Como criar uma estratégia de marketing B2B

No B2B, as vendas iniciam de negócio para negócio até chegar ao consumidor final. Entenda como criar uma estratégia de marketing B2B com ótimos resultados.

Por Kalyane Alves 5 min. de leitura

Em tempos de pura conexão virtual, as empresas precisam estar antenadas nas maiores e melhores tendências de comunicação. E, nesse caso, uma estratégia de marketing B2B, de negócio para negócio, também é muito importante para crescer.

Existe uma grande diferença do empreendedor que “deixa rolar” para ver o que acontece e daquele que planeja, pensa nos prós e contras e executa ações com foco. Para quem segue o fluxo, pode ser que as vendas aconteçam, mas o que tem estratégia estará muito mais preparado para enfrentar todos os desafios, pois ele já mensurou possíveis erros e acertos.

Se a sua ideia é aprender a criar uma estratégia de marketing de sucesso B2B, continue lendo esse artigo. Nós vamos te ajudar.

O que analisar em uma estratégia de marketing B2B

Antes de qualquer coisa, vamos lembrar qual é o conceito desse termo, pois existe diferença entre B2B e B2C, duas modalidades de negócio.

B2B significa “Business to Business”, ou seja, de empresa para empresa. É quando a pessoa jurídica compra um produto ou serviço e revende.

Um exemplo para você entender melhor é quando farmácias compram remédios de grandes indústrias de medicamentos e levam ao seu posto de vendas para chegar ao consumidor final.

E, voltando ao foco do artigo de hoje, qual é a melhor estratégia de marketing para o B2B?

O principal diferencial na hora da criação desse projeto de comunicação é manter o foco nos clientes. Você precisa saber quem são eles, o que fazem, por que fazem, como fazem e de que forma estão relacionados à sua marca. Analisando o cliente, já é possível ter várias respostas de qual caminho seguir.

Sem contar que, quando existe uma estratégia, existe uma forma de gerar contatos qualificados. Isto é, possíveis clientes já pré determinados a comprar seu produto.

Vale lembrar que nenhuma marca envolvida em uma estratégia de marketing para o B2B pode ser protegida de cópias se não estiver registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O que isso quer dizer? Sem o certificado de registro, qualquer pessoa pode usar sua criação e o que a envolve. Esse amparo judicial tem validade de dez anos e, após o período, pode ser renovado sucessivamente.

Então, para ter exclusividade e fazer seu negócio crescer sem preocupação, antes de qualquer estratégia faça o registro de marca. O processo pode ser feito pelo próprio empreendedor, mas precisa ter muita cautela nos detalhes. Por isso, muitos optam pelo acompanhamento por uma empresa especializada, como o caso da Consolide.

Qual a melhor estratégia de marketing para o B2B

Atrair mais clientes e fechar mais vendas devem ser, sim, objetivos primordiais do marketing. Se isso não for o foco, outros retornos também não terão validade.

E para isso funcionar, é necessário separar quais ações serão realizadas on e off-line. Não queira fazer as mesmas aplicações, porque são meios diferentes e isso pode não gerar bons resultados.

Confira, abaixo, algumas opções de estratégias de marketing para o B2B e como divulgar seu produto ou serviço também off-line.

Marketing digital para B2B

 

Redes sociais

Essa é uma ótima vitrine para estampar seu produto ou serviço. Produzir conteúdo digital para sua empresa gera valor e aproxima o cliente.

Para saber qual a melhor rede social B2B, é importante avaliar onde seu cliente se encontra. No meio digital, testes são sempre importantes.

Blog

Esse espaço vai permitir que você produza conteúdos de valor e com mais informações. Sem contar que é uma forma de ranquear melhor no Google, o que pode te levar às primeiras páginas de busca nessa ferramenta de pesquisa.

Sempre fique atento às tendências do mercado e fale sobre elas. Você pode, sim, ser uma referência e autoridade na área.

E-mail marketing

Produzir conteúdo personalizado para um público específico é uma ótima opção do e-mail marketing. Aqui, você cria uma lista segmentada para o estágio de compra certo em que o cliente se encontra.

Você vai nutrindo o cliente e lembrando sempre que você permanece ali para ajudá-lo, trazendo informações e mantendo um relacionamento.

Marketing off-line para B2B

Explicar o produto

Aqui está uma grande chance de preparar aquela apresentação incrível em slides para mostrar quais soluções seu produto oferece ao cliente.

Nesse ponto, organize algo visualmente atrativo, organizado e com dados que comprovem essa eficácia. Uma dica é criar esse conteúdo na ferramenta Canva, que tem vários templates interessantes e refinados.

Workshops

Eventos em geral atraem muito o público. Ainda mais que você está lidando diretamente com empreendedores.

Crie workshops com nomes relevantes na área. Mostre que você quer trazer conhecimento e aprimorar o profissionalismo do cliente. Sem contar que seu produto ou serviço será a cara do evento. Isso vai chamar atenção.

Campanhas

Sua marca também precisa ter uma identidade. Quais lutas e causas sociais ela defende? Essa é uma oportunidade de engajar em temas discutidos anualmente e em determinadas datas.

Nesse caso, você terá certa visibilidade e, principalmente, mostrará o lado humanizado do empreendimento.

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O marketing é, sim, uma forma de almejar um crescimento de forma planejada, calculando todos os caminhos possíveis.

O sucesso de um negócio é justamente estar pronto para qualquer situação. Então, vale reforçar que, antes de começar qualquer negócio ou continuar investindo no que já criou, somente o registro de marca pode protegê-lo do uso indevido.

Gostou de saber sobre esse assunto? Navegue em nosso blog e saiba mais sobre conteúdos de empreendedorismo, marketing e marcas.

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