9 dicas para contratar a melhor empresa de registro de marca online

Se liga nestas dicas que preparamos para você saber exatamente como escolher o parceiro ideal para registrar a sua marca de forma online e evitar cair em roubadas.

Por Daiana Meller 11 min. de leitura

A tecnologia tornou possível contratar serviços, antes inimagináveis, pelo telefone e pela internet. Este é o caso da contabilidade digital, seguros e, nos últimos anos, do registro de marca.

Claro que contratar um serviço pela internet ou telefone pode causar algum desconforto e até desconfiança, mas existem alguns passos e situações que você deve seguir para ter certeza de que este serviço é prestado por uma empresa séria.

Assim você foge do conto do vigário, faz o registro de marca online e dorme tranquilo. Mas antes, é importante entender a fundo o que é registro de marca e porque investir nisso.

Registro de Marca: o primeiro passo para proteger o seu negócio

O registro de marca garante ao empreendedor, seja dono de empresa ou profissional liberal, a propriedade sobre a própria marca, concedendo o direito de utilizá-la com exclusividade em todo o Brasil. Sendo assim, é proibido e penalizado por lei a utilização de marca registrada por terceiros sem a autorização.

Muitos empreendedores quando começam o próprio negócio acreditam que apenas ao contar com o CNPJ estão protegidos. A verdade é que isso é a formalização da abertura da empresa, mas tão importante quanto este processo, é solicitar o registro de marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Benefícios de ter uma marca registrada

Ter uma marca registrada oferece diversos benefícios ao titular da mesma, isso porque além de proteger o negócio da perda da marca e do investimento da mesma, ainda protege contra cópia e possibilita franquear ou mesmo licenciá-la, aumentando os rendimentos.

Ter uma marca registrada é ter benefícios exclusivos, como:

  • Evita cópias ou uso indevido por terceiros. Caso alguém utilize sua marca registrada, é possível questionar legalmente este uso e até pedir indenização;
  • Uma marca pode valer muito mais do que os bens da própria empresa. Ao registrar a marca, você se torna efetivamente o dono dela;
  • Agrega valor a produtos e serviços;
  • Impede a concorrência desleal, assim os concorrentes não podem copiar sua marca;
  • Promove a fidelização dos clientes e confere maior credibilidade ao negócio;
  • Possibilidade de franquear. Apenas quem já deu entrada no pedido de registro de marca pode franquear o negócio;
  • Possibilidade de licenciar uma marca, cedendo o direito de uso da sua marca para que outras pessoas utilizem comercialmente, aumentando os seus rendimentos. 

Registro de marca online

Com a evolução das tecnologias, o registro de marca online é cada dia mais uma opção interessante para o consumidor. Isso porque este tipo de serviço oferece benefícios interessantes diante da contratação de empresas físicas.

Diferenciais do registro de marca online

1. Investimento Menor

Contratar um serviço online ou de forma remota possibilita economizar com os custos de transporte para a negociação, economizando assim com estes custos. 

2. Flexibilidade no pagamento

Apenas empresas que têm como propósito auxiliar os empreendedores brasileiros a proteger o próprio negócio, por isso, além de oferecer um valor acessível, bons parceiros oferecem também condições especiais de pagamento. Só quem conhece os desafios do empresário, pode desenvolver um modelo que não compromete o fluxo de caixa.

3. Facilidade e Agilidade na Contratação

Você não precisa sair de casa ou do seu estabelecimento comercial para entender como funciona o processo e contratar os serviços da Consolide. Todo o atendimento é realizado de forma remota, pelo seu celular ou computador e para isso só precisa ter acesso a internet.

Como acertar na escolha de uma empresa de registro de marca online

Na hora de contratar uma empresa que oferece o serviço de registro de marca online, surgem diversas dúvidas, que aumentam o medo de cair em algum golpe. Para te ajudar a fugir dessa “roubada”, veja abaixo o que você deve analisar antes de contratar um serviço digital.

