Para fazer um e-mail marketing que dê resultado, monte uma base de contatos – e nunca compre uma lista pronta –, planeje sua campanha com antecedência, contrate uma ferramenta de disparo automático e personalize seus envios.
Mas, antes, entenda que essa estratégia não deve ser vista só como o envio de lembretes para a caixa de entrada do seu cliente ou do consumidor ideal: ela é uma oportunidade de alavancar a sua marca e potencializar seus ganhos!
E é por isso que eu explico, no decorrer deste artigo, como agir para acertar muito gastando pouco – tempo e dinheiro.
Como o e-mail marketing ajuda a alavancar sua marca?
São mais de 4 bilhões de pessoas usando e-mail no mundo, e só essa informação já é quase como uma obrigação para você, dono(a) de empresa, tornar disparos assim uma ferramenta estratégica, usando-os para tornar visíveis suas ações promocionais e comerciais sem ter que patrociná-las.
Ainda não se convenceu? Confira, na lista abaixo, outros pontos a favor da estratégia.
- E-mails marketing têm retorno sobre investimento (ROI) acima da média, segundo o HubSpot, gigante no campo de automação de marketing: as marcas recebem cerca de 36 dólares para cada dólar investido no canal.
- O algoritmo do e-mail não se comporta da mesma forma que o das redes sociais, então, todas as mensagens enviadas são entregues aos usuários por ordem de recebimento, e não ficam escondidas por outras mais relevantes no momento.
- O formato do e-mail é flexível, e seu conteúdo não está restrito a poucos caracteres ou somente a uma imagem, por exemplo. Sem contar que a possibilidade de acrescentar links a ele é um excelente recurso!
- O e-mail marketing ainda ajuda a conscientizar o público-alvo sobre os valores de uma marca, colocados no topo das prioridades quando o assunto é retenção e fidelização.
Além disso – ou por causa disso também – ele é usado pelas maiores marcas do mundo como um recurso para atrair clientes e aumentar vendas!
O que colocar em um e-mail marketing?
Uma mensagem de boas-vindas, um boletim informativo sobre novos produtos ou serviços, um pedido de confirmação de inscrição, notificações de pagamento e envio, um convite para um evento, uma pesquisa de satisfação, uma promoção imperdível… Tudo é assunto para e-mail marketing!
São várias as maneiras de divulgar sua marca com essa ferramenta, e a escolha estará diretamente relacionada aos objetivos que você terá por trás de cada um dos seus envios, a exemplo de estreitar o relacionamento com o público, informar sobre uma nova funcionalidade, confirmar uma ação, despertar interesse ou “educar” a persona por meio de textos, fotos e vídeos.
Topa conferir algumas dicas de um diretor de marketing – euzinho! – para a construção dos seus disparos por aí?
10 dicas para fazer um e-mail marketing infalível
O primeiro passo do seu golaço de placa vai ser montar uma lista de contatos. Depois, pense no objetivo e nos pormenores da campanha, divida por nichos a sua base de contatos e contrate uma ferramenta que lhe ajude a automatizar os envios.
Não esqueça que o e-mail marketing da sua marca estará competindo com dezenas – senão centenas! – de outros, portanto, quanto mais elaborado ele for e quanto mais atraente o seu título (sem contar mentiras!), melhor.
1. Monte sua lista de contatos, não compre uma
Catalogue endereços de e-mails e dados de pessoas que possam realmente se interessar pelo produto, serviço ou, simplesmente, pela mensagem que a sua empresa tem para passar. Não compre listas prontas!
Seu e-mail marketing só vai fazer sentido se enviado para quem, pelo menos uma vez na vida, interagiu com sua empresa e mostrou interesse por ela. Além do quê, para estar de acordo com a lei, é fundamental que você tenha uma permissão prévia dos destinatários para disparar mensagens.
Que tal oferecer algo em troca dos cadastros, como um brinde ou um e-book exclusivo para quem deixar o consentimento registrado no seu site?
2. Planeje sua campanha do início ao fim
Lista de contatos em mãos? Será hora de pensar sobre suas campanhas de e-mail marketing! E nada de planejar só metade delas para, depois, definir o que fazer no final.
- Defina o seu objetivo: nutrir leads, converter leitores em compradores, fazer uma qualificação de pós-venda ou outro? Essa definição vai guiar todas as suas ações.
- Entenda com quem você vai se comunicar via e-mail: estude a linguagem, as necessidades, as dores e os interesses do seu público, tudo para criar uma mensagem que fale a mesma “língua” dessas pessoas!
- Escolha os conteúdos: não esqueça de definir quais materiais farão parte da campanha pensando em qual etapa do funil de vendas seu público está.
