O que é persona, exemplos e como criar para marca

Este artigo foi escrito para facilitar tanto a sua compreensão do que é persona quanto a criação de uma para a sua marca. Boa leitura!

Por Laury von Mühlen 7 min. de leitura

Ilustração de perfis de várias pessoas interconectadas por linhas. No centro dessa rede, há uma mulher destacada por um coração, representando a persona da marca.

O que o marketing chama de “persona” nada mais é do que uma representação fictícia do consumidor ideal de uma marca, criada a partir da análise de tendências e de comportamentos de consumo, dentre outros fatores. 

E toda empresa precisa ter a sua, afinal, como se comunicar com um público-alvo sem saber seus interesses e suas preferências? A persona serve como um guia; um direcionamento para você traçar todas as suas estratégias de negócio. 

Nos próximos tópicos, entenda todos os pontos principais da criação dessa representação e confira alguns exemplos também.

O que é persona no marketing digital?

A “persona” é uma representação de um cliente ideal de uma marca. Ela não é a descrição do consumidor propriamente dita, mas aquela pessoa para quem a marca espera vender. 

Sua criação tem como base:

  • estudos sobre comportamentos de consumo;
  • dados demográficos; e
  • aspectos comportamentais, como interesses, desafios e objetivos dos fregueses desejados.

E ela difere do conceito de “público-alvo” porque remete a um perfil bem mais detalhado, focado em humanizar e direcionar as ações da empresa para que seja construída uma marca forte no mercado. Entenda melhor adiante!

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

A persona é fictícia e representa o cliente ideal, enquanto o público-alvo equivale àquele nicho de consumidores da vida real para quem a marca direciona suas vendas, ou seja, que ela considera potenciais compradores. 

Definir um público-alvo depende de considerar, por exemplo:

  • idade;
  • sexo;
  • classe social;
  • poder aquisitivo;
  • localização; e
  • formação educacional.

Já a definição de persona vai um pouco mais além e é menos generalizada, mais específica!

Entenda o público-alvo como um recorte da população geral, segmentando até chegar no grupo de potenciais compradores do seu produto ou serviço, e a persona como uma compreensão profunda de quem são as pessoas dentro do público-alvo, justamente para você poder humanizá-las.

Exemplo da distinção entre público-alvo e persona
Público-alvo Persona
Mulheres 25 - 55 anos Classes A e B Superior completo Interesse em colecionar chás exóticos Joana 35 anos Classe A Servidora pública, formada em Direito pela PUC-SP Casada Gosta de viajar para conhecer culturas diferentes Consome chá todos os dias – de manhã, à tarde e antes de dormir
 

E não menospreze a importância de traçar tanto um quanto o outro!

Por que é importante definir uma persona?

A sua representação do cliente ideal vai servir para tornar mais reais os desejos, as dores, os anseios e os medos do seu público-alvo.

Dá uma olhada numa lista de vantagens de ter uma persona bem definida!

  • Melhora na comunicação com o público: conhecer com quem você está falando faz com que a escolha de palavras e do tom de voz seja mais assertiva. 
  • Direcionamento da criação de conteúdo: sabendo dos interesses e desejos do seu público, você consegue criar conteúdos direcionados e impactantes.
  • Aprimoramento da segmentação de campanhas online: seu tráfego pago vai agradecer! Com a persona, fica mais fácil segmentar as campanhas.
  • Aumento da fidelização dos clientes: sabe quando você pensa “essa marca foi feita para mim”? Esse é o poder de ter uma persona bem estruturada. 
  • Criação de ofertas, produtos e/ou serviços que realmente conquistam a audiência: a persona mostra quais são as principais preferências do público.

Basta levar ao pé da letra o significado da palavra “persona” – pessoa; ser-humano –, que você vai compreender porque construir uma para a sua marca.

É ela que norteia todas suas tomadas de decisões desde a comunicação da marca até a criação de produtos ou serviços, bem como as promoções e ofertas etc.. 

Como criar uma persona para a sua marca?

Você pode criar somente uma persona ou várias, mas recomendo não passar de cinco representações do freguês ideal. A definição vai depender do seu modelo de negócios e da extensão do seu público-alvo. 