1. Transparência na negociação: você não fica com dúvida

Durante a fase de negociação é fundamental que fique claro como funciona o processo de registro de marca. O ideal é que você não fique com nenhuma dúvida sobre as etapas, o tempo que pode levar até você receber o certificado e quais os riscos envolvidos no processo.

A negociação também precisa ser transparente. Você deve saber exatamente quais serviços são oferecidos do início ao fim do contrato. Opte por empresas que ofereçam desde a entrada do pedido de registro no INPI até o recebimento do certificado por um único valor.

Isso é fundamental, porque no mercado você encontra o serviço de registro de marca sendo oferecido por valores que variam de R$ 800 à R$ 10 mil, por isso, não ter clareza sobre as etapas que o serviço envolve pode te colocar em alguma fria. Assim, você evita contratar um serviço por um valor e ao final de todo o processo avaliar que já pagou 4 ou 5 vezes mais.

Aqui na Consolide nós passamos o escopo do serviço e o valor fixo. Nossos clientes não pagam a mais para ter o registro de marca. Além disso, como sabemos que o julgamento do INPI é subjetivo, nós damos uma garantia aos nossos clientes caso o pedido de registro seja indeferido.

2. Garantia: um novo processo de registro da marca sem custo

O julgamento de um pedido de registro de marca pelo INPI não é tão simples, pois é cheio de subjetividades. Por isso, não existe a possibilidade de dar 100% de certeza sobre a concessão do registro de uma marca.

Entendendo isso, nós da Consolide Registro de Marca damos a garantia a TODOS os nossos clientes para que não percam o investimento. Caso o registro da marca seja negado pelo Instituto, nós realizamos - totalmente de graça - o pedido de registro de uma nova marca.

Este é um ponto importante para ser observado antes de contratar uma empresa. Assim você reduz os riscos de perder o investimento feito. 

3. Contrato Digital: sua proteção diante da lei

Assim como a prestação de um serviço presencial exige um contrato, no registro de marca feito de forma remota não é diferente. É essencial que a empresa ofereça um contrato digital para proteger o interesse do seu cliente. Este contrato, vale igualmente a qualquer outro perante a lei.

Aqui na Consolide nós entendemos a importância de garantir a segurança dos nossos clientes, por isso, desenvolvemos um sistema próprio de contrato digital. Ainda é importante destacar que esta tecnologia requer um alto investimento e isso é um ponto de alerta na hora da escolha do seu parceiro.

Só uma empresa sólida, idônea e preocupada com o cliente pode oferecer contrato digital para proteger o cliente e garantir o fornecimento do serviço. Afinal, não é qualquer empresa que irá investir um alto valor para deixar você tranquilo. Por isso, escolha sempre muito bem os seus parceiros.

4. Primeiro inicia o serviço, depois paga

Busque um parceiro que deixe você tranquilo. Um bom parceiro vai dar o primeiro passo antes de você. Aqui na Consolide é assim, a gente dá entrada no processo de registro da marca e fornece o número do protocolo de registro, mas o nosso cliente tem a opção de efetuar o pagamento do serviço antes ou depois de ter em mãos o número protocolo do serviço.

Ligue o sinal de alerta ao negociar com uma empresa que oferece o serviço de registro de marca digital que exige o pagamento do serviço antes de iniciar, isso porque ela não está priorizando você. Busque parceiros que entendam, ajudem e priorizem você!

5. Transmissão ao vivo da empresa

Está com medo da consultoria de registro de marca remota te dar um golpe? Peça para conhecer a estrutura da empresa e não aceite vídeos gravados. Peça para ver ao vivo o ambiente da empresa. Se o vendedor for resistente, este é um grande ponto de atenção.

Uma empresa idônea, correta e honesta não tem problema nenhum em mostrar o seu ambiente para você. Nós da Consolide pensamos assim, tanto que é super comum ver nossos consultores comerciais apresentando a empresa para os clientes. E a gente acha isso o máximo!

