Aprenda a consultar se o nome da empresa já existe

As 5 alternativas mais fáceis e seguras para você consultar nome de empresa estão listadas neste artigo junto com o passo a passo para utilizá-las. Boa leitura.

Por Alan Marcos 6 min. de leitura

Ilustração de duas pessoas de pé na frente de uma grande tela de laptop que mostra a página "CONSOLIDE" com o texto "Gestores de Marcas". Um homem de barba e terno escuro gesticula com a mão direita. Uma mulher de cabelo cacheado está de braços cruzados, olhando para o homem.

Para consultar nome de empresa, você pode recorrer ao site da Receita Federal, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ou da Junta Comercial do seu estado, por exemplo. Outro caminho é usar uma ferramenta de busca gratuita, como a disponibilizada online pela Consolide.

Independentemente da sua escolha, não pense duas vezes antes de realizá-la! Somente através dela você conseguirá descobrir se a nomenclatura já está em uso ou se existe a possibilidade de adotá-la oficialmente por aí.

Depois de toda a pesquisa, faça o registro da sua marca no INPI: só assim você vai dormir tranquilo(a) sabendo que garantiu a segurança dos seus investimentos e a exclusividade do seu negócio.

Este artigo traz mais orientações que podem lhe interessar. Espero que goste!

Como verificar se o nome de uma empresa já está em uso?

Você pode fazer consultas de nomes para a sua empresa através do site do INPI, do site da Junta Comercial do estado em que ela estiver localizada, pela página da Receita Federal na internet ou buscando informações nas redes sociais. Mesmo assim, não deixe de recorrer a uma plataforma especificamente voltada para consultas do tipo se quiser garantias mais assertivas de que a sua marca vai estar disponível para registro!

Como saber se o nome de uma empresa está disponível? 5 melhores ferramentas

A melhor alternativa para pesquisar nome de empresa é uma ferramenta de consulta desenvolvida por especialistas em registro de marca, como a plataforma disponibilizada online e gratuitamente pela Consolide.

Abaixo, descrevo os passos para concluir o processo por lá, bem como para fazer um levantamento completo em outras páginas da internet. Anote o que precisar e não se esqueça de vasculhar tudo o que puder, inclusive nomenclaturas similares ou próximas disso.

1. Ferramenta de consulta de marca da Consolide

Não tem segredo! Se estiver pensando em como verificar se um nome de empresa já está registrado e não souber por onde começar, acesse a ferramenta gratuita de consulta de marca da Consolide, que é uma empresa especializada em registros de marca.

  • Digite o nome desejado
  • Clique em “Pesquisar Agora”
  • Descreva as atividades e aguarde a análise de viabilidade
  • Tudo de graça!

A ferramenta vai fazer a busca em bancos de dados de marcas registradas no Brasil, em seus catálogos de marcas com o mesmo nome e de marcas fonéticamente semelhantes e basta digitar o seu e-mail para receber o resultado completo. 

2. Site do INPI

Encontrou o menu inicial da página oficial do órgão? Vamos lá.

  • Clique em “Marcas”
  • Selecione a opção “Base de dados de marcas” no quadradinho sinalizado com o título “Busca de processos”
  • Faça seu login com a mesma senha do site do governo federal ou escolha realizar a pesquisa anonimamente
  • Um novo menu se abrirá, clique novamente em “Marcas”
  • Para o tipo de pesquisa, selecione “Radical”
  • Informe o máximo de dados que tiver e faça sua busca

Caso prefira, você pode seguir as orientações de um conteúdo aqui do blog só sobre como fazer pesquisa de marcas registradas no site do INPI.

3. Site da Junta Comercial do seu estado

O link do site da Junta Comercial sempre leva a sigla do nome do estado e a abreviatura “gov” fazendo referência ao governo federal, então, para ter certeza de que você está acessando a página certa, certifique-se de que este link tenha mais ou menos a seguinte estrutura:

www.[site].[sigladoestado].gov.br
 

Uma vez dentro do site, pesquise por “Consulta de Nome Empresarial” ou “Consulta de Empresa” e digite o que deseja procurar.

4. Página da Receita Federal

Busque pelos serviços da Receita Federal no site do governo federal (gov.br) e, em seguida, por “Consulta de CNPJ”. Acesse a página com seu CPF e a senha que tiver cadastrada ou faça o seu cadastro.

  • Em “Tipo de Pesquisa”, selecione “Nome Empresarial”
  • Marque a “Situação Cadastral” como “Ativa”
  • Escolha o estado (UF)
  • Informe o nome que você deseja filtrar
  • Clique no botão “Pesquisar”

Pronto!

5. Redes sociais e Google Meu Negócio

Apesar de não trazerem resultados oficiais, digamos assim, as redes sociais – principalmente o LinkedIn! – e o Google Meu Negócio, que é a ferramenta corporativa do Google, podem funcionar como complementos para a sua pesquisa.

O legal é que, além de buscar nomes por lá, você consegue conhecer de forma mais aprofundada o que fazem organizações com nomenclaturas similares, observar logomarcas e analisar outras informações ligadas ao histórico e aos funcionários.

Uma pesquisa ampla vai ajudá-lo(a) a evitar diversas dores de cabeça num futuro muito próximo e a concluir o registro da sua marca gastando somente o tempo e o dinheiro necessários.

É verdade que, dependendo do caso, até podem existir duas empresas com o mesmo nome, mas fugir dessa possibilidade será ideal, acredite em mim! Tanto para a garantia da melhor reputação quanto para fazer investimentos seguros. Outro artigo que escrevi recentemente explica tudo. Vale a leitura!

Por que consultar se nome de empresa está disponível?

A nomenclatura que você escolher para o seu negócio pode ser incrível, mas de nada adianta se outra marca já estiver utilizando um igual e, principalmente, se ele já estiver registrado no INPI com outra titularidade! Isso só vai lhe trazer problemas burocráticos e financeiros.

Com a consulta, são muito maiores as chances de:

  • a marca ser conhecida (e reconhecida!) pelos consumidores;
  • a reputação da empresa no mercado ficar cada vez melhor e consistente;
  • evitar problemas na Justiça, como uma disputa legal de marca registrada; e
  • garantir que a marca e os produtos ou serviços comercializados por ela não sofram nenhum tipo de plágio.

Pesquisou e encontrou aquele nome que é o pretendente ideal? Corra para entrar com um pedido de registro de marca no INPI, ou melhor, pegue o telefone e me escreva uma mensagem – o resto, pode deixar com a gente!

Através da Consolide, seu pedido de registro no INPI fica pronto em até 24 horas, com o pagamento de um valor único, sem taxas adicionais ou “ocultas”, então, por que pagar pra ver, né?

Deixe seu comentário

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Tudo certo!

Seu cadastro foi concluído e logo você receberá, na sua caixa de entrada, as melhores orientações para ter uma marca de sucesso.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada nos conteúdos das nossas redes sociais?