“Quem não é visto não é lembrado!”
Com certeza você já ouviu essa frase muitas e muitas vezes. E quando falamos de internet, aposto que a frase faz ainda mais sentido. Afinal, a internet é uma realidade na vida de bilhões de pessoas mundo afora.
Somente no Brasil, são 36,8 milhões de casas conectadas à internet, de acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cerca de 54,4% dos mais de 190 milhões de brasileiros acessam a internet, ou seja, mais da metade da população. É muita gente, né?
Basta fazer as contas: se a sua empresa ainda não está na internet, podemos afirmar em alto e bom som que ela praticamente não existe para essa parcela da população – e para os outros restantes também. Essa afirmação parece dramática, mas no mundo de hoje é praticamente obrigatória uma presença digital para qualquer empresa.
Ainda mais quando colocamos na mesa os dados do Serasa: 2,5 milhões de novos negócios foram criados só em 2018 - e 99% são micro ou pequenas empresas. Existe concorrência em qualquer setor do mercado, por isso sua empresa deve estar pronta para encarar a competitividade da melhor forma.
E uma das maneiras de se destacar é estar presente na internet da melhor forma possível. No mínimo, seu negócio deve aparecer nos resultados do Google e no Google Maps.
Quer saber como fazer isso? Continue lendo que a gente te explica tintim por tintim.
Por que divulgar sua empresa na internet?
Imagine que chegou a uma cidade pela primeira vez e se hospedou em um hotel. No início da noite, você está com fome e gostaria de encontrar um bom restaurante de frutos do mar.
Então, você tem três possibilidades:
a) Perguntar para a recepção do hotel ou pessoas na rua onde encontrar um restaurante que serve os pratos que você deseja.
b) Sair andando à procura de um restaurante da categoria nos arredores do hotel.
c) Pesquisar na internet qual a opção de restaurante de frutos do mar próxima ao hotel, ou que ofereça serviço de entrega, além de também ver a faixa de preço dos restaurantes disponíveis, inclusive com avaliação de clientes que já passaram pelo local.
Qual das alternativas acima você prefere?
Se você marcou a opção C, você está no time das pessoas que usam a internet para procurar produtos, serviços e informações.
Mas como você já passou de um mero consumidor para dono de seu próprio negócio, a internet tem um papel ainda mais fundamental. Afinal, sua empresa precisa estar na vitrine, aparecendo para aqueles que procuram seus serviços ou produtos – pense no exemplo do restaurante de frutos do mar.
E as principais formas de fazer o seu negócio aparecer são:
- Ter um site
- Ter um blog
- Estar presente nas redes sociais
- Estar no Google Maps
O Google é o principal site de buscas da internet: são 3.5 bilhões de pesquisas todos os dias ao redor do mundo. Você teve fome no hotel, e os donos de restaurantes da redondeza já tinham feito o dever de casa: cadastraram seus negócios no Google Maps, e assim apareceram em sua pesquisa.
E como fizeram isso? Continue lendo que a gente vai explicar tudo.
Google Meu Negócio: a plataforma que coloca sua empresa no mapa
Como falamos há pouco, é importante que sua empresa apareça no Google Maps. Mas para que ela seja mostrada no mapa, é preciso que você entre em uma plataforma do Google, chamada Google Meu Negócio.
Lá, você pode cadastrar seus endereços, telefones e localização de forma gratuita, e assim aparecer nas pesquisas de forma orgânica (sem colocar a mão no bolso).
O objetivo do Google Meu Negócio é fazer com que seu estabelecimento apareça no Google e no Google Maps.
Veja as funcionalidades principais da plataforma:
- inserção da localização da sua empresa no Google Maps, com rotas para chegar ao estabelecimento
- divulgação de dados de contato: endereço, site, e-mail e telefone
- horários de funcionamento da empresa
- notas e comentários de clientes que já fizeram negócio com a empresa
- fotos internas e externas da empresa
- compartilhamento de suas páginas e perfis nas redes sociais
E como os clientes podem chegar até o seu negócio? Das seguintes maneiras:
1. Quando a pessoa pesquisa um tipo de produto ou serviço no Google sem apontar o lugar. Os resultados aparecem de acordo com a região em que ela se encontra, por causa da sua localização no próprio celular.
2. Quando a pessoa especifica a localização desse tipo de estabelecimento. Aqui acontece exatamente o que você fez quando procurava por restaurante de frutos do mar. O Google exibe os resultados de acordo com o lugar específico da procura. Ex: “restaurante de frutos do mar - Araranguá-SC”
3. Quando a pessoa pesquisa o nome da empresa no Google. Neste caso, a busca é mais específica. Então, se a empresa estiver cadastrada no Google Meu Negócio, o resultado vai aparecer do lado direito da tela, com informações detalhadas, como horário de funcionamento e localização.
Quais são os maiores benefícios de se cadastrar no Google Meu Negócio?
- ser encontrado pelos clientes quando eles mais precisam
- aparecer no Google Maps, com endereço, telefone e horário de funcionamento
- manter a atualização das informações comerciais
- ganhar cobertura em aplicativos que usam o Google como base, como Waze
- atingir pessoas que precisam de produtos ou serviços que você oferece, mas não conhecem sua empresa.
Como cadastrar minha empresa no Google Meu Negócio
Passo 1
Acesse a página da plataforma e clique em Fazer Login. Seu login será o mesmo que você usa para acessar o Gmail, ok?
Agora role a página e clique em: Inclua Sua Empresa no Google.
Passo 2
Preencha todas as informações referentes ao seu negócio.
Coloque tudo com detalhes: nome da empresa, telefone, site, categoria de negócio.
Clique em Continuar.
Passo 3
Agora chegou o momento de confirmar que você é realmente o dono do negócio, ou a pessoa autorizada a fazer o cadastro. Verifique se todas as informações estão corretas e preencha a caixa de autorização para gerenciar o Google Meu Negócio.
O Google vai propor o envio de um código de verificação postal para o endereço que você informou.
Passo 4
Nesta etapa, você precisará confirmar o local de seu negócio, através do código enviado pelo Google. O código vai chegar pelos correios no período de 7 a 15 dias úteis no endereço informado.
No seu painel do Google Meu Negócio, vai aparecer um botão: Confirmar agora. Você deve inserir o código, seguindo as instruções da carta enviada pelo Google.
Passo 5
Depois de finalizar mais uma etapa, você poderá adicionar as informações que desejar em seu cadastro. Fotos do estabelecimento, tour virtual em 360 graus, descrição da empresa e todos os dados que considerar relevantes.
O Google Maps também passará a exibir o seu negócio, apontando as melhores rotas para o cliente chegar ao local.
Aproveite e veja um tutorial completo neste vídeo, elaborado pelo canal “Marketeiro Confesso”:
Dicas finais
Agora que você já cadastrou sua empresa no Google Meu Negócio, não esqueça de manter as informações sempre atualizadas.
Além disso, monitore as estatísticas de visualizações, cliques em sua página, chamadas telefônicas realizadas através do Google e até as rotas traçadas pelos clientes para chegarem ao local.
Tudo isso é possível no Google Meu Negócio, por isso use e abuse da ferramenta.
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