Como fazer e-mail marketing para alavancar sua marca

Com um domínio, uma ferramenta de envio automatizada e outras dicas deste artigo, você começa a fazer e-mail marketing em instantes. Leia mais!

Por Laury von Mühlen 13 min. de leitura

Ilustração exclusiva da Consolide mostrando desenho de um monitor de computador com o que seria o e-mail aberto em seu display, fundo da imagem em cor branca

Para fazer um e-mail marketing que dê resultado, monte uma base de contatos – e nunca compre uma lista pronta –, planeje sua campanha com antecedência, contrate uma ferramenta de disparo automático e personalize seus envios.

Mas, antes, entenda que essa estratégia não deve ser vista só como o envio de lembretes para a caixa de entrada do seu cliente ou do consumidor ideal: ela é uma oportunidade de alavancar a sua marca e potencializar seus ganhos!

E é por isso que eu explico, no decorrer deste artigo, como agir para acertar muito gastando pouco – tempo e dinheiro.

Como o e-mail marketing ajuda a alavancar sua marca?

São mais de 4 bilhões de pessoas usando e-mail no mundo, e só essa informação já é quase como uma obrigação para você, dono(a) de empresa, tornar disparos assim uma ferramenta estratégica, usando-os para tornar visíveis suas ações promocionais e comerciais sem ter que patrociná-las.

Ainda não se convenceu? Confira, na lista abaixo, outros pontos a favor da estratégia.

  • E-mails marketing têm retorno sobre investimento (ROI) acima da média, segundo o HubSpot, gigante no campo de automação de marketing: as marcas recebem cerca de 36 dólares para cada dólar investido no canal.
  • O algoritmo do e-mail não se comporta da mesma forma que o das redes sociais, então, todas as mensagens enviadas são entregues aos usuários por ordem de recebimento, e não ficam escondidas por outras mais relevantes no momento.
  • O formato do e-mail é flexível, e seu conteúdo não está restrito a poucos caracteres ou somente a uma imagem, por exemplo. Sem contar que a possibilidade de acrescentar links a ele é um excelente recurso!
  • O e-mail marketing ainda ajuda a conscientizar o público-alvo sobre os valores de uma marca, colocados no topo das prioridades quando o assunto é retenção e fidelização.

Além disso – ou por causa disso também – ele é usado pelas maiores marcas do mundo como um recurso para atrair clientes e aumentar vendas!

O que colocar em um e-mail marketing?

Uma mensagem de boas-vindas, um boletim informativo sobre novos produtos ou serviços, um pedido de confirmação de inscrição, notificações de pagamento e envio, um convite para um evento, uma pesquisa de satisfação, uma promoção imperdível… Tudo é assunto para e-mail marketing!

São várias as maneiras de divulgar sua marca com essa ferramenta, e a escolha estará diretamente relacionada aos objetivos que você terá por trás de cada um dos seus envios, a exemplo de estreitar o relacionamento com o público, informar sobre uma nova funcionalidade, confirmar uma ação, despertar interesse ou “educar” a persona por meio de textos, fotos e vídeos.

Topa conferir algumas dicas de um diretor de marketing – euzinho! – para a construção dos seus disparos por aí?

10 dicas para fazer um e-mail marketing infalível

O primeiro passo do seu golaço de placa vai ser montar uma lista de contatos. Depois, pense no objetivo e nos pormenores da campanha, divida por nichos a sua base de contatos e contrate uma ferramenta que lhe ajude a automatizar os envios.

Não esqueça que o e-mail marketing da sua marca estará competindo com dezenas – senão centenas! – de outros, portanto, quanto mais elaborado ele for e quanto mais atraente o seu título (sem contar mentiras!), melhor.

1. Monte sua lista de contatos, não compre uma

Catalogue endereços de e-mails e dados de pessoas que possam realmente se interessar pelo produto, serviço ou, simplesmente, pela mensagem que a sua empresa tem para passar. Não compre listas prontas!

Seu e-mail marketing só vai fazer sentido se enviado para quem, pelo menos uma vez na vida, interagiu com sua empresa e mostrou interesse por ela. Além do quê, para estar de acordo com a lei, é fundamental que você tenha uma permissão prévia dos destinatários para disparar mensagens.

Que tal oferecer algo em troca dos cadastros, como um brinde ou um e-book exclusivo para quem deixar o consentimento registrado no seu site?

2. Planeje sua campanha do início ao fim

Lista de contatos em mãos? Será hora de pensar sobre suas campanhas de e-mail marketing! E nada de planejar só metade delas para, depois, definir o que fazer no final.

  • Defina o seu objetivo: nutrir leads, converter leitores em compradores, fazer uma qualificação de pós-venda ou outro? Essa definição vai guiar todas as suas ações.
  • Entenda com quem você vai se comunicar via e-mail: estude a linguagem, as necessidades, as dores e os interesses do seu público, tudo para criar uma mensagem que fale a mesma “língua” dessas pessoas!
  • Escolha os conteúdos: não esqueça de definir quais materiais farão parte da campanha pensando em qual etapa do funil de vendas seu público está.