E os passos são simples, mas requerem atenção e cuidado, bem como investimentos de tempo e pesquisa. Acompanhe!

Colete os dados necessários 

Aposte no poder da pesquisa de mercado e faça questionários ou entrevistas a serem respondidos online ou presencialmente e analise dados já existentes nos seus sistemas e nas plataformas e redes sociais. 

Absorva tudo o que considerar necessário de várias fontes que achar relevante para entender o comportamento e as características do seu público.

Identifique padrões

Uma vez coletados os dados, será momento de colocar a interpretação para funcionar! 

Faça a análise das informações, procurando identificar preferências, tendências e padrões de comportamento e de comunicação. Responda: o que a maioria das pessoas que fazem parte dos seus possíveis fregueses têm em comum e quais são os desafios e objetivos dessa turma?

Reúna as informações na representação

Finalmente, crie a sua persona!

Você vai juntar todos os dados e padrões identificados, definir um nome e sobrenome e considerar todas as informações demográficas da sua pesquisa – como idade, gênero, localização, nível educacional e ocupação – para aplicá-las na representação ideal.

Em seguida, defina os aspectos comportamentais dessa pessoa: interesses, hobbies, desafios, metas e hábitos de consumo. Então, crie uma narrativa sobre ela, usando tudo como base – uma história, mesmo! –, para humanizá-la.

Pronto! Que tal alguns exemplos?

3 exemplos de persona para inspirar você!

Para o conceito de persona ficar ainda mais claro, veja alguns exemplos que separei.

1. Persona para e-commerce de produtos para pele

  • Ana Moraes, 28 anos
  • Mora em São Paulo, no bairro de Pinheiros
  • Formada em Comunicação Social pela USP
  • Trabalha como designer gráfica autônoma, geralmente prestando serviços para grandes empresas
  • É casada e mora com o marido e um cachorro, em apartamento
  • O que mais gosta de fazer é desenhar enquanto ouve música, passear com seu cachorro e jogar UNO com o seu marido
  • Ela adora assistir vídeos de cuidados com a pele nas redes sociais, principalmente Instagram e TikTok, porque sofre com a pele sensível há anos
  • Ana encontrou uma comunidade online com outras pessoas que amam falar sobre o assunto e conversar sobre suas rotinas de cuidados
  • Os conteúdos que Ana assiste nas redes e as dicas que absorve da comunidade online tornam-se motivadores de suas escolhas de consumo de produtos do nicho

2. Persona para treinamentos individuais de musculação ou academia do bairro

  • Pedro Braga, 45 anos
  • Residente de Curitiba, no Paraná
  • Formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Pedro é um empresário bem-sucedido
  • É casado, mora com a esposa e com seus dois filhos pequenos
  • O que mais gosta de fazer é jogar bola com seus filhos no final da tarde e ler livros de não-ficção
  • Pedro não tem tempo para ir à academia por conta da sua rotina agitada e sente que sua saúde está implorando por mais cuidados
  • Em contrapartida, ele odeia academias de rede por serem muito lotadas
  • Pedro precisa de agilidade, treinos rápidos e efetivos e tende a buscar ajuda em quem ele realmente pode confiar

3. Persona para software B2B

  • Marcos, 37 anos
  • Residente em Goiânia, em Goiás
  • Formado em engenharia de software pela Universidade Federal de Goiás (UFG), ele está diretor de TI em uma empresa de médio porte
  • É divorciado e tem um cachorro da raça Golden Retriever
  • O que mais gosta de fazer é correr pela manhã com o seu cachorro e jogar vídeo game no tempo livre, principalmente aos fins de semana
  • Marcos está buscando soluções de software para a empresa em que ele trabalha, porque quer aumentar a produtividade de sua equipe e eliminar a sobrecarga de seus colegas, além de reduzir custos operacionais
  • O que ele mais valoriza é segurança, suporte técnico e integração com outras ferramentas que a empresa já utiliza

Percebeu como o público-alvo pode ser transformado em pessoas com histórias reais e necessidades específicas?

Terminada esta leitura, comece a humanizar e, se puder e quiser, depois compartilhe comigo os resultados da implementação da persona por aí.

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