Ter um nome e uma marca são os primeiros passos para posicionar a sua empresa no mercado. A boa notícia é que a sua marca não necessariamente precisa ter um símbolo que a acompanhe. Existem hoje diversas companhias no mercado que usam marcas nominativas, que são marcas compostas apenas pelo nome, sem o uso de símbolos.
Alguns exemplos dessas marcas são a Avon, a Sony, a Nokia, Philips, Samsung. Mesmo grandes empresas como as mencionadas acima não viram a necessidade de ter um símbolo para se posicionar no mercado. Há apenas um elemento nominativo para representá-las.
Mas por que é importante saber disso?
Conhecer o que é uma marca nominativa, bem como os demais tipos existentes, pode ajudar na diferenciação e identificação de um produto ou serviço e é essencial para requerer a proteção para direitos exclusivos de uso por meio do registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). No entanto, para dar esse passo, é importante definir um tipo para sua marca.
O que é marca nominativa
A marca nominativa é aquela que contém apenas letras ou palavras. Também é conhecida como marca fonética, isso porque uma das suas funções, além de identificação da empresa ou produto, é proteger a fonética, em outras palavras, é garantir que nenhuma outra empresa terá uma marca com o mesmo som ou “texto” que a sua. Para ficar mais claro, vamos trazer um exemplo.
Digamos que a sua empresa seja representada pela palavra “Zuzulândia” e está registrada no órgão competente (INPI). O seu concorrente, o “Sussulandja”, muito provavelmente terá dificuldade em efetuar o registro, pois a verbalização de ambas as marcas é semelhante.
Quando o nome da marca não tem qualquer relação com os aspectos artísticos, como fontes, cores, elementos gráficos e formatos, chamamos de nominativa. Estas são ligadas apenas à sua grafia, sendo assim, é composta exclusivamente por letras e números ou símbolos sem se considerar qualquer estilização.
Por outro lado, ao escolher a opção de ter o nome da sua empresa apenas “redigido”, ele precisa ser exclusivo, forte e distinto sonoramente de todas as outras marcas já registradas no INPI. Isso para evitar qualquer probabilidade de ser confundida com marcas existentes e registradas.
Aqui a dica de ouro para não ter problemas é evitar usar uma marca que descreva um serviço ou produto ou mesmo que enfatize uma qualidade. Lembre-se que precisa ser EXCLUSIVA! Então, utilize esta opção se a sua marca realmente não utilizar nenhum outro item distintivo.
Qual a diferença entre marca nominativa, figurativa, mista e tridimensional?
Na hora de criar uma logomarca é possível fazer isso compondo-a com apenas nome, símbolo ou fazer uma composição que tenha os dois elementos. Não tem regra definida para fazer esta escolha, no entanto, é essencial conhecer as possibilidades para analisar qual a que se encaixa melhor com o seu negócio.
Marca Nominativa
A marca nominativa é a marca composta exclusivamente por palavras, letras e números combinados e neologismos. Mais abaixo entramos a fundo para te explicar este conceito e como ele pode ser interessante para a sua empresa
Marca figurativa
Uma marca figurativa é composta por desenho, imagem, ideograma e forma figurativa de texto. Ainda pode ser formada por algarismos ou palavras redigidas por alfabetos distintos do ocidental (chinês, árabe, etc.)
Marca Mista
A marca mista é a logomarca que combina elementos visuais como símbolo, imagem ou desenho com um texto. Em outras palavras, é a junção da marca nominativa com a figurativa.
Marca Tridimensional
É considerada como marca tridimensional a forma exclusiva de um produto, sendo que seu formato (embalagem ou design) possa ser diferenciado de itens semelhantes. Um exemplo, é a garrafinha de Coca-Cola, onde a embalagem é distinta das demais bebidas do mercado.
Como funciona o registro de marca nominativa
O registro de marca é o que assegura a propriedade sobre determinada marca, garantindo a segurança do seu empreendimento. Ele é realizado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e permite que você atue em todo o território nacional, evitando que outras pessoas utilizem seu nome, logotipo ou embalagem criada.
O registro de marca tem validade de 10 anos e pode ser renovado sucessivamente pelo mesmo período. Na hora de fazer o registro de marca, você pode optar por u dos tipos de marca que já explicamos: marca mista (logo + nome), marca nominativa (apenas o nome), marca figurativa (apenas o logo) ou tridimensional (forma ou embalagem de produto).
Ao optar pelo registro de marca nominativa, você estará protegendo apenas o nome de seu negócio. Digamos que hoje você registra sua marca como nominativa, mas com o passar dos anos você verificou a necessidade de criar um logotipo, com símbolos. A recomendação é que você entre com um novo pedido de registro junto ao INPI, isso para garantir a exclusividade sobre a utilização da nova marca.
Caso não haja o registro do logo, isso pode oferecer margem para a concorrência utilizar o mesmo logo com nome diferente, bem como utilizar um logo similar ao seu sem estar infringindo seus direitos. Se um concorrente registrar antes, você perde o direito de uso.
Qual tipo de marca é melhor registrar?
Não existe um tipo que seja considerado melhor que o outro. Tudo irá depender do que você deseja alcançar com o seu empreendimento ou produto, bem como qual a extensão da proteção que deseja para a sua empresa, entre outros fatores.
Você ainda pode cadastrar tipos diferentes de marca conforme a função — identificação do produto ou serviço, certificação, indicação de origem e uso coletivo — apresentação e notoriedade. Por exemplo, a sua empresa é detentora de um produto que possui uma embalagem exclusiva (tipo a garrafinha da Coca-Cola ou do Yakult).
Neste caso, você pode fazer o registro da marca da sua empresa, que pode ser nominativa, figurativa ou mista e ainda assim efetuar o registro da marca tridimensional.
------
Espero que você tenha gostado deste texto e, se surgir qualquer dúvida, pode deixar seu comentário abaixo. Nós da Consolide vamos ficar muito felizes em poder tirar suas dúvidas.
Deixe seu comentário