O que é Branding?

Independente do tamanho da empresa, investir em branding é tornar a marca um sucesso, aumentar a visibilidade e os resultados. Saiba como fazer neste post.

Por Daiana Meller 11 min. de leitura

Mais do que investir em um bom produto, cada vez mais como empresas precisam buscar formas de se diferenciar da concorrência, de se posicionar como referência e aumentar os resultados . Para isso, muitos empresários estão investindo em branding (gestão de marca) .

Apesar do nome complicado e em inglês, não são apenas as grandes empresas que estão colhendo os benefícios. Negócios de pequeno e médio porte têm investido em branding e conquistado excelentes resultados.

Vamos à compreensão do que é gestão de marca e sua aplicação em empresas!

O que é Branding

Branding é o nome, a logomarca, o slogan, o símbolo. É o que as pessoas falam , é como o público identifica sua empresa. É a promessa que a sua marca faz aos clientes, é o sentimento que provoca e o que as pessoas lembram quando pensam na sua marca. Tudo isso é Branding (derivado de brand, que significa marca em inglês).

De um jeito mais simples, é o conjunto de ações colocadas em prática por uma empresa com o objetivo de gerir uma marca , atuando diretamente a partir de uma concepção até o posicionamento no mercado.

O trabalho de gestão de marca engloba todos os elementos que compõem a identidade visual, comunicação, marketing, produto, atendimento de clientes de uma empresa. Tem o objetivo de tornar uma marca forte, conhecida e conhecida p ou todos os consumidores. Para isso, utiliza diferentes ações para melhorar o posicionamento de uma empresa no mercado.

Para ficar mais claro, assista ao vídeo abaixo. 

Vamos à um exemplo prático: quando você vê o símbolo da maçã, aquela maçã mordida, o que vem na cabeça? Certamente tecnologia, inovação, prazer, simplicidade no uso, durabilidade. Para chegar a este resultado, a Apple fez um planejamento de branding .

Neste trabalho, a marca enfatiza em toda a comunicação, estratégias de marketing, produtos, atendimento, características e diferenciais de produto e mercado para “entrar” na cabeça do consumidor. Mas não se engane, não é um trabalho fácil. Exige planejamento e muita transpiração.

O Branding está intimamente relacionado com o valor da sua marca . E você, já sabe quanto vale a sua marca ? Pense nisso! Até o final deste texto, você vai entender como fixar sua marca na mente dos consumidores e descobrir como aumentar o valor dela. 

Algumas empresas estão usando Branding

Independente do porte da empresa (MEI, ME, EPP, etc.) , ter uma boa estratégia de gestão de marca pode ser a diferença entre ser lembrado ou não pelo público. Mas um bom branding não se constrói da noite para o dia. É preciso saber onde se quer chegar e como vai fazer para alcançar este objetivo.

U m bom plano de ação pode ser a diferença total entre alcançar os objetivos e excelentes resultados ou o total “tiro no pé”, correndo o risco de chegar a um objetivo bem diferente do esperado. Conheça abaixo algumas marcas que investiram em um planejamento de Branding e estão colhendo excelentes resultados.

Call to Action Crie uma Super Marca

Loja Custumez

Proprietárias de uma loja, como empresárias Sandra Zardo e Judith Zardo optaram por mudar a marca no terceiro ano. Elas foram em busca da profissionalização e contrataram o serviço de branding . Identificaram pontos fortes e diferenciais da marca , pintaram parede, trocaram móveis, fizeram parcerias com outras empresas.

Coisas que antes do trabalho de branding passava despercebida, viraram oportunidade de negócio s, melhorando a experiência do cliente com a marca. Os serviços de consultoria de imagem, ajustes de roupa e sapataria passaram a fazer parte do pacote de serviços da loja. Agregando ainda mais valor ao cliente final.

Todas estas mudanças trouxeram um resultado expressivo. “A gente percebeu que crescemos de 20% a 30% depois do investimento na gestão da marca e na gestão do negócio também”, conta Judith Zardo para o portal de notícia G1. Veja o case completo aqui.