Contatos de e-mail que ainda passam pelo processo de descoberta da sua marca precisam ser nutridos, por exemplo, com newsletters. Quem já reconhece que tem um problema ou uma necessidade e considera contratar ou comprar uma solução pode receber e-mails para ficar ainda mais curioso ou interessado, e quem está pronto para comprar precisa de promoções e ofertas imperdíveis!
3. Divida seu público em nichos
Faça isso para trabalhar de forma mais assertiva, afinal, dificilmente você vai conseguir mandar um mesmo e-mail para toda a sua base de contatos.
Pense que, para cada segmento, vale uma estratégia diferente, e um conteúdo específico. A divisão pode ser feita por características demográficas, histórico de interação, interesses e etapa de jornada de compra etc..
4. Escolha uma boa ferramenta de e-mail marketing
Nada melhor do que investir em uma ferramenta de e-mail marketing ou e-mail service provider (ESP) para manter sua operação sustentável. Algumas das principais disponíveis no mercado são:
- HubSpot;
- Mailchimp;
- RD Station;
- Nitronews;
- Constant Contact;
- Soft;
- Infusion;
- Mautic;
- E-goi; e
- MediaPost.
Entenda qual melhor atende o seu negócio e utilize-as para automatizar o envio de mensagens diárias ou semanais. Aproveite outros recursos delas também, como a possibilidade de rastrear quem abriu cada e-mail e quem clicou nos links.
5. Preocupe-se em aderir a boas práticas
O Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing (CAPEM) é um manual de boas práticas para o envio de mensagens dentro da categoria. Destaco alguns pontos trazidos por ele para você conhecer brevemente!
- Só é possível enviar mensagens para o destinatário se o envio foi solicitado, permitido ou alguma relação comercial ou social tenha existido em algum momento.
- Não é permitido enviar um e-mail solicitando a autorização para o envio dos próximos.
- É obrigatório haver um link para descadastro automático e uma segunda opção que não seja uma clicável (telefone, por exemplo) no conteúdo da mensagem do e-mail. Essa regra só não se aplica quando o conteúdo do e-mail for uma cobrança contratual, como um boleto bancário.
- A empresa só pode utilizar o e-mail marketing se o seu endereço eletrônico for vinculado ao seu nome de domínio próprio, por exemplo: remetente@seunegocio.com.
- Anexos só poderão ser enviados caso exista autorização prévia e comprovável do destinatário.
- É preciso haver uma identificação do remetente e também de uma linha de assunto relacionada ao conteúdo do e-mail.
Seguir essas boas práticas significa fazer o que é certo, preservar a integridade da sua marca e reduzir riscos de descadastro, inclusive!
6. Personalize seus envios
Escolha um layout simples e que se adapte aos diferentes tamanhos de tela – do computador versus do celular –, além disso, personalize seu conteúdo, chamando o contato pelo nome, agregando sentido às mensagens e usando informações do cadastro dele a seu favor.
Essas estratégias aumentam as chances da pessoa abrir o e-mail e ler o conteúdo até o fim.
Se você vende cursos online, use seu banco de dados para enviar algo do tipo: Caroline, quem gosta de arte, costuma se interessar por nossa pós-graduação em História da Arte.
7. Não subestime o poder do texto
Ainda que você utilize imagens, gráficos, GIFs e emojis – algo que é esperado e super possível, desde que moderadamente, dentro do tom de voz do seu público-alvo! –, o texto de um e-mail marketing sempre será o protagonista da comunicação.
Para caprichar:
- mantenha-o curto e objetivo;
- coloque a mensagem mais importante no topo;
- seja criativo(a) e não tenha medo de construir uma marca forte através de uma mensagem;
- utilize gatilhos mentais de escassez, de urgência, de novidade, de curiosidade e/ou provas sociais;
- sempre fale a verdade;
- explore as chamadas para ação (call to action); e
- escreva um texto escaneável, aquele fácil de ler só na batida de olho. Separar os blocos de texto em parágrafos de, no máximo, 3 linhas cada ajuda muito nesse sentido.
Quem nunca ficou tão intrigado com o título de um e-mail que teve que abri-lo exatamente no momento em que recebeu? Tá aí uma ilustração de um bom storytelling de marca começando já na primeira linha!
8. Defina dia, horário e frequência dos envios
Será que enviar um conteúdo do seu blog ou uma oferta imperdível em plena sexta-feira às 9h da noite é o ideal? Quase todas as pessoas têm seus e-mails no celular e vão receber notificações quando você “importuná-las” fora do horário comercial, então, considere até que ponto o disparo vai ser mais negativo do que positivo.
Nunca tire o perfil do seu cliente ideal de sua cabeça: com base nele, defina dias, momentos e até frequência dos seus envios. Para isso, pondere também a capacidade de entrega do seu time!
