano de negócios da empresa. Ela equivale a um personagem criado para guiar as estratégias da empresa e, apesar de não ser o mesmo que o público-alvo, precisa estar diretamente relacionada a ele.
Ao traçar uma persona, portanto, você está definindo seus pontos de partida para alcançar o público-alvo, e o ideal é fazer isso tentando colocá-la dentro de uma história completa, que abrange sua rotina, suas dores, seus sonhos e suas ambições.
Qual a diferença entre persona e público-alvo de restaurante?
De forma resumida, o público-alvo é um recorte da população enquanto a persona é uma representação desse recorte. Enquanto o primeiro envolve pessoas reais que “dão match” com o restaurante por um ou mais motivos, o segundo é uma representação; uma base para os gestores mirarem da melhor forma em quem querem alcançar.
Trouxe um quadro comparativo que pode ajudar na compreensão:
Diferença entre público-alvo e persona | |
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Público-alvo | Persona |
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Mas um não existe sem o outro, isso é fato!
Como definir público-alvo de restaurante em 5 passos
Para definir seu target (“alvo”, em inglês), reúna o máximo de informações possíveis sobre as pessoas que já frequentam o restaurante, se ele estiver em operação, ou as pessoas que vivem e/ou trabalham no local onde você pretende fixar seu ponto comercial.
Siga cinco passos básicos.
- Trace um perfil demográfico de quem mais frequenta, mora ou trabalha perto do seu restaurante, levantando informações sobre a idade, o gênero, o grau de escolaridade, a profissão, a faixa de renda, os hábitos e as preferências da maior quantidade de gente possível.
- Entenda quem chega ao bairro ou à rua do restaurante, como, por quais motivos e em quais horários.
- Considere o tipo de culinária do seu restaurante: é fundamental que ele “converse” com as expectativas e os comportamentos do determinado grupo visado.
- Estude a concorrência para identificar lacunas e oportunidades no mercado, bem como entender de forma ainda mais aprofundada quem são os interessados no seu negócio.
- Reúna todas essas características e analise-as em conjunto.
Ou se inspire pelos exemplos a seguir.
Exemplos de público-alvo de restaurante
Depois de muitas entrevistas com perguntinhas rápidas via formulários online ou impressos, por exemplo, ou até no boca a boca na rua do restaurante, considerando os passos obrigatórios para definição de público-alvo, você talvez entenda que seu restaurante vai alcançar…
- Executivos e funcionários de escritórios que buscam refeições rápidas e saudáveis durante a semana
- Casais que adoram conhecer restaurantes intimistas e aconchegantes para jantares românticos ou comemorações especiais principalmente
- Jovens adultos procurando refeições mais acessíveis, mas também gostosas e instagramáveis
- Pessoas veganas ou vegetarianas que ainda não têm um restaurante focado em opções à base de plantas para comerem bem perto da faculdade onde estudam
- Famílias em busca de cardápios que agradam crianças e adultos, mas também de um estabelecimento com distrações para os pequenos
- Geeks interessados em cardápios e ambientes temáticos
- Pais e mães de pets que saem para comer nos finais de semana e não têm aonde ir, pois poucos lugares aceitam cachorros
E assim por diante.
Aí, a definição da sua persona vai lhe ajudar a mostrar para cada um desses alvos o quanto a sua marca é melhor do que as outras!
Como criar persona de restaurante em 5 passos
Já pensando no storytelling da sua marca e no quanto ele faz toda a diferença na hora de conectar o negócio ao público, construa sua persona com riqueza de detalhes.
- Baseando-se no público-alvo, dê um nome e uma idade à representação do seu cliente ideal, decida qual a ocupação dele, anote se ele é casado, solteiro, divorciado ou viúvo, se tem filhos (humanos ou pets!), o que gosta de fazer durante a semana e aos finais de semana, pela manhã, à tarde, à noite etc. Capriche!
- Descreva também suas características físicas e psicológicas.
- Escreva sobre o dia a dia dessa pessoa.
- Separadamente, elenque seus desafios e objetivos tanto pessoais quanto profissionais. Se puder, elenque também desafios e objetivos que interessem especificamente ao seu restaurante.
- Anote como o restaurante pode resolver cada problema da persona, atender aos desejos que ela têm ou, ao menos, deixar a vida dela mais feliz.
Para cada público-alvo, você vai encontrar uma persona diferente!
Exemplos simplificados de persona de restaurante | |
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Público-alvo | Persona |
Executivos e funcionários de escritórios que buscam refeições rápidas e saudáveis durante a semana | Nome: Ricardo Santos Idade: 35 anos Ocupação: advogado Rotina: produtiva e agitada Necessidade: almoços rápidos, mas com qualidade Como o restaurante pode contribuir para a vida de Ricardo: proximidade, pratos leves e custo-benefício |
Pessoas veganas ou vegetarianas que ainda não têm um restaurante focado em opções à base de plantas para comerem bem perto da faculdade onde estudam | Nome: Camila Oliveira Idade: 28 anos Ocupação: artista, influenciadora e mestranda Hábito alimentar: é vegana há 5 anos Necessidade: comida 100% à base de plantas Como o restaurante pode contribuir para a vida de Camila: refeições nutritivas e saborosas que sejam preparadas com cautela para atender todas as restrições de uma dieta vegana |
Famílias em busca de cardápios que agradam crianças e adultos, mas também de um estabelecimento com distrações para os pequenos | Nome: Mariana Costa Idade: 55 anos Ocupação: analista de marketing Rotina: prioriza o equilíbrio entre carreira e família Necessidade: lugares perto de onde mora para comer acompanhada do marido e dos filhos sem precisar sair de carro Como o restaurante pode contribuir para a vida de Mariana: comida saudável, pratos compartilháveis e espaço kids |
Não custa reforçar: quanto mais detalhes você reunir, melhor, e acho que só pelos exemplos já fica claro o motivo disso, né?! Espero ter contribuído com as suas próximas definições. Se sim, aceito um convite para conhecer o espaço!
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