 

Cemitério Jardim da Ressurreição

Branding não é só layout de loja. É como você fala e é lembrado pelo seu público. O cemitério piauiense apostou no humor para entrar na cabeça das pessoas e transformar o amor do público. A voz da marca e o posicionamento nas redes sociais passaram por transformação com base em uma estratégia de branding nas redes sociais.

Antes de chegar nas postagens super engraçadas de hoje, o Cemi - como é carinhosamente chamado pelo público - iniciou a transformação de forma gradual para não “causar”. 

A marca aproveitou temas do momento para criar memes e transformar o contato com o público. Como resultado do reposicionamento da marca nas redes sociais, o Cemi ganhou em pouco tempo mais de 165 mil seguidores e aumentou  expressivamente a interação com o público (entenda o case completo aqui). Com uma estratégia simples, o Cemi atingiu o objetivo de ser ainda mais conhecido.

Agora imagine, se até um cemitério e uma loja tradicional de roupas foram capazes de investir em branding, melhorando o posicionamento da marca e a experiência do público, o que a sua empresa poderia ganhar com branding? Pense nisso. Afinal, gestão de marca é para todas as empresas, não apenas para as “grandonas”.

Como potencializar resultados com gestão de marca

Ter uma estratégia consistente de gestão de marca e colocá-la em prática traz resultados expressivos. Mas o grande desafio da maior parte das empresas brasileiras é que dispõem de poucos recursos para investir em um trabalho especializado.

Então para ajudar você a se diferenciar dos concorrentes, fortalecer a sua marca e transformar a sua empresa em referência no segmento de atuação, montamos um guia para te ajudar nisso! Se liga nos tópicos abaixo, eles são essenciais para fazer uma gestão de marca.

Público-Alvo

Conheça a fundo quem é o seu público-alvo, quais as características mais relevantes deles, o que lêem (revistas, jornais, portais de notícias), em quais redes sociais estão, quais dores possuem e o que sua empresa pode resolver, quais os principais desafios que possuem, qual o sexo e a idade deles, qual renda média mensal etc. 

Você pode fazer isso montando um questionário e pedir para que ao final de uma compra os clientes respondam. Aproveite para colher feedbacks do atendimento e o que gostaram na experiência com a sua marca. Lembrando que você pode fazer um questionário anônimo e depositado em uma urna para que os clientes se sintam à  vontade de preencher.

Quando tiver uma amostragem, analise e verifique os pontos comuns. Caso ainda não tenha ficado claro, volte a fases anteriores e colete mais questionários com os clientes.

Conheça os diferenciais da sua empresa

Comece identificando as fortalezas, oportunidades, ameaças e fraquezas do seu negócio. Para isso, você pode montar uma matriz SWOT. Faça um breve estudo dos seus concorrentes e identifique quais são os seus principais diferenciais em relação a eles. 

Identifique seus diferenciais e oportunidades de negócio com a matriz SWOT

Não tem? Então crie uma estratégia para desenvolver bons diferenciais. Identificou alguns? Avalie se eles podem virar oportunidades para aumentar a renda. Pense em como utilizá-los na comunicação e apresente-os aos clientes. 

Identidade Forte e Consistente

Analise a sua marca hoje. Sua identidade visual, slogan, forma que se comunica com o público (voz e tom da marca), slogan, elementos visuais são consistentes ou desconexos? Eles estão alinhados com o propósito, missão, visão e valores do negócio? 

Busque a unidade. A dica é ser consistente em toda a identidade visual e comunicação.

Posicionamento de Marca

A análise de todos os pontos anteriores vai ajudar a construir a personalidade da marca, bem como posicioná-la no mercado. Para ficar claro, posicionamento de marca é ter claro as principais vantagens, características e diferenciais do seu negócio e transmitir isso de forma clara para colaboradores, consumidores e fornecedores. 

Um exemplo é a Uber, que se diferenciou no mercado por se posicionar como uma empresa inovadora e disruptiva em um segmento tradicionalmente conhecido: o transporte.

A Uber, seguindo sua estratégia de posicionamento de marca, trouxe como grandes diferenciais a segurança, o baixo custo e uma experiência incrível, bem diferente da vivida pelos usuários no transporte coletivo e táxis. Agora que você já conhece os seus diferenciais, faça como a Uber? Rompa os padrões!

