O que o marketing chama de “persona” nada mais é do que uma representação fictícia do consumidor ideal de uma marca, criada a partir da análise de tendências e de comportamentos de consumo, dentre outros fatores.
E toda empresa precisa ter a sua, afinal, como se comunicar com um público-alvo sem saber seus interesses e suas preferências? A persona serve como um guia; um direcionamento para você traçar todas as suas estratégias de negócio.
Nos próximos tópicos, entenda todos os pontos principais da criação dessa representação e confira alguns exemplos também.
O que é persona no marketing digital?
A “persona” é uma representação de um cliente ideal de uma marca. Ela não é a descrição do consumidor propriamente dita, mas aquela pessoa para quem a marca espera vender.
Sua criação tem como base:
- estudos sobre comportamentos de consumo;
- dados demográficos; e
- aspectos comportamentais, como interesses, desafios e objetivos dos fregueses desejados.
E ela difere do conceito de “público-alvo” porque remete a um perfil bem mais detalhado, focado em humanizar e direcionar as ações da empresa para que seja construída uma marca forte no mercado. Entenda melhor adiante!
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
A persona é fictícia e representa o cliente ideal, enquanto o público-alvo equivale àquele nicho de consumidores da vida real para quem a marca direciona suas vendas, ou seja, que ela considera potenciais compradores.
Definir um público-alvo depende de considerar, por exemplo:
- idade;
- sexo;
- classe social;
- poder aquisitivo;
- localização; e
- formação educacional.
Já a definição de persona vai um pouco mais além e é menos generalizada, mais específica!
Entenda o público-alvo como um recorte da população geral, segmentando até chegar no grupo de potenciais compradores do seu produto ou serviço, e a persona como uma compreensão profunda de quem são as pessoas dentro do público-alvo, justamente para você poder humanizá-las.
Exemplo da distinção entre público-alvo e persona | |
Público-alvo | Persona |
---|---|
Mulheres 25 - 55 anos Classes A e B Superior completo Interesse em colecionar chás exóticos | Joana 35 anos Classe A Servidora pública, formada em Direito pela PUC-SP Casada Gosta de viajar para conhecer culturas diferentes Consome chá todos os dias – de manhã, à tarde e antes de dormir |
E não menospreze a importância de traçar tanto um quanto o outro!
Por que é importante definir uma persona?
A sua representação do cliente ideal vai servir para tornar mais reais os desejos, as dores, os anseios e os medos do seu público-alvo.
Dá uma olhada numa lista de vantagens de ter uma persona bem definida!
- Melhora na comunicação com o público: conhecer com quem você está falando faz com que a escolha de palavras e do tom de voz seja mais assertiva.
- Direcionamento da criação de conteúdo: sabendo dos interesses e desejos do seu público, você consegue criar conteúdos direcionados e impactantes.
- Aprimoramento da segmentação de campanhas online: seu tráfego pago vai agradecer! Com a persona, fica mais fácil segmentar as campanhas.
- Aumento da fidelização dos clientes: sabe quando você pensa “essa marca foi feita para mim”? Esse é o poder de ter uma persona bem estruturada.
- Criação de ofertas, produtos e/ou serviços que realmente conquistam a audiência: a persona mostra quais são as principais preferências do público.
Basta levar ao pé da letra o significado da palavra “persona” – pessoa; ser-humano –, que você vai compreender porque construir uma para a sua marca.
É ela que norteia todas suas tomadas de decisões desde a comunicação da marca até a criação de produtos ou serviços, bem como as promoções e ofertas etc..
Como criar uma persona para a sua marca?
Você pode criar somente uma persona ou várias, mas recomendo não passar de cinco representações do freguês ideal. A definição vai depender do seu modelo de negócios e da extensão do seu público-alvo.
E os passos são simples, mas requerem atenção e cuidado, bem como investimentos de tempo e pesquisa. Acompanhe!