Contatos de e-mail que ainda passam pelo processo de descoberta da sua marca precisam ser nutridos, por exemplo, com newsletters. Quem já reconhece que tem um problema ou uma necessidade e considera contratar ou comprar uma solução pode receber e-mails para ficar ainda mais curioso ou interessado, e quem está pronto para comprar precisa de promoções e ofertas imperdíveis!

3. Divida seu público em nichos

Faça isso para trabalhar de forma mais assertiva, afinal, dificilmente você vai conseguir mandar um mesmo e-mail para toda a sua base de contatos.

Pense que, para cada segmento, vale uma estratégia diferente, e um conteúdo específico. A divisão pode ser feita por características demográficas, histórico de interação, interesses e etapa de jornada de compra etc..

4. Escolha uma boa ferramenta de e-mail marketing

Nada melhor do que investir em uma ferramenta de e-mail marketing ou e-mail service provider (ESP) para manter sua operação sustentável. Algumas das principais disponíveis no mercado são:

  • HubSpot;
  • Mailchimp;
  • RD Station;
  • Nitronews;
  • Constant Contact;
  • Soft;
  • Infusion;
  • Mautic;
  • E-goi; e
  • MediaPost.

Entenda qual melhor atende o seu negócio e utilize-as para automatizar o envio de mensagens diárias ou semanais. Aproveite outros recursos delas também, como a possibilidade de rastrear quem abriu cada e-mail e quem clicou nos links.

5. Preocupe-se em aderir a boas práticas

O Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing (CAPEM) é um manual de boas práticas para o envio de mensagens dentro da categoria. Destaco alguns pontos trazidos por ele para você conhecer brevemente!

  • Só é possível enviar mensagens para o destinatário se o envio foi solicitado, permitido ou alguma relação comercial ou social tenha existido em algum momento.
  • Não é permitido enviar um e-mail solicitando a autorização para o envio dos próximos.
  • É obrigatório haver um link para descadastro automático e uma segunda opção que não seja uma clicável (telefone, por exemplo) no conteúdo da mensagem do e-mail. Essa regra só não se aplica quando o conteúdo do e-mail for uma cobrança contratual, como um boleto bancário.
  • A empresa só pode utilizar o e-mail marketing se o seu endereço eletrônico for vinculado ao seu nome de domínio próprio, por exemplo: remetente@seunegocio.com.
  • Anexos só poderão ser enviados caso exista autorização prévia e comprovável do destinatário.
  • É preciso haver uma identificação do remetente e também de uma linha de assunto relacionada ao conteúdo do e-mail.

Seguir essas boas práticas significa fazer o que é certo, preservar a integridade da sua marca e reduzir riscos de descadastro, inclusive!

6. Personalize seus envios

Escolha um layout simples e que se adapte aos diferentes tamanhos de tela – do computador versus do celular –, além disso, personalize seu conteúdo, chamando o contato pelo nome, agregando sentido às mensagens e usando informações do cadastro dele a seu favor.

Essas estratégias aumentam as chances da pessoa abrir o e-mail e ler o conteúdo até o fim.

Se você vende cursos online, use seu banco de dados para enviar algo do tipo: Caroline, quem gosta de arte, costuma se interessar por nossa pós-graduação em História da Arte.

7. Não subestime o poder do texto

Ainda que você utilize imagens, gráficos, GIFs e emojis – algo que é esperado e super possível, desde que moderadamente, dentro do tom de voz do seu público-alvo! –, o texto de um e-mail marketing sempre será o protagonista da comunicação.

Para caprichar:

  • mantenha-o curto e objetivo;
  • coloque a mensagem mais importante no topo;
  • seja criativo(a) e não tenha medo de construir uma marca forte através de uma mensagem;
  • utilize gatilhos mentais de escassez, de urgência, de novidade, de curiosidade e/ou provas sociais;
  • sempre fale a verdade;
  • explore as chamadas para ação (call to action); e
  • escreva um texto escaneável, aquele fácil de ler só na batida de olho. Separar os blocos de texto em parágrafos de, no máximo, 3 linhas cada ajuda muito nesse sentido.

Quem nunca ficou tão intrigado com o título de um e-mail que teve que abri-lo exatamente no momento em que recebeu? Tá aí uma ilustração de um bom storytelling de marca começando já na primeira linha!

8. Defina dia, horário e frequência dos envios

Será que enviar um conteúdo do seu blog ou uma oferta imperdível em plena sexta-feira às 9h da noite é o ideal? Quase todas as pessoas têm seus e-mails no celular e vão receber notificações quando você “importuná-las” fora do horário comercial, então, considere até que ponto o disparo vai ser mais negativo do que positivo.