9. Faça um envio teste antes do disparo final
Vai por mim: você vai querer ver sua mensagem pronta e no formato correto antes de ela chegar em outras mãos. Faça um ou dois envios testes para algum endereço de e-mail antes do disparo final e aproveite para:
- corrigir erros gramaticais e de ortografia;
- avaliar o layout;
- ajustar links quebrados;
- substituir imagens sem qualidade; e
- melhorar qualquer má formatação.
Tem dois modelos de campanha ótimos em mãos e não sabe qual usar? Faça um teste A/B, enviando o e-mail “A” para metade de sua base e o “B” para a outra parte, e aproveite para analisar e comparar os resultados depois.
O conteúdo que for mais aberto, ganhar mais cliques e gerar mais leads pode ter sua estratégia facilmente reproduzida nos próximos!
10. Analise o desempenho do conteúdo
E, por falar em avaliação de resultados, dentre os indicadores mais acompanhados pelas empresas quando o assunto é investigar o desempenho de e-mails marketing estão os seguintes:
- taxa de entrega – percentual de e-mails entregues vs. quantidade enviada;
- taxa de abertura – percentual de e-mails abertos vs. quantidade entregue;
- taxa de cliques – porcentagem de destinatários que clicaram em um ou mais links presentes no e-mail em comparação ao total de mensagens entregues;
- taxa de descadastro – porcentagem de contatos que optaram por se descadastrar da sua lista depois de receberem o e-mail marketing;
- taxa de rejeição – quantos e-mails não foram entregues;
- taxa de conversão – quantas pessoas que receberam o e-mail e realizaram uma ação desejada, clicando em um link; e
- retorno sobre investimento (ROI) – o fatídico lucro gerado pela campanha quando comparado com o custo de colocá-la para rodar.
Uma boa ferramenta de e-mail marketing já oferece relatórios com base nesses indicadores para você analisar sua performance. Basta acompanhá-los de perto e fazer as mudanças necessárias quando for preciso.
Agora, aos exemplos!
Tipos mais comuns de e-mail marketing + exemplos
Os e-mails de boas-vindas, informativos e promocionais são três dos formatos de e-mail marketing mais usados atualmente. Veja um modelo simples de cada um deles e se inspire!
E-mail marketing de boas-vindas
Assunto: Seja bem-vindo à família, João! Prévia: Agradecemos a sua escolha e ficamos à disposição. __ João, estamos felizes em recebê-lo e queremos aproveitar esta oportunidade para expressar nosso agradecimento por escolher nossa marca. Fique de olho na sua caixa de entrada, pois estaremos enviando, regularmente, novidades exclusivas, ofertas especiais e muito conteúdo relevante para você. Se tiver alguma dúvida ou precisar de alguma assistência, é só chamar! Um abraço, Maria Cândido Atendimento |
E-mail informativo
Assunto: Atualizações importantes para você Prévia: Trouxemos novidades que você vai gostar de saber. Dá uma olhada! __ Olá, João. Esperamos que esteja tendo uma ótima semana! Queremos mantê-lo atualizado sobre as últimas novidades e atualizações sobre nosso mais novo lançamento: agora, você já pode se matricular no mais novo curso de História da Arte da nossa plataforma e se tornar um especialista no assunto! Siga-nos nas redes sociais e obtenha atualizações em tempo real sobre os próximos lançamentos de nossos cursos online. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações sobre a matrícula, entre em contato. Time de Customer Success [Nome da marca] |
E-mail promocional
Assunto: Presente exclusivo: não vá perder Prévia: Essa é especial pra você, mas por tempo limitado, tá? __ Ei, João, nós estamos muito animados por podermos oferecer a você uma oportunidade imperdível para impulsionar a sua jornada de aprendizado! Por tempo limitado, estamos oferecendo um desconto exclusivo de 30% em todos os cursos da nossa plataforma de ensino online. É a chance perfeita para você investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional sem gastar uma fortuna! Que tal? Para aproveitar este desconto especial, basta usar o código promocional EAD30 durante o checkout em nosso site. Invista em si mesmo e alcance novos voos! Carolina Ximenez Diretora de vendas |
Percebe que o título desse último exemplo traz a palavra “presente” em vez de termos como “promoção” ou “oferta”? Ações assim ajudam a evitar que seu e-mail marketing vá parar no spam, assim como não colocar todas as letras em caixa alta e não exagerar na pontuação.
E tem mais iniciativas válidas, como maneirar no uso de fontes coloridas e nunca enviar conteúdos com muito pouco texto e imagens grandes!
Agarra-se a elas, pois, se os provedores (Gmail, iCloud, Hotmail, Outlook, dentre outros) julgarem que a mensagem parece suspeita, sua campanha pode ser direcionada para o “spam” automaticamente.
Em paralelo, outra forma de passar ainda mais credibilidade e aumentar as chances de sucesso de tudo o que você fizer é registrar sua marca. Não podia encerrar o artigo sem deixar de vender meu peixe, né? Até a próxima!
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