Colete os dados necessários
Aposte no poder da pesquisa de mercado e faça questionários ou entrevistas a serem respondidos online ou presencialmente e analise dados já existentes nos seus sistemas e nas plataformas e redes sociais.
Absorva tudo o que considerar necessário de várias fontes que achar relevante para entender o comportamento e as características do seu público.
Identifique padrões
Uma vez coletados os dados, será momento de colocar a interpretação para funcionar!
Faça a análise das informações, procurando identificar preferências, tendências e padrões de comportamento e de comunicação. Responda: o que a maioria das pessoas que fazem parte dos seus possíveis fregueses têm em comum e quais são os desafios e objetivos dessa turma?
Reúna as informações na representação
Finalmente, crie a sua persona!
Você vai juntar todos os dados e padrões identificados, definir um nome e sobrenome e considerar todas as informações demográficas da sua pesquisa – como idade, gênero, localização, nível educacional e ocupação – para aplicá-las na representação ideal.
Em seguida, defina os aspectos comportamentais dessa pessoa: interesses, hobbies, desafios, metas e hábitos de consumo. Então, crie uma narrativa sobre ela, usando tudo como base – uma história, mesmo! –, para humanizá-la.
Pronto! Que tal alguns exemplos?
3 exemplos de persona para inspirar você!
Para o conceito de persona ficar ainda mais claro, veja alguns exemplos que separei.
1. Persona para e-commerce de produtos para pele
- Ana Moraes, 28 anos
- Mora em São Paulo, no bairro de Pinheiros
- Formada em Comunicação Social pela USP
- Trabalha como designer gráfica autônoma, geralmente prestando serviços para grandes empresas
- É casada e mora com o marido e um cachorro, em apartamento
- O que mais gosta de fazer é desenhar enquanto ouve música, passear com seu cachorro e jogar UNO com o seu marido
- Ela adora assistir vídeos de cuidados com a pele nas redes sociais, principalmente Instagram e TikTok, porque sofre com a pele sensível há anos
- Ana encontrou uma comunidade online com outras pessoas que amam falar sobre o assunto e conversar sobre suas rotinas de cuidados
- Os conteúdos que Ana assiste nas redes e as dicas que absorve da comunidade online tornam-se motivadores de suas escolhas de consumo de produtos do nicho
2. Persona para treinamentos individuais de musculação ou academia do bairro
- Pedro Braga, 45 anos
- Residente de Curitiba, no Paraná
- Formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Pedro é um empresário bem-sucedido
- É casado, mora com a esposa e com seus dois filhos pequenos
- O que mais gosta de fazer é jogar bola com seus filhos no final da tarde e ler livros de não-ficção
- Pedro não tem tempo para ir à academia por conta da sua rotina agitada e sente que sua saúde está implorando por mais cuidados
- Em contrapartida, ele odeia academias de rede por serem muito lotadas
- Pedro precisa de agilidade, treinos rápidos e efetivos e tende a buscar ajuda em quem ele realmente pode confiar
3. Persona para software B2B
- Marcos, 37 anos
- Residente em Goiânia, em Goiás
- Formado em engenharia de software pela Universidade Federal de Goiás (UFG), ele está diretor de TI em uma empresa de médio porte
- É divorciado e tem um cachorro da raça Golden Retriever
- O que mais gosta de fazer é correr pela manhã com o seu cachorro e jogar vídeo game no tempo livre, principalmente aos fins de semana
- Marcos está buscando soluções de software para a empresa em que ele trabalha, porque quer aumentar a produtividade de sua equipe e eliminar a sobrecarga de seus colegas, além de reduzir custos operacionais
- O que ele mais valoriza é segurança, suporte técnico e integração com outras ferramentas que a empresa já utiliza
Percebeu como o público-alvo pode ser transformado em pessoas com histórias reais e necessidades específicas?
Terminada esta leitura, comece a humanizar e, se puder e quiser, depois compartilhe comigo os resultados da implementação da persona por aí.
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