Você alguma vez já pensou no importante papel que o setor de beleza desempenha no Brasil? Pois fique sabendo que ele é um dos mais promissores e que mais cresce no país, mesmo diante do cenário de crise atual. Em 4º lugar no ranking mundial, de acordo com o IBGE, o mercado de salões de beleza movimenta a economia e ajuda na renda de muitas famílias.
Os dados do Euromonitor mostram o espetacular número de salões formais no Brasil: cerca de 500.000 estabelecimentos abertos, com previsão de crescimento de até 4,5% até 2021. Desses, 83% são focados no público feminino.
Impressionantes 7 mil salões formais são abertos por mês no Brasil. Mas a estimativa é de que este número seja ainda maior, pois há muitos salões funcionando ainda na informalidade.
E não para por aí. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado de beleza cresceu anualmente 8,2% nos últimos 10 anos e movimentou cerca de R$ 100 bilhões por ano.
E pra encerrar os dados, uma curiosidade: você sabia que as brasileiras gastam 11 vezes mais com serviços de beleza por ano do que as inglesas, por exemplo?
Com os números que acabamos de ver, é possível dizer que há muita concorrência no mercado. E muitos salões com o mesmo nome! Então, se você quer empreender no ramo e criar uma marca de sucesso, fique ligado em nossas dicas para escolha de um nome bonito e original para o seu salão de beleza.
5 dicas para a escolha de nome de salão de beleza
#1 Faça um brainstorming
Reúna amigos ou colaboradores - ou qualquer pessoa de sua confiança - para sugerir nomes de salão de beleza. Esta técnica se chama brainstorming, ou simplesmente “tempestade de ideias”.
O Brainstorming é uma sessão onde as ideias vão sendo anotadas em pedaços de papel ou post its, gerando interação e estímulo à criatividade. Entregue um bloquinho e uma caneta para cada participante e peça para que escrevam suas ideias, colocando-as em um quadro geral. Leve em consideração todas as ideias do grupo. Por fim, separe aqueles que você mais gosta.
Nas próximas dicas, há algumas coisas a serem levadas em conta na escolha do melhor nome. Continue aqui.
#2 Escolha um nome fácil
É sabido que o nosso cérebro demora um tempinho para processar, armazenar e reter as informações. Por essa razão, ao criar uma marca, é melhor escolher um nome curto e fácil de ser memorizado.
Afinal, sua marca pode demorar um pouco para se tornar conhecida do público, e você não quer que os seus clientes tenham dificuldade para pronunciar o nome do salão de beleza, certo?
A regra básica para a escolha do nome é: a pronúncia e a escrita devem ser fáceis. Cuidado com estrangeirismos! Siglas podem ser uma boa opção.
Ah, seu nome ou sobrenome (ou os dois juntos) também podem ser escolhas inteligentes. O salão de beleza carioca Studio W, sob o comando do cabeleireiro Wanderley Nunes, é um exemplo bem-sucedido de marca, cuja letra W é a primeira letra do nome do proprietário.
#3 Escolha um nome único e original
Com efeito, um nome único e original é capaz de fazer os consumidores lembrarem de seu negócio pra sempre. Então jamais crie um nome muito semelhante a uma marca que já existe no mercado.
É importante realizar uma pesquisa sobre o perfil das marcas que já existem no Brasil, e se diferenciar o máximo possível na escolha do nome da sua. Veja alguns nomes de salão de beleza que são famosos nas capitais:
- Blend Your Mind – São Paulo
- Kamura – São Paulo
- MG Hair Design – São Paulo
- Studio W – São Paulo
- LM Studio – Belo Horizonte
- Torriton Beauty & Hair – Curitiba
- Vimax Art Hair Beauty – Curitiba
- Barberbeauty – Salvador
- Heliodiff Instituto de Beleza – Brasília
- Ricardo Maia hair Make-up – Brasília
- Hugo Beauty – Porto Alegre
- Mirage Intercoiffure – Porto Alegre
- Care, Body & Soul – Rio de Janeiro
Percebam que palavras secundárias - Studio, Beauty e Hair - aparecem repetidas vezes em nomes de salão, mas o nome principal não. Nomes únicos têm mais chance de serem reconhecidos - e inclusive registrados. E é sobre esse assunto que a gente vai abordar a seguir.
#4 Verifique se o nome de salão de beleza não é uma marca registrada
Cena 1: você realiza um brainstorming com seus colaboradores e acaba escolhendo um nome incrível para o seu salão de beleza.
Cena 2: investe um dinheirão na criação do logotipo, da identidade visual e da fachada do seu estabelecimento.
Cena 3: descobre que já existe outro salão de beleza com o mesmo nome - e na mesma cidade!
Cena 4: o outro salão tem o Registro de Marca.
Corta para cena final: você perde a sua marca e todo o investimento que foi feito.
Não, esse não é um roteiro de filme de terror. Isso acontece mesmo, todos os dias: empreendedores que escolhem um nome para seus salões e descobrem que o mesmo já existe e já foi devidamente registrado.
Anote aí: para saber se uma marca existe legalmente, não basta procurar o nome escolhido no Google.
No Brasil existe um órgão que regula o registro de marcas e patentes, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O instituto disponibiliza para consulta pública os registros de marcas que já existem e também aqueles que estão em andamento.
O Registro de uma Marca é o que protege de fato aquela determinada marca, tal como a escritura de um imóvel. Portanto, você não pode usar um nome que já foi registrado.
Ao escolher um nome para o seu salão de beleza, verifique se ele já não está registrado. E para isso, sua pesquisa de marcas registradas no site do INPI deve ser criteriosa, levando em consideração o logo e o nome completo, além de prefixos e combinações variadas.
Veja aqui como fazer essa pesquisa.
Dica Consolide
Após realizar a pesquisa de marcas registradas no INPI, você também precisa conferir se o nome já existe no site da Junta Comercial do seu Estado, o órgão responsável pelo registro de atividades ligadas a sociedades empresariais. Só então você poderá colocar um nome em seu salão de beleza.
#5 Pense na expansão de seu negócio
Uma última dica, porém não menos importante: escolha um nome “universal”, que contemple produtos e serviços diversificados. Explicando: pode ser que seu salão fique tão conhecido que seja convidado a nomear uma linha de produtos especiais para cabelo. Mais um motivo pelo qual sua marca deve ser marcante o suficiente para estampar as embalagens dos produtos.
Além disso, seu negócio pode dar tão certo (e torcemos muito para que isso aconteça!) que você queria expandi-lo, não só criando filiais de seu salão de beleza como também empreendendo em uma rede de franquias.
Ah, e não esqueça de conferir se o nome escolhido poderá ser pronunciado em outros idiomas. Afinal, quem garante que sua marca não vire uma estrela internacional, ein?
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Por hoje é isso, pessoal. Se você quiser mais conteúdos sobre empreendedorismo, fique sempre ligado em nosso blog. Semanalmente trazemos conteúdos interessantes para você!
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