Você pode abrir uma loja na Amazon sem marca registrada, mas não vai conseguir usufruir de todos os recursos e benefícios para vendedores oferecidos pela plataforma.
Isso porque só marcas com o certificado de registro do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ou com um pedido de registro encaminhado junto ao órgão conseguem usufruir de determinadas ferramentas para, por exemplo, promover e destacar seus produtos.
Quer aproveitar integralmente as possibilidades do maior marketplace do mundo? Trago alguns detalhes valiosos neste artigo! Seu negócio agradece.
Pode abrir uma loja na Amazon sem registro de marca?
É possível, sim, abrir uma loja na Amazon sem ter registro de marca, mas, se a sua marca for registrada ou se houver um pedido de registro para ela em andamento no INPI, a sua experiência vendendo na plataforma será ainda melhor, bem como a dos consumidores comprando de você.
Os resultados financeiros também!
Isso porque o registro (ativo ou pendente) é uma exigência do marketplace para liberar algumas ferramentas às quais só quem decidir proteger a sua marca de verdade tem acesso.
Com o certificado de registro de marca, até um cadastro na hora de montar uma loja virtual fica mais completo.
Por que registrar uma marca para colocar na Amazon?
O sucesso de vendas na Amazon e o registro da marca vendedora têm tudo a ver! Com sua documentação obtida ou encaminhada no INPI, você passa mais segurança para quem deseja comprar e para o próprio marketplace, consegue acesso à ferramentas exclusivas e, caso precise, tem suporte rápido para lidar com imprevistos e até ameaças de cópia ou fraudes dentro da plataforma.
E por que marcas registradas têm privilégios quando alguém decide abrir lojas na gigante do e-commerce? Simples! Pois, se uma empresa sem registro faz qualquer venda e não entrega o produto, por exemplo, a responsabilidade jurídica pelo ocorrido será da plataforma.
Ou seja, na equação registro de marca + cadastro de loja na Amazon todo mundo sai ganhando: o negócio, os clientes e o marketplace.
“Consolide, como colocar minha marca na Amazon?”
A resposta desta pergunta pode ser mais fácil do que você imagina! Primeiro, consulte o nome da sua marca e providencie pelo menos um pedido de registro no INPI. Depois, na plataforma, defina o nicho de atuação da sua empresa, escolha um plano de vendas, crie uma conta “Amazon Seller Central” e cadastre seus produtos.
Sério, aposte em proteger sua marca antes de qualquer coisa! Para começar a sua operação online com muito mais certeza de prosperidade.
5 passos para cadastrar marca na Amazon
Tenha seus documentos pessoais e um cartão de crédito por perto para usar no processo.
- Escolha seu nicho de venda na Amazon dentre mais de 20 categorias, mas fique atento(a), pois algumas podem exigir uma espécie de pré-aprovação.
- Selecione uma das opções de plano de vendas disponíveis da plataforma: individual (menos de 10 vendas por mês) ou profissional (+ de 10 vendas mensais).
- Crie e configure sua conta no “Amazon Seller Central” que vai ser o seu painel de cadastro e gerenciamento de produtos e vendas.
- Adicione os seus produtos na aba de “inventário” seguindo as instruções do site.
- Comece a vender.
Informe corretamente nome, endereço, e-mail e telefone, bem como informações da empresa, métodos de recebimento e depósito de valores e detalhes solicitados sobre envios e devoluções.
Então, passe para a próxima etapa: aquela sobre a qual comentei anteriormente, de usufruir de 100% dos recursos do marketplace! Se achar válido, conte com uma especialista em registro de marcas para lhe ajudar a economizar tempo com os trâmites.
Brand Registry: área exclusiva da Amazon para quem tem marca registrada
Com o comprovante do pedido de registro de marca iniciado no INPI ou o certificado de registro de marcas em mãos, dentro da sua conta na Amazon encontre a área exclusiva para marcas registradas ou “Brand Registry”.
- Informe o nome da marca registrada no INPI e o número do processo de registro.
- Comprove que o nome da marca aparece nos produtos ou nas embalagens da sua empresa através de fotografias.
- Liste as categorias nas quais os produtos da sua marca se encaixam.
- Envie as informações e aguarde que elas sejam verificadas. Um representante da plataforma vai entrar em contato com você.
- No momento do contato, informe o código de verificação recebido e conclua o processo.
Aí comece a estudar formas de destacar seu produto na Amazon, divulgue a loja informando que ela é certificada e usufrua da ferramenta chamada “A+ Content” para produzir títulos e descrições realmente diferenciados de cada item.
Aproveite para conferir outro artigo aqui do blog que traz dicas valiosas de SEO para vender mais na Amazon, como usar palavras-chave ligadas às características dos produtos e da marca ou aos diferenciais de cada item.
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