Nunca tire o perfil do seu cliente ideal de sua cabeça: com base nele, defina dias, momentos e até frequência dos seus envios. Para isso, pondere também a capacidade de entrega do seu time!

9. Faça um envio teste antes do disparo final

Vai por mim: você vai querer ver sua mensagem pronta e no formato correto antes de ela chegar em outras mãos. Faça um ou dois envios testes para algum endereço de e-mail antes do disparo final e aproveite para:

  • corrigir erros gramaticais e de ortografia;
  • avaliar o layout;
  • ajustar links quebrados;
  • substituir imagens sem qualidade; e
  • melhorar qualquer má formatação.

Tem dois modelos de campanha ótimos em mãos e não sabe qual usar? Faça um teste A/B, enviando o e-mail “A” para metade de sua base e o “B” para a outra parte, e aproveite para analisar e comparar os resultados depois.

O conteúdo que for mais aberto, ganhar mais cliques e gerar mais leads pode ter sua estratégia facilmente reproduzida nos próximos!

10. Analise o desempenho do conteúdo

E, por falar em avaliação de resultados, dentre os indicadores mais acompanhados pelas empresas quando o assunto é investigar o desempenho de e-mails marketing estão os seguintes:

  • taxa de entrega – percentual de e-mails entregues vs. quantidade enviada;
  • taxa de abertura – percentual de e-mails abertos vs. quantidade entregue;
  • taxa de cliques – porcentagem de destinatários que clicaram em um ou mais links presentes no e-mail em comparação ao total de mensagens entregues;
  • taxa de descadastro – porcentagem de contatos que optaram por se descadastrar da sua lista depois de receberem o e-mail marketing;
  • taxa de rejeição – quantos e-mails não foram entregues;
  • taxa de conversão – quantas pessoas que receberam o e-mail e realizaram uma ação desejada, clicando em um link; e
  • retorno sobre investimento (ROI) – o fatídico lucro gerado pela campanha quando comparado com o custo de colocá-la para rodar.

Uma boa ferramenta de e-mail marketing já oferece relatórios com base nesses indicadores para você analisar sua performance. Basta acompanhá-los de perto e fazer as mudanças necessárias quando for preciso.

Agora, aos exemplos!

Tipos mais comuns de e-mail marketing + exemplos

Os e-mails de boas-vindas, informativos e promocionais são três dos formatos de e-mail marketing mais usados atualmente. Veja um modelo simples de cada um deles e se inspire!

E-mail marketing de boas-vindas

Assunto: Seja bem-vindo à família, João!
Prévia: Agradecemos a sua escolha e ficamos à disposição.

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João,

estamos felizes em recebê-lo e queremos aproveitar esta oportunidade para expressar nosso agradecimento por escolher nossa marca.

Fique de olho na sua caixa de entrada, pois estaremos enviando, regularmente, novidades exclusivas, ofertas especiais e muito conteúdo relevante para você.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de alguma assistência, é só chamar!

Um abraço,

Maria Cândido
Atendimento
 

E-mail informativo

Assunto: Atualizações importantes para você
Prévia: Trouxemos novidades que você vai gostar de saber. Dá uma olhada!

__

Olá, João. Esperamos que esteja tendo uma ótima semana!

Queremos mantê-lo atualizado sobre as últimas novidades e atualizações sobre nosso mais novo lançamento: agora, você já pode se matricular no mais novo curso de História da Arte da nossa plataforma e se tornar um especialista no assunto!

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Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações sobre a matrícula, entre em contato.

Time de Customer Success
[Nome da marca]
 

E-mail promocional

Assunto: Presente exclusivo: não vá perder
Prévia: Essa é especial pra você, mas por tempo limitado, tá?

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Ei, João, nós estamos muito animados por podermos oferecer a você uma oportunidade imperdível para impulsionar a sua jornada de aprendizado!

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Carolina Ximenez
Diretora de vendas
 

Percebe que o título desse último exemplo traz a palavra “presente” em vez de termos como “promoção” ou “oferta”? Ações assim ajudam a evitar que seu e-mail marketing vá parar no spam, assim como não colocar todas as letras em caixa alta e não exagerar na pontuação.

E tem mais iniciativas válidas, como maneirar no uso de fontes coloridas e nunca enviar conteúdos com muito pouco texto e imagens grandes!

Agarra-se a elas, pois, se os provedores (Gmail, iCloud, Hotmail, Outlook, dentre outros) julgarem que a mensagem parece suspeita, sua campanha pode ser direcionada para o “spam” automaticamente.

Em paralelo, outra forma de passar ainda mais credibilidade e aumentar as chances de sucesso de tudo o que você fizer é registrar sua marca. Não podia encerrar o artigo sem deixar de vender meu peixe, né? Até a próxima!

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