5 dicas práticas para melhorar a navegação do site

Veja como tornar a experiência de navegação dos usuários no site incrível e mantê-los mais tempo online, potencializando as conversões.

Por Daiana Meller 7 min. de leitura

O site de uma empresa é a sua vitrine virtual e representa o negócio no ambiente web. Geralmente, é um dos primeiros canais que os usuários têm contato com a sua marca. Para aproveitar todo o potencial deste canal, o ideal é que a sua empresa tenha um site, que além de centralizar as informações, ofereça uma excelente experiência ao usuário.

bussola e lupa para navegar no mapa mundi

Para isso, é importante criar a navegação do site de forma que ela guie o usuário, assim como uma bússola faz com um viajante, a encontrar efetivamente o que procura. Para dar o “caminho das pedras”, a designer Pabla preparou dicas especiais. Mas antes, deixa eu te contar um pouco mais sobre ela.

**Pabla é graduada em Design Gráfico e com MBA em Marketing Estratégico. Possui mais de 10 anos de experiência em design de marcas e identidade visual, usabilidade de sites, web design, marketing digital e design de interação.

Vamos às DICAS!

Dicas especialistas que vão revolucionar o seu site

Oi gente, tudo bem? Sou a Pabla, escrevendo e contribuindo com a Consolide. Vou te dar cinco dicas bacanas para você que quer abrir ou já tem uma loja virtual, e-commerce, site ou blog.

Estas dicas super práticas vão ajudar a aumentar a confiança dos clientes, manter os usuários por mais tempo e impulsioná-los a comprar mais. Então, o ideal é oferecer a melhor experiência ao seu usuário de forma que ele encontre tudo facilmente e conclua uma compra ou contato com poucos cliques.

Para isso é importante que o site ofereça uma excelente navegação. Para isso existe a USABILIDADE. Usabilidade é um termo que pode ser definido, na computação, como a simplicidade e a facilidade com que uma interface, programa ou website podem ser utilizados.

Usabilidade pode ser aplicada em computadores, smartphones, tablets, caixas eletrônicos, e até mesmo em controles remotos e eletroeletrônicos! E tudo isso para facilitar a vida de quem usa esses dispositivos.

Agora que você já sabe que com uma boa USABILIDADE um site fica incrível, vou dar cinco dicas dos especialistas nessa área para você aplicar. 

#1 - Dê Feedback

Mantenha o usuário sempre informado sobre o que está fazendo no seu site e o que acontece naquele momento. Um exemplo prático é quando um vídeo é carregado, tenha um elemento visual que informe isso a ele.

Caso contrário o usuário vai achar que o site está com algum problema devido a demora do início do vídeo. O uso de uma barra de carregamento ou um simples texto: “aguarde, carregando vídeo” resolvem o problema de forma super simples e prática.

#2 - Fale a linguagem do usuário

Tem coisa pior do que você entrar num site cheio de termos técnicos e não entender nada? Pois é, você não quer isso no seu site. O recomendado é você supor que as pessoas que acessam o seu site têm diversos níveis de instrução e diversas idades. Alguns já estão familiarizados com o uso da internet, mas muitos ainda são aprendizes. 

Por isso, é fundamental que você preze por uma linguagem simples e objetiva e que seja adequada a diversos tipos de internautas. Uma boa dica neste caso é fazer uma correlação com o mundo real, como por exemplo chamar a entrada do site de Página inicial e usar uma casinha, um “padrão instituído” e já reconhecido. Isso fará lembrar de que aquela é a porta de entrada do site.

Aliás, o uso de ícones junto aos textos facilitará muito o entendimento no ambiente virtual. Quer ver outro exemplo do mundo real para o virtual? O CARRINHO DE COMPRAS.

Ao ver um desenho de um carrinho de supermercados, o cliente automaticamente imagina que aquele é o espaço onde ficam os produtos escolhidos, para posteriormente se dirigir ao pagamento fazendo uma analogia aos caixas de supermercados e então concluir a compra.