Olhe para o seu mercado e para o que os consumidores anseiam, analise como a sua marca e produto podem agregar valor no cenário atual. Desenvolva um plano de ação e coloque em prática

Mas tenha uma coisa em mente, sempre: o foco é no cliente!

Mantenha o foco no Cliente

O seu negócio é feito de pessoas para pessoas. Então, mantenha o cliente no centro das suas estratégias e crie experiências positivas no relacionamento, afinal, este pode ser mais um grande diferencial do negócio.

Um case muito legal disso é a Nubank. Com o objetivo de transformar a experiência do usuário com os serviços financeiros, a empresa inovou na forma como um banco se relaciona com o cliente. Cartão de crédito sem taxas, informações acessíveis e transparentes na palma da mão e uma forma simples e ágil de se comunicar com o cliente.

Você não precisa fazer igual ao Nubank, mas foque em provocar uma boa experiência no seu cliente. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido e recebido em algum lugar? E o melhor: para fazer isso, não precisa investir fortunas, basta entender o que o cliente deseja.

Por exemplo, a loja Custumez - case mencionado anteriormente - não fez grande revoluções, apenas ofereceu outros serviços para entregar valor ao cliente. Agora além do vestuário, oferecem consultoria de imagem, serviço de ajuste de roupa - tudo isso sem precisar ir a outro lugar. 

Aqui o ideal é fazer um exercício interessante: coloque-se no lugar do seu cliente. Se você utilizasse os serviços do seu negócio, como se sentiria? Qual a experiência que teria? 

Colocando o plano em ação

Agora que você já tem todas as diretrizes, é hora de agir. De nada adianta ter tudo isso pronto e deixar na gaveta, certo?

 

Primeiro, centralize todas estas informações em um local onde você pode consultar constantemente. Agora que você já sabe onde quer chegar, mapeie tudo o que precisa ser feito e divida em etapas. A dica de ouro é quebrar em passos de baixa complexidade. Não se preocupe em ordená-los neste momento. 

Agora que você tem as etapas, organize-as de acordo com a prioridade e dependência. Por exemplo, você precisar reformar a loja e fazer o redesign da sua marca. Primeiro, foque no redesign, que é passo essencial para manter a consistência da identidade visual e verbal. Só depois de pronto e aprovado o novo logo faça a reforma da loja.

Comunique os colaboradores sobre as mudanças e os objetivos que visa atingir. Compartilhe o plano de ação, afinal, todos precisam estar em sinergia, se envolver e se engajar com o projeto. Assim você minimiza os impactos das mudanças e reduz a insegurança e resistência de todos.

Não esqueça o cliente. Conte as novidades! Vai fechar para reforma? O seu cliente precisa saber. Vai lançar um novo produto? O seu cliente precisa saber. Mudou a logomarca? Comunique o seu cliente.

Logomarca com base no Branding

Analise a sua marca hoje, está alinhada com os objetivos, propósito, missão, visão e valores do negócio? Não? Então mude isso!

A sua logomarca entrega tudo o que a sua marca é? Não. Então repense ela. Se for necessário, converse com um especialista para criar uma identidade consistente. Tenha um nome e logotipo forte, escolha bem as cores que vão representar o seu negócio, opte por uma tipografia e slogan alinhados com a sua marca. Defina o Tom e Voz da sua comunicação e mapeie os canais que vai utilizar. 

Lembre-se do público-alvo. A sua identidade precisa conversar com ele. Caso você utilize a linguagem verbal e visual inadequada para o seu público, pode não alcançar os resultados esperados. 

Crie um plano de lançamento e comunicação junto aos clientes e ao mercado. Replique em todos os canais da empresa: site, redes sociais, fóruns, blog, materiais impressos, etc. Aqui a dica de ouro é: seja consistente, posicione-se. Tenha uma logomarca alinhada ao seu branding .

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Ficou com alguma dúvida sobre algum ponto que levantamos nesta postagem do blog? Então não perde tempo, deixa sua pergunta aí nos comentários. E se você gostou do conteúdo ou passou por um processo feito à vontade para contar a sua experiência nos comentários abaixo. Nós queremos saber a sua opinião.

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