Aprenda como emitir GRU com o passo a passo deste artigo

Aprenda aqui como emitir GRU do INPI e aproveite para tirar muitas dúvidas sobre o processo.

Por Alan Marcos 4 min. de leitura

Ilustração de pegadas coloridas em azul e laranja, dispostas de forma alternada, com linhas tracejadas indicando movimento.

Para emitir a GRU do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), basta você acessar o sistema eletrônico do governo (gov.br), preencher os dados solicitados e gerar essa guia, chamada de Guia de Recolhimento da União. Depois, será necessário efetuar o pagamento do valor.

O processo acontece de maneira totalmente on-line e, seguindo algumas etapas simples, estará dado mais um passo para o registro da sua marca. Não é difícil, mas usar este artigo completo como um guia vai lhe ajudar ainda mais!

Continue a leitura para encontrar todas as informações necessárias para a emissão.

O que é GRU?

A GRU é a Guia de Recolhimento da União, um documento emitido pelo governo federal para cobrar dos cidadãos, de forma unificada, taxas relacionadas a diversos serviços. Quem faz pedido de registro de marca no INPI, por exemplo, precisa pagar a GRU para encaminhar sua solicitação ao órgão.

Esse documento, então, serve para o governo garantir que o valor devido por alguém que conta com um serviço público seja destinado corretamente.

Dá para considerar a GRU uma espécie de boleto bancário, e emiti-la é muito simples porque todo o processo acontece de forma digital.

Como funciona a cobrança da GRU?

Basicamente, você acessa sua conta na plataforma ligada ao domínio “gov.br”, busca pela emissão da GRU e com o preenchimento de alguns dados já consegue emiti-la. O sistema já informa qual é o valor a ser pago, que varia de acordo com o serviço com o qual você contou, e basta acertar a dívida pelo internet banking, numa agência bancária ou numa casa lotérica.

No mais, é importante que você guarde o comprovante de pagamento da guia, pois ele será prova de que a taxa foi quitada.

Especificamente em relação ao registro de marca, o valor da GRU varia de acordo com o tipo de solicitação, mas a informação aparece claramente indicada no documento, e o INPI só dá sequência ao pedido depois que confirma o recebimento do valor.

Leia mais sobre quanto alguém paga para registrar uma marca em outro artigo aqui do blog!

Como emitir GRU do INPI para registro de marca em 5 passos

Acesse o portal oficial do INPI através do site do governo federal, procure por “Pagamentos” no menu e clique em “Pagamento de GRU”. A partir daí, você pode seguir o passo a passo deste artigo para lhe guiar.

1. Acesse o portal do INPI

Fazendo login com seu usuário e sua senha cadastrados no gov.br, vá até a área de “Pagamento de GRU” dentro do portal do INPI. Nela, você encontra todas as informações necessárias sobre como emitir a Guia de Recolhimento da União.

2. Escolha o tipo de serviço

Na seção de “Pagamento de GRU”, você também vai localizar uma lista de serviços oferecidos pelo INPI. Selecione “Registro de Marca” para prosseguir e fique de olho em qualquer outra seleção, garantindo que a escolha esteja adequada.

3. Preencha os dados solicitados

O sistema vai pedir dados como o número do seu CPF ou CNPJ (sendo titular da marca) e o serviço executado. É essencial que essas informações estejam corretas, pois erros podem atrasar o andamento do seu pedido.

4. Gere a GRU

Finalmente, clique no botão de conclusão do preenchimento e faça a geração da sua GRU. Aguarde, pois o sistema vai fornecer a guia automaticamente e nela vão constar todos os detalhes do seu cadastro além do valor devido por você.

  • Confirme as informações
  • Clique em “Baixar a GRU em PDF”
  • Faça o pagamento da taxa

Você pode ir presencialmente a uma agência do banco ou a uma casa lotérica, mas também pode prosseguir online.

5. Pague o valor da GRU

Acerte sua dívida em caixas eletrônicos, agências bancárias ou pelo internet banking, salve ou guarde o comprovante de pagamento.

Cuidado! O INPI não envia boletos pelos Correios e tudo acontece através desse site. Se alguém fizer contato com você em nome do órgão, se algum e-mail estranho aparecer na sua caixa de entrada ou se alguma correspondência chegar ao seu endereço, verifique a autenticidade das informações e os dados do remetente.

Por via das dúvidas, acione o órgão através dos canais oficiais antes de tomar qualquer atitude ou fuja de vez das dores de cabeça contando com especialistas em registro de marca.

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