O número de escolas de idiomas só cresce no Brasil. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) , as escolas que ensinam línguas representam 6% do faturamento total de todo o setor de educação . Um segmento bem expressivo, né?
Só em 2018, como escolas de idiomas movimentaram R $ 11,4 bilhões e tiveram um aumento de 6,5% no número de unidades espalhadas pelo país. Portanto, os dados mostram que esse mercado tem grande potencial de crescimento.
Levando em consideração que apenas cerca de 5% da população brasileira fala uma segunda língua, há oportunidades para quem deseja empreender neste ramo. Se você está de olho nos adultos e nas crianças que querem aprender ou aprimorar uma língua e pensa em investir, continue lendo. Vamos usar alguns macetes de como escolher um nome para sua escola de idiomas.
O que se atentar ao escolher o nome de uma escola de idiomas
A seguir 6 excelentes pontos que você deve ter em mente para construir um nome matador para sua escola de inglês, francês, alemão ...
1.Escolha um nome curto e fácil de lembrar
É comprovado cientificamente: nosso cerebro não consegue absorver muitas informações ao mesmo tempo . Ou seja, a gente demora um tempinho para processar, revelar e reter informações simultâneas. Por isso, escolher um nome curto e fácil de ser memorizado é bem importante.
Veja os exemplos de marcas famosas no mundo todo: IBM, Apple, Uber, Nestlé. São nomes simples, curtos e com sonoridade.
Já a marca de sorvetes Häagen-Dazs é um exemplo de nome famoso, porém difícil tanto para falar quanto para escrever.
E você não quer que seus clientes tenham dificuldade para pronunciar o nome de sua escola de idiomas, né? Então bora escolher um nome curto e simples!
Se você escolher um nome em outro idioma - o que é bem comum em se tratando de escolas de línguas - se a pronúncia e a escrita são fáceis e se a palavra é conhecida pelos brasileiros. Um exemplo conhecido: Wizard, que significa mago em português.
2. Escolha um nome único, original, que você nunca tenha visto por aí
Tenha sempre em mente que é o nome que vai chamar a atenção do público e fazer os consumidores lembrarem de seu negócio. Jamais crie um nome muito semelhante a uma marca que já existe.
Daqui a pouco vamos falar sobre uma coisa muito importante que é o registro de marca. Marcas produzidas não podem ser copiadas, por isso é importante considerar isso na escolha do nome de sua escola. Já, já retomamos esse assunto.
3. O nome da escola de idiomas deve se conectar com o público
Já que estamos falando de uma escola de idiomas, uma sugestão é colocar um nome que se conecte com os futuros alunos - que são os clientes de seu negócio. Lembre-se de que o nome precisa ser simples e, de preferência curto, mas sobretudo que seja atrativo para o público-alvo.
Pensando em escolas de idiomas que você conhece, já observou que a maioria têm nomes que “representam” uma outra cultura? Top Way, Wizard, Rockfeller, Wise up são alguns dos exemplos de nomes que se conectam com o público que pretendem atingir.
O nome pode revelar a natureza do negócio, de forma indireta, remetendo aos aspectos de seu serviço. Mas alguns exemplos de nomes inventados, originados de palavras completamente novas para representar uma marca. Yázigi é um bom exemplo: tem a vantagem de ser um nome completamente distinto de qualquer outra escola de idiomas.
4. Considere a expansão de seu negócio
É bastante comum que escolas de idiomas se tornem uma rede de franquias. Não só pela oportunidade de mercado, mas também por ser uma forma interessante de expansão da marca. Então, na hora de escolher um nome, leve em consideração a possibilidade de expandir o empreendimento.
Além disso, considere também a oferta de serviços. Por exemplo, se a sua escola vai ensinar apenas a língua inglesa nos primeiros anos, mas no futuro você pretende dar cursos de espanhol e francês, não coloque a palavra “inglês” em sua marca.
5. Tempestade de ideias – utilize uma técnica de brainstorming
Reúna algumas pessoas de sua confiança para sugerir nomes para o seu negócio. Neste momento, não se esqueça de levar em consideração todos os passos anteriores como a simplicidade, a pronúncia e a sonoridade do nome. Uma técnica interessante de brainstorming (tempestade de ideias) é a seguinte:
- Prepare um ambiente legal para receber as pessoas. A ideia é deixá-las confortáveis o bastante para que comecem a pensar em ideias legais de nomes para sua marca.
- Faça com que todos do grupo sintam com que suas ideias são levadas em consideração. - Jamais julgue ou deboche de qualquer sugestão! Isso pode causar insegurança nas pessoas e acabar com o fluxo criativo.
- Ter um tempo máximo determinado ajuda a criar um senso de urgência no grupo, favorecendo o foco de todos os participantes na tarefa.
- Distribua cinco adesivos Post it e caneta para cada um dos participantes. O grupo deve escrever uma sugestão de nome em cada um dos adesivos e colar em um quadro de brainstorming.
- Depois que todos escreverem as ideias de nomes, vá selecionando aqueles que você mais gosta.
- Considere de três a cinco opções como suas preferidas. Agora vá para o próximo passo.
6. Pesquise se os nomes que você selecionou não são marcas registradas
Lembra que falei no início sobre escolher um nome único, original, que você nunca tenha visto por aí? Agora você vai entender por que esse conselho é tão importante. Quando você tiver ideias de nomes e criar a sua marca, é necessário verificar se o nome está disponível para registro, comprar seus domínios na internet e também criar páginas nas redes sociais.
Para saber se uma marca já existe legalmente, não basta procurar o nome escolhido no Google. No Brasil existe um órgão que regula o registro de marcas e patentes: é o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), que disponibiliza para consulta pública os registros de marcas que já existem e também aqueles que estão em andamento.
Entretanto, sua pesquisa de marcas registradas no site do INPI deve ser criteriosa, levando em consideração o logotipo e o nome completo, além de prefixos e combinações variadas.
Mas sua pesquisa não termina aí. Após realizar a pesquisa de marcas no INPI, você também precisa conferir se o nome já existe no site da Junta Comercial do seu Estado, o órgão responsável pelo registro de atividades ligadas a sociedades empresariais.
Todos os nomes que você achou interessantes em sua sessão de brainstorming devem passar pelo mesmo procedimento. E se os nomes pesquisados no site do INPI já foram registrados, você não terá outra escolha senão pensar em um novo nome, repetindo os processos que sugerimos aqui.
Afinal, você não pode, em hipótese alguma, usar o mesmo nome de uma marca registrada . De acordo com a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279 / 96), a prioridade da marca é de quem solicitou o registro primeiro no site do INPI.
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Gostou de nossas dicas? Se você tiver alguma dúvida sobre a pesquisa de marcas relacionadas, deixe seu comentário!
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