Quando você chega na sede de uma empresa, geralmente é recebido por uma pessoa portando um crachá, certo? Os crachás são cartões de identificação utilizados por funcionários e apresentam informações como o nome, a foto da pessoa e a função exercida por ela. É mais ou menos com essa analogia que podemos explicar a função de um logotipo em uma marca: ele é o cartão de identificação da sua empresa. Este conteúdo ensina como criar uma logo para sua marca de bijuterias. Vamos lá?
Como criar uma logo para bijus
É possível que você já tenha pensado em como gostaria de representar a sua marca, através do logotipo, que nada mais é do que a junção de um ícone com o nome da empresa. Mas tenha em mente que, por mais rebuscado que você queira que o logo pareça, a simplicidade é fundamental para gerar um sentimento de harmonia no público.
Pense no logotipo da Apple - o símbolo é o desenho de uma maçã, pura e simplesmente. Ou seja, quanto menos elementos aparecerem no logotipo, melhor para o reconhecimento por parte dos clientes.
Aliás, procure estudar os concorrentes: como são os logotipos das marcas que você admira? Como você pode se inspirar? E o que fazer para se diferenciar deles? Busque também referências em outros segmentos, olhando para marcas no Instagram e no Pinterest, duas boas fontes de inspiração.
Qual a melhor cor para logo de bijuterias?
Para criar uma marca de bijuterias, busque utilizar na identidade visual os tons de dourado, rosa, preto e branco. O ideal é contar com o apoio de um especialista, seja designer autônomo ou agência de criação.
Para criar um logotipo por conta própria, sem ajuda de um designer, existem alguns sites onde é possível fazê-lo de forma gratuita. Veja neste artigo algumas plataformas para criar logo online grátis.
5 logos de joalherias famosas para te inspirar
Como vimos, o logo contribui para o reconhecimento da marca. Perceba que a simplicidade é algo frequente quando falamos em uma identidade visual para jóias, por exemplo. Veja a seguir 5 logos de joalherias famosas para inspirar a sua criação.
1. Pandora
2. Vivara
3. Tiffany & Co
4. H. Stern
5. Hallmark
Como proteger a logo da sua marca
Com o avanço da tecnologia e dos meios digitais, seguiram-se a criação das redes sociais e o crescimento das lojas online. Isso gerou a necessidade de se diferenciar no mercado, mesmo que você seja um pequeno empreendedor. Por esta razão, o registro de marca é uma forma de evitar cópias e uso indevido do nome e do logotipo de sua empresa.
O registro é o responsável por garantir os direitos dos empreendedores sobre a utilização do nome e do logotipo da marca em todo o território nacional. É realizado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e só é considerado dono de uma marca quem a registra.
No conteúdo a seguir, você terá um passo a passo detalhado para registrar a sua marca. Basta clicar no link e baixar o e-book:
Deixe seu comentário