6. Verifique as avaliações no Reclame aqui, no Google e nas Redes Sociais

Outro ponto importante para fugir de “pegadinhas”, é analisar as avaliações no Reclame Aqui, no Google e nas redes sociais. As avaliações realizadas por pessoas diferentes ajudam a entender a qualidade do serviço ofertado. Além disso, avalie se os comentários são frequentes e recentes, isso também é um indício sobre a qualidade do serviço que é ofertada no momento da contratação. Estes pontos são fundamentais para você checar a solidez da empresa e, ao mesmo tempo, escolher o melhor serviço com o melhor atendimento.

Antes de fechar o seu contrato, dá uma espiadinha na gente, nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin - segue a gente), no Reclame Aqui e nas avaliações do Google. Você vai se surpreender positivamente.

7. Menos desconfiança, mais segurança

Uma empresa de registro de marca online tem a operação 100% online. Por isso, é importante ser o mais transparemte possível. Aqui na Consolide nós entendemos a importância de apresentar nosso time, então você pode conhecer nossos colaboradores no nosso site. Este é mais um diferencial e mais um ponto de segurança que oferecemos.

8. Atendimento personalizado: como se estivéssemos do seu lado

Aposte em empresas que te oferecem o melhro atendimento, independente de ser online, no telefone ou presencial. Busque uma empresa que proporcione uma experiência positiva, que te escute, compreenda, oriente e seja flexível para te ajudar a vencer os desafios.

9. Busque empresas que possuam advogados especialistas em registro de marca

Conte com um parceiro que tenha um corpo de advogados que possam te oferecer o melhor serviço e a segurança de ser atendido por profissionais altamente qualificados para analisar o seu processo e orientar você com propriedade em todas as etapas. Isso pode fazer toda a diferença.

Está na dúvida? Compare sempre.

Antes de contratar um serviço de registro de marca, seja ele físico ou online, compare os valores e o escopo do trabalho ofertado. Não fique apenas com o mais barato. Essa decisão apenas pelo preço pode reservar uma grande surpresa ao longo do processo.

Entenda todos os serviços ofertados pelo valor em questão. Assim você evita contratar o serviço mais barato e descobrir da pior forma que o valor passado no início do processo se referia a apenas uma parte dele.

Preparamos abaixo uma listinha que vai te ajudar a comparar os orçamentos do jeito certo, sem correr riscos. Assim você pode escolher o serviço que oferece o melhor custo benefício.

Para isso, verifique se no orçamento solicitado estão inclusos os custos com:

  1. Pesquisa de viabilidade de marca (investigação se a sua marca é exclusiva);
  2. Abertura do pedido de registro de marca e indexação dos documentos solicitados;
  3. Quais os custos adicionais para anexar novos documento;
  4. Acompanhamento regular do pedido de registro de marca no INPI;
  5. Expansão de classe (somente se a sua marca efetivamente necessitar ser registrada em mais de uma classe);
  6. Parecer técnico do INPI (registro concedido ou não);
  7. Entrega do certificado do registro de marca.

#Dica Consolide
Caso alguma empresa cobre custos em relação a cumprimento de Exame de Mérito ou pelo resultado final, seja o registro concedido ou não, fique atento. Existem empresas que cobram um valor fechado, incluindo estes pontos, e você não precisa pagar a mais por isso.

Compare detalhe a detalhe do escopo do serviço oferecido, questione se existe custo adicional em cada uma das fases e, só então, tome a sua decisão.

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Agora que você já sabe de tudo isso, evite cair em pegadinha. Analise ponto a ponto, compare os orçamentos e escolha a melhor opção para você: a que entrega maior valor pelo menor custo. Assim, você tem a certeza de que conta com o melhor parceiro para cuidar da sua marca, assim como você cuida da sua empresa.

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