#3 - Mostre uma saída

Pode acontecer do usuário entrar por engano em uma página do site. Isso acontece com muito mais frequência do que imaginamos. 

Neste caso, faça de uma forma que ele consiga retornar à ação anterior. É como se fosse umasaída de emergência, de um determinado local, que precisa ser bem sinalizada, visível e de “fácil acesso”. Você pode fazer isso por meio da criação dos botões “voltar”, “sair” ou “desfazer”.

O uso de migalhas de pão (ou breadcrumbs, o termo usado em inglês), que nada mais é do que o “rastro” de todo o caminho que percorrido até chegar na página, também é uma ótima prática de usabilidade, muito recomendada!

Mantenha o menu do site sempre acessível e, melhor ainda, se exibir visualmente a página que o usuário se encontra.

#4 - Mantenha a consistência dos elementos

Essa dica é um grande facilitador da navegação no seu site! Nós costumamos criar padrões para as coisas que fazemos. Com a navegação na internet não é diferente. Então, para as ações que representam a mesma coisa, use nomes e elementos iguais, para fazer uma correlação. 

Sempre que o usuário ver a mesma ação acontecer em outro local, logo irá se lembrar do que se trata. Aqui vou dar dois exemplos:

  • Um é o modo como você sinaliza um hiperlink. Se está sublinhado e com a cor azul, mantenha esse padrão sempre que for inserir um novo hiperlink.
  • A outra dica que dou é com relação aos nomes dos botões.

Digamos que numa determinada página você criou o botão “procurar” com um fundo preto e é acompanhado de um ícone de lupa. Se você for repeti-lo em outro local, use o mesmo nome, a mesma cor e o mesmo ícone. Isso evita erros de interpretação.

#5 - E pra finalizar: Previna os erros

Diz o ditado que é melhor prevenir do que remediar, certo? Pois então, para evitar uma dor de cabeça no seu cliente, esteja atento para os erros que possam acontecer.

Aliás, o ideal é que eles não aconteçam mesmo! Mas, caso o erro ocorra, por exemplo, devido a uma instabilidade do sistema, isso deve estar registrado na interface, através de uma mensagem de erro clara e objetiva.

Sabe quando cai a conexão com a internet? Isso é ruim, certo? Pense que isso pode acontecer também com o seu cliente enquanto ele estiver navegando e deixe claro o erro ocorrido.

Ele também pode escrever no navegador um endereço inexistente e cair numa página que não faz parte do seu site. Previna! Mostre ao seu cliente que essa página não existe.

##Dicas Bônus

Crie um site responsivo. Cada vez mais usuários utilizam celulares e tabletes para buscar informações ou mesmo realizar compras na internet. Você precisa surfar esta onda ou seu site vai ficar no passado. Então desenhe para que seja responsivo, para que seja adaptativo a qualquer plataforma!

Crie PÁGINAS DE CONFIRMAÇÃO para as ações em que isso é necessário. Como por exemplo, para finalizar uma compra ou enviar um formulário.

“Você tem certeza de que deseja concluir a compra?” Sim!, seu cliente vai responder. E você, ou melhor, o seu site, vai dizer: “Compra realizada com sucesso, obrigado!”.

Viu só? São ações simples, mas que fazem toda a diferença!

———

Com todas estas dicas, sem dúvida, o usuário do seu site vai se sentir bem e confiante em estar no seu site ou comprar no seu e-commerce. Além disso, você potencializa as estratégias de marketing.

Ah, ainda: com estas dicas, agora você também pode avaliar melhor quando for contratar alguém para fazer seu site, e-commerce ou um sistema!

Faça bom proveito!

Um abraço e muito obrigada! Até a próxima!

Pabla Vieira

Estas foram as dicas da Pabla para melhorar a navegação do seu site ou mesmo construir um site do zero incrível. Gostou? Fique a vontade para compartilhar este conteúdo com seus amigos ou mesmo  deixar seus comentários. 

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