Criação de identidade visual: como fazer, dicas e exemplos

Este artigo traz orientações para gestores e empreendedores que desejam criar uma identidade visual marcante para seus negócios. Leia mais.

Por Laury von Mühlen 6 min. de leitura

Ilustração de um laptop exibindo formas geométricas e textos. Ao lado, há um lápis e uma paleta de cores, com uma lâmpada acima simbolizando criatividade.

Você já deve ter ouvido o ditado “a primeira impressão é a que fica”, não? No mundo dos negócios isso realmente acontece, afinal, marcas com imagens bem construídas podem chamar atenção logo de cara. Não à toa, a identidade visual importa tanto! E como criá-la? Considerando objetivos e visões, acima de tudo.

A identidade visual engloba todos os elementos que representam visualmente uma empresa, desde cores e tipografias até formas e outros padrões. No geral, a recomendação é contar com um profissional para torná-la realidade, mas isso não significa que você deva “só assistir” o processo acontecendo.

Aliás, quanto mais próxima da criação de cada detalhe a pessoa responsável pela empresa está, mais chances de cada peça comunicar de verdade a essência, a personalidade e os valores da organização. Neste artigo, trouxe algumas informações interessantes sobre o tema.

Identidade visual: o que é?

É possível considerar a definição de identidade visual como um conjunto de elementos gráficos e visuais que representam uma marca. Fazê-la do jeito certo é ter e transmitir uma imagem coesa do negócio perante o mercado e o público.

Juntos, os elementos da identidade visual comunicam a essência da marca e criam uma conexão emocional entre ela e os consumidores, facilitando seu reconhecimento e sua lembrança, então, precisam ser consistentes e coerentes e estar em todos os materiais de comunicação online e offline.

Explico mais detalhes sobre eles logo adiante!

5 principais elementos da identidade visual

Os elementos da identidade visual complementam os da identidade de marca e incluem, por exemplo, logotipo, tipografia e cores.

  1. Logotipo: o logotipo é o símbolo ou a assinatura gráfica da marca. Ele deve ser único e ter elementos absolutamente “reconhecíveis”, digamos assim.
  2. Tipografia: até as fontes escolhidas para representar um negócio precisam ser pensadas para tornar a marca irresistível. Todas devem ser legíveis e refletir a personalidade da empresa.
  3. Paleta de cores: ao criar uma paleta de cores, são selecionadas as nuances da marca. Cada tom deve transmitir emoções e mensagens específicas ligadas às visões do negócio e ao público-alvo.
  4. Formas e ícones: são elementos gráficos adicionais que complementam o logotipo e o design em geral e que ajudam a reforçar a identidade da marca.
  5. Padrões e texturas: funcionam quase como elementos decorativos, portanto, devem ser definidos para depois serem aplicados em materiais promocionais ou similares. Além disso, adicionam profundidade à personalidade do negócio.

A descrição de cada elemento deixa ainda mais evidente a importância da construção completa e dedicada de uma identidade visual para o desenvolvimento de uma marca forte e “de presença”. É fato que cada detalhe marca até numa primeira impressão, influenciando a percepção e a confiança que as pessoas têm em relação às empresas das quais consomem.

Quando bem desenvolvida, a identidade visual diferencia a empresa de seus concorrentes e facilita o reconhecimento imediato dela pelo público-alvo.

Como criar identidade visual?

Engana-se quem pensa que a criação de uma identidade visual começa com o desenvolvimento do logotipo e com a escolha da paleta de cores e das tipografias. O passo zero, nesse caso, deve ser a compreensão da essência do negócio: suas missões, visões e valores, além da definição do público-alvo.

Somente depois de fazer uma reflexão sobre cada ponto, você pode começar de fato – seguindo os passos que enumerei no próximo tópico se quiser!

Como fazer identidade visual em 6 passos

Estruture um processo completo, preferencialmente contando com o auxílio de profissionais como designers gráficos, mas mergulhando de cabeça do começo ao fim junto desse especialista.

Aqui estão as etapas fundamentais da criação de uma identidade visual.

  1. Defina o público-alvo, a personalidade e o tom de voz da marca para que os elementos visuais desenvolvidos se alinhem com as expectativas dos consumidores.
  2. Junto ao profissional de design, desenvolva algumas versões de logotipo explorando estilos que representem a essência da marca. Depois, escolha um!
  3. Escolha as tipografias, ou seja, as fontes dos textos que aparecerão por aí. Elas também devem refletir a personalidade da empresa – moderna, tradicional, ousada ou elegante, por exemplo.
  4. Selecione a paleta de cores pensando na psicologia das cores e em transmitir emoções e sensações adequadas aos objetivos da marca.
  5. Finalmente, crie o manual de identidade visual do seu negócio, documento que serve como um verdadeiro guia para a aplicação correta, em diversos contextos, do logotipo, das tipografias, da paleta de cores e de todos os outros itens anteriores.
  6. Se você ainda não tiver um registro de marca, faça o seu junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o quanto antes e garanta a proteção de todo o seu investimento de tempo e dinheiro e a exclusividade de uso de logo e outros elementos.

Agora, acredito que alguns exemplos de negócios que acertaram em cheio na definição da identidade podem lhe inspirar.

Exemplos de uma boa identidade visual

Fica nítido nas comunicações de empresas como a Apple, a Coca-Cola, a Nike e o Google, seja nos meios online ou offline, todo o cuidado que seus responsáveis tiveram no desenvolvimento (e têm na atualização!) da identidade visual.

Provavelmente, se você olhar ao redor – na sua rua, no seu bairro ou na sua cidade – vai perceber outros empreendedores, mesmo donos de pequenos negócios, que tiveram o mesmo carinho e hoje podem dizer que suas empresas são lembradas só por uma cor ou uma imagem.

Apple

Com uma identidade visual marcada por um design minimalista e pelo famoso logotipo da maçã mordida, a Apple comunica inovação e sofisticação. A escolha de uma paleta de cores neutras e de uma tipografia elegante reforçam o vínculo com a alta tecnologia de design refinado.

Coca-Cola

A Coca-Cola usa sua identidade visual para evocar emoções e, principalmente, se colocar como parte de tradições em diferentes culturas. O logotipo em caligrafia clássica combinado com a icônica cor vermelha transmitem uma sensação de familiaridade e alegria.

Nike

No mundo dos esportes, a Nike é sinônimo de movimento e inspiração, tem um logotipo reconhecido mundo afora e diretamente ligado à velocidade e dinamismo e uma tipografia forte, geralmente marcada pelo negrito, mostrando-se disposta a motivar as pessoas a superarem seus limites.

Google

O Google usa cores vibrantes e uma tipografia amigável para transmitir a sensação de acessibilidade e de inovação. Seu logotipo multicolorido reflete a diversidade de produtos e serviços oferecidos pela marca e reforça a ideia de que a empresa é uma ferramenta universal.

Até quem não gosta de Fórmula 1 e bate o olho nas rodas do carro da McLaren usado na temporada de 2024 consegue dizer a quem pertence uma parte do patrocínio…

Imagem de um carro de Fórmula 1 em um ambiente interno. Os aros das rodas exibem as cores vermelho, azul, verde e amarelo organizadas de forma circular, remetendo ao logotipo do Google.

Foto: Divulgação

Agora é a sua vez de criar algo memorável!

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