“No futuro, todos terão seus quinze minutos de fama'', disse certa vez o pintor americano Andy Warhol. Ele estava certo. Hoje em dia, com a facilidade de mostrar sua vida e suas realizações nas redes sociais, todos nós podemos desfrutar de alguma fama na internet.
Mas tem umas pessoas que se destacam ainda mais: são os digital influencers, ou simplesmente influenciadores digitais - aqueles que influenciam pessoas através do conteúdo que produzem em diferentes canais.
Mas na mesma proporção em que cresce o número de digital influencers nas redes, aumenta também o número de cópias ou uso indevido de perfis na internet. Inclusive aumentam os casos em que uma pessoa ou empresa se aproveita da fama de influenciadores para lançar produtos no mercado, sem a devida autorização.
Isso aconteceu com uma das primeiras influenciadoras da internet, a blogueira Camila Coutinho. No passado, uma empresa fabricante de cosméticos lançou uma linha de produtos utilizando o nome “Garota Estúpida” - o mesmo nome do blog de Camila, o “Garotas Estúpidas”.
Por sorte, Camila havia feito o registro de marca e venceu na justiça o processo contra a fabricante de cosméticos. Como o blog Garotas Estúpidas tem registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a marca tem total exclusividade de uso em território nacional.
Percebeu agora por que um digital influencer precisa registrar sua marca? Vamos entender tudo em detalhes, logo adiante.
Digital Influencer precisa de registro de marca?
O registro de marca mostra-se tão essencial para aquele empreendedor que está começando um pequeno negócio quanto para um influenciador famoso na internet. O registro nada mais é do que um título concedido pelo INPI, órgão do governo federal, que assegura a propriedade sobre uma marca e o direito de utilizá-la com exclusividade no Brasil, em seu segmento de atuação.
A marca “Garotas Estúpidas” só conseguiu impedir que terceiros usassem marca semelhante à sua sem autorização, porque tinha o registro do blog no INPI.
Explicando melhor: o registro de marca impede que qualquer pessoa copie o nome ou o logotipo da sua marca, seja ela um negócio formalizado com CNPJ ou apenas um perfil no Instagram.
Note que você nem precisa ter uma razão social para fazer o registro e proteger a sua marca na internet. Pode fazer como pessoa física, sendo um digital influencer ou não.
3 razões para o influencer fazer o registro de marca
Com uma conexão wi-fi qualquer um pode se tornar um digital influencer e começar a expôr seu nome na internet, bem como criar produtos com sua marca. Veja as 3 principais razões para ter o registro no INPI:
1. Fazer licenciamento de produtos
Você poderá licenciar produtos com seu nome ou sua marca. Por exemplo, se você for um influenciador na área da beleza, pode criar uma marca de maquiagem ou cosméticos com seu nome.
2. Impedir cópias e uso indevido da marca
Você poderá impedir legalmente alguém de utilizar seu nome ou marca de seus produtos na justiça, inclusive pedindo indenização caso alguém os use indevidamente, sem a sua autorização.
3. Evitar o risco de perder a marca
Você evita o risco de ter que trocar de nome ou apelido em seu perfil nas redes sociais, caso alguém registre a marca antes de você. Isso porque, segundo a Lei da Propriedade Industrial (Lei n. 9.610/98), quem registra a marca primeiro é o proprietário dela. Quem tem o registro tem o direito de impedir qualquer outra pessoa ou empresa de utilizar ou reproduzir a marca.
Em resumo: registro de marca é uma segurança para que ninguém copie ou utilize sem autorização algo que já é seu. Ele inclusive protege você e seu negócio do risco de estar utilizando uma marca que já foi registrada, sem saber. Veja mais riscos a seguir.
Riscos de lançar uma marca na internet e não fazer o registro
Se você é influencer, saiba que precisa registrar sua marca o mais rapidamente possível. Se uma pessoa copiar o seu nome ou a marca de seus produtos, e esta mesma pessoa fizer o registro no INPI, você não poderá fazer nada para proibir seu uso. Já imaginou? Dono da marca é quem a registra!
Mas o maior problema ainda pode surgir: o titular do registro pode entrar com um processo contra você, impedindo que seu perfil na internet utilize a marca e cobrando uma indenização por uso indevido de marca.
E se você constatar que já existe uma marca igual à sua que foi registrada, infelizmente terá que trocar o nome de seu perfil no Instagram e nas demais redes sociais para evitar qualquer risco. Afinal, é perigoso continuar utilizando a marca, pois pode a qualquer momento receber uma notificação. E então pode perder seguidores e (muito) dinheiro!
Portanto, a regra é clara: se você já usa uma marca há muito tempo e ainda não fez o registro dela no INPI, faça-o imediatamente. Fazer o registro de marca exige um certo conhecimento jurídico, já que é necessário escolher a classe da marca no INPI e anexar a documentação correta.
A Consolide facilita o que costuma ser a parte burocrática do registro da sua marca. Conte com a gente para fazer o seu registro de marca com praticidade e segurança!
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