O Instagram é hoje uma das principais redes sociais do mundo. Em 2018 a rede alcançou a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos. O Brasil tem a segunda maior base de usuários do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Por isso, se você deseja tornar sua marca mais conhecida e melhorar os resultados da sua empresa, o Instagram pode ser um valioso aliado. Separamos neste artigo 11 dicas práticas que vão ajudar você a melhorar o alcance da sua marca nesta rede social. Confira:
Use hashtags
As hashtags são uma excelente ferramenta para aumentar o alcance das suas publicações. Use aquelas que fazem sentido para o seu público e que tenham a ver com seu negócio. Você também pode criar hashtags próprias da sua marca e incentivar seu público a usá-las.
Uma dica é mesclar aquelas que são mais específicas com outras mais gerais, como por exemplo:
#comidavegana e #comidaveganabelohorizonte
O Instagram agrupa publicações através das hashtag. Com isso, toda vez que um usuário buscar por aquele tema, utilizando o sinal #, sua publicação será relacionada.
A rede social também lançou outra função, que torna esse recurso ainda mais interessante. Além de seguir perfis, agora os usuários podem seguir hashtags. Isso faz com que suas publicações apareçam não apenas para quem te segue, mas também para quem segue a hashtag que você usou.
Crie posts que gerem engajamento
Crie conteúdo que faça as pessoas interagirem. Faça perguntas e crie postagens criativas, que despertem o interesse do usuário em comentar. O Instagram Stories possui vários recursos que geram interação, como as enquetes, o emoji slider, as perguntas e os testes .
Mantenha uma frequência de postagem
É importante que você mantenha seu perfil sempre atualizado. Crie uma frequência de postagens que você considere ideal. Lembrando que postagem esporádicas podem diminuir a entrega do seu conteúdo e postagens excessivas podem cansar os usuários. Busque um equilíbrio.
Deixe seu perfil atraente
O Instagram é uma rede social muito visual, por isso é importante deixar o seu perfil bem acessível, atraente e completo. Comece escolhendo uma boa imagem de perfil, que represente sua marca (sua logomarca é uma boa opção). Escreva um texto interessante e criativo na sua biografia, explicando qual seu produto ou serviço. Acrescente o link para o site da sua empresa, para que as pessoas possam saber mais sobre você.
Em relação as postagens, tente criar um padrão visual. Isso traz a impressão de que o perfil é mais organizado e mais bonito. Você pode conseguir esse padrão usando sempre cores semelhantes em uma sequência de postagens; usando fontes iguais, nos casos de imagens com texto; aplicando o mesmo filtro em todas as fotos.
Descubra os melhores horários para postar
Observe em quais horários suas publicações tem mais engajamento (maior número de curtidas e comentários) e a partir disso determine quais os melhores intervalos de tempo para postar seu conteúdo.
Interaja com os seguidores
Sempre confira seus comentários e directs. Procure responder o máximo de usuários que você puder. Tire as dúvidas, aceite as sugestões e até mesmo as críticas que forem construtivas. A interação com os seus seguidores, estabelece uma relação com seu público, que é fundamental para sua credibilidade e para mantê-los interessados em seu conteúdo.
Faça anúncios
Caso você esteja realmente disposto a investir nesta rede social, os anúncios feitos no Instagram apresentam ótimos resultados. Eles contam com o mesmo sistema de segmentação utilizado pelo Facebook e você ainda pode anunciar em diversos formatos.
É possível inclusive criar anúncios com o objetivo “alcance” e excluir aqueles que já seguem seu perfil, para não serem impactados.
Poste vídeos
Quando falamos de conteúdo, vídeos são uma grande tendência. Cada vez mais os usuários querem conteúdos de qualidade que possam ser consumidos de maneira rápida e com menor esforço. Por isso, invista em vídeos no Instagram, tanto nas publicações, quanto nos Stories e também na IGTV.
Faça vídeos ao vivo
As transmissões ao vivo do Instagram são muito populares e podem contribuir muito para o aumento do seu alcance. Quando você inicia uma transmissão ao vivo, seus seguidores recebem uma notificação e seu perfil tem uma visibilidade maior na seção Explore da rede social.
Meça os resultados
Para saber o que está dando certo e o que não está, é necessário medir e analisar os resultados. O próprio Instagram comercial já disponibiliza diversas informações sobre seu público e os resultados das suas publicações. Mas se você quiser dados mais detalhados você pode investir em uma ferramenta de gerenciamento e criar relatórios completos que vão te ajudar a desenvolver sua estratégia.
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