13 prompts de IA para criar nomes de empresas

Você sabe como usar a IA para criar nomes de empresas? Aprenda neste artigo e veja 13 exemplos que é só você copiar, colar e adequar aos seus desejos!

Por Laury von Mühlen 9 min. de leitura

Uma mulher segurando um tablet ao lado de um robô e uma lâmpada, simbolizando criatividade e tecnologia.

Não é errado você contar com a Inteligência Artificial (IA) para criar o nome de uma empresa, mas tenha atenção para evitar plágio e não deixe de consultar o nome criado para descobrir se ele já não está em uso por outra marca.

Esse tipo de ferramenta economiza bastante tempo e pode lhe dar centenas de ideias em menos de um minuto, por isso, mesmo que seja só para conseguir inspiração e um empurrãozinho na criatividade, talvez valha acessá-la de vez em quando.

Separei alguns comandos que você pode aplicar quando estiver no universo da IA procurando por nomes e trouxe detalhes sobre a importância de escolher bem a “identidade escrita” do seu negócio. Leia adiante!

Por que usar a Inteligência Artificial para criar o nome de uma empresa?

A IA traz várias ideias legais na hora de escolher nome para marca. Isso se você souber como pedi-las! E pode ajudar, por exemplo, na busca por inspiração. Com ela, você também consegue testar diferentes combinações de palavras até chegar a um resultado adequado à sua proposta de negócio e ao nicho de atuação.

Outros benefícios do uso adequado e legal da tecnologia são: maior fluidez da criatividade, adequação do nome a detalhes importantes ligados ao público-alvo e economia de tempo.

Criatividade

A IA pode contribuir com o brainstorm que você vai ter junto a familiares, amigos e/ou sócios. Esse processo nada mais é, na tradução livre do inglês para o português, do que uma “chuva de ideias” – que precisam ser anotadas para, em seguida, serem ponderadas.

Testes e mais testes

Sabe quando você gosta de um nome mas sente que ele ainda tem como melhorar? Com o auxílio da IA, dá para testar diferentes combinações e opções, observando como cada alternativa se encaixaria em diferentes contextos, peças etc.

Compreensão do público-alvo

É possível pedir à IA informações sobre o público que você atinge ou pretende atingir: o que atrai tais pessoas, por que elas compram, como escolhem entre determinados produtos ou serviços…

Obtendo respostas para perguntas assim, a assertividade da escolha do nome aumenta.

Adequação do nome a detalhes importantes

Sabendo o que solicitar, ainda dá para conseguir sugestões bem personalizadas. Quer ideias para uma empresa de produtos naturais, focada no público 50+, que abre todos os dias da semana às 5h da manhã e entrega os produtos em casa? Seu desejo será uma ordem!

Economia de tempo

Sem dúvidas, um bônus do uso da IA vai ser a economia de tempo, afinal, a inteligência artificial gera centenas de sugestões em questão de segundos, agilizando bastante o processo de “batizado” da sua empresa.

Só cuidado para não acabar perdendo dinheiro tentando economizar algumas horas! Já anote a dica: use uma ferramenta de consulta de marca para se certificar de que ninguém mais fez a mesma escolha que você.

Como criar o nome de uma empresa com IA?

Comece escolhendo uma ferramenta de IA para usar, defina o nicho do seu negócio e tenha em mente tudo o que for possível sobre a persona e o público-alvo, enumere características importantes para empresa para apresentá-las à máquina e peça sugestões com base em tudo isso.

Atenha-se aos comandos (“prompts”) que você vai conhecer no próximo tópico para fazer solicitações diretas e retas. 

Vamos por partes!

Escolha uma ferramenta

Há inúmeras plataformas gratuitas de IA já disponíveis para uso online e algumas já estão mais avançadas do que outras, por exemplo, para responder a pedidos feitos em português ou, mais especificamente, para ajudar com a criação de nomes.

Você pode começar usando o ChatGPT (desenvolvido pela OpenAi), a MariTalk (IA gratuita especializada em português) , o Claude (da Anthropic) ou o Gemini (inteligência artificial do Google).

Tenha em mente nicho, persona e público-alvo

Adicionar o nicho da sua empresa aos pedidos de sugestões feitos para a IA terá impacto positivo na assertividade das respostas, então, não se esqueça desse “pequeno detalhe”.

Lembre-se ainda de expressar da melhor forma possível quem é a sua persona ou o seu público-alvo, conseguindo sugestões personalizadas vindas das ferramentas.

Enumere as características da empresa

Use alguns adjetivos para descrever o seu negócio – os seus atributos de marca. Na hora de criar os nomes, a IA vai levar em consideração se sua empresa é mais formal, descolada, tradicional ou inovadora. Pense no tom de voz e na mensagem que a marca deseja transmitir.

Peça sugestões e faça os testes

Finalmente, use a lista de prompts do próximo tópico e vá anotando as ideias que gostar. Depois teste as combinações e possibilidades, filtre os melhores nomes e elimine aqueles ambíguos, difíceis de ler e/ou pronunciar, que não combinem com suas ideias de logotipo etc.

Consulte sua escolha

Acesse uma ferramenta de consulta e marca e garanta não haver outra empresa com mesmo nome atuando no mesmo setor que a sua. Vou insistir muito nisso!

13 opções de prompts para criar o nome de uma marca com IA

Utilize os comandos desta lista na hora de usar a IA para escolher um nome bacana para a sua empresa/marca. Copie as frases, preencha as lacunas com as informações que faltam e cole na ferramenta. 

  1. Faça sugestões de nomes para uma empresa de [setor/nicho], que transmitam [determinados valores ou determinadas características] e sejam fáceis de pronunciar.
  2. Crie uma lista de nomes para uma [empresa/marca/startup] que vende [tipo de produto/serviço] e que queira atrair o público [tipo de público].
  3. Sugira nomes criativos e que reflitam inovação e sustentabilidade para uma empresa de [setor/nicho].
  4. Me traga opções de nomes para uma marca de [setor/nicho] que transmitam [adjetivo] e [adjetivo].
  5. Gere uma lista de nomes para uma marca que transmitam ao público a [emoção desejada]. A marca vai vender [tipo de produto/serviço].
  6. Sugira nomes para um negócio de [setor/nicho] que destaquem características como [adjetivo] e [adjetivo].
  7. Faça uma lista de nomes de marca de [serviço/nicho] que capturem a essência de [determinado local ou determinada cultura].
  8. Sugira [quantidade desejada] nomes criativos para minha nova marca de [setor de atuação ou produto/serviço], que vai atender [perfil resumido dos clientes], com idades entre [faixa etária] e que pertencem à classe [classe social].
  9. Liste [quantidade desejada] ideias de nomes em [idioma desejado] para minha marca, que oferecerá [tipo de produto/serviço] voltados para [público-alvo]. O estilo da marca será [adjetivo] e [adjetivo].
  10. Escreva [quantidade desejada] nomes que representem uma marca [adjetivo] e atraiam [público-alvo], destacando diferenciais como [diferencial] e [diferencial].
  11. Estou criando uma marca de [tipo de produto/serviço] e quero ajuda com [quantidade desejada] nomes que agradem [público-alvo] e destaque os pontos fortes da empresa, como [diferencial] e [diferencial].
  12. Estou buscando um nome para minha empresa de [produto/serviço]. Quero que seja um nome que chame a atenção e que o nome seja fácil de memorizar. Me dê [quantidade desejada] sugestões.
  13. Preciso de [quantidade desejada] opções de nomes para minha empresa de [produto/serviço]. O nome deve refletir a missão de [missão da empresa], ser [adjetivo] e [adjetivo], e atrair a atenção de [determinado tipo de pessoas].

Você pode unir diferentes prompts e testá-los num único comando ou oferecer um seguido do outro na mesma aba para ir “educando” a IA. Experimente!

Por que é importante escolher um bom nome para a sua empresa?

A nomenclatura adequada para uma marca ou empresa vai causar uma boa impressão e “mostrar” para o consumidor o que está sendo vendido independentemente de ele conhecer ou não os produtos ou serviços.

O nome também é o primeiro sinal de vida de um negócio e vai servir de base para a construção da identidade da marca como um todo, então, defina o seu pensando em impacto, diferenciação, reflexão de propósito e conexão. E em deixá-lo marcado na mente das pessoas!

  • Impacto: o nome é o primeiro contato entre empresa e consumidor e, se for impactante, poderá causar uma boa primeira impressão – que é a que fica.
  • Diferenciação: em meio a tantos concorrentes, o nome pode fazer o cliente pensar primeiro na sua marca quando precisar de determinado produto ou serviço. 
  • Associação e lembrança: de qual refrigerante de cola você se lembra logo de cara sem exceção? A Coca-Cola, além de ter sua marca associada à reputação e ao sabor único, fica gravada na mente por causa do nome. Queira o mesmo!
  • Reflexão de propósito: a nomenclatura certa reflete a essência do negócio, suas missões, visões e valores.
  • Conexão: gere identificação e crie laços com o cliente logo de cara, seja com um nome bem-humorado ou inteligente ou simplesmente fora do comum.

E nomes simples e objetivos funcionam melhor até na hora do marketing.

Agora, antes de ir…

Imagine que você faça tudo com capricho, escolha o nome perfeito, crie um logotipo, inaugure sua empresa e, um mês depois, descubra que alguém tomou posse da identidade escolhida.

Que cenário horrível, né?

Cuidado para não acabar perdendo tudo simplesmente por não saber como registrar uma marca ou não dar a mínima pra importância do registro e, depois de escolher o nome da sua empresa, proteja-a imediatamente com um registro de marca adequado.

Conte comigo se quiser trocar ideias. Até a próxima!

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