Quando se pensa em identidade visual, normalmente vem à cabeça imagens de elementos gráficos sendo aplicados consistentemente em vários pontos de contato como embalagens, fachadas, sites etc. O principal elemento de uma identidade visual é normalmente conhecido como "logo", que representa como uma empresa quer ser identificada visualmente.
Em praticamente todos os casos, consistência é a palavra-chave ao desenvolver uma identidade visual. Você deseja que seu logo seja visto e reconhecido imediatamente, para que o público-alvo ligue aquele elemento gráfico ao produto e/ou serviço da sua empresa. Dessa forma, consegue-se reconhecimento e familiaridade para a empresa, através da repetição do logo.
Mas, e se houvesse outras maneiras de se construir uma identidade visual? Leia a seguir.
O que é Logo System?
O logo system é um meio atual de desenvolver identidades visuais, mas um esboço da ideia já esteve presente há alguns anos em algumas empresas, conhecido como "logos flexíveis".
Historicamente, logos sempre foram "estáticos", porém, com os avanços da tecnologia e a disseminação dos smartphones, as pessoas passaram a se conectar mais e suas rotinas estão em constante mudança. Tudo se tornou mais dinâmico. Em outras palavras, o mundo não é mais "estático".
Antes, aplicavam-se identidades visuais majoritariamente em elementos físicos. Hoje, os pontos de contato das identidades visuais estão se tornando digitais. Empresas nascem, crescem e se estabelecem na internet. A foto de perfil de suas redes sociais, a assinatura de e-mail ou o ícone do site se tornaram os principais pontos de contato do público com o logo de uma empresa.
Por ser um ambiente dinâmico, a internet muda drasticamente e instantaneamente. Novos assuntos e tendências surgem todos os dias. Por consequência, um novo jeito de construir identidades visuais está crescendo nos últimos anos, chamado de "logo system".
Ao invés de possuir somente um elemento estático, designers e profissionais de marketing vêm desenvolvendo elementos gráficos que se adaptam instantaneamente a essas mudanças e acompanham a velocidade do contexto global de hoje.
Exemplo de Logo System
O logotipo da MTV é um exemplo. Na década de 90, diferentes tipos de texturas e imagens eram aplicados como preenchimento do logotipo, que mudava de forma radical. Artistas e designers tinham liberdade para modificar, animar e dar personalidade para o logo da empresa, muitas vezes sem um significado específico.
O exemplo atual de logo system mais conhecido, entretanto, são os Doodles do Google. Em diversas ocasiões, o Google modifica seu logo com uma ilustração para trazer conhecimento para uma causa, comemorar uma data especial, homenagear alguma personalidade etc… as razões podem ser as mais diversas, porém, o reconhecimento do logo do Google ainda está presente.
Essa é uma forma de educar sua audiência e reforçar sua marca como autoridade em informação sem precisar fazer gastos extras com campanhas de marketing pontuais.
Quando usar Logo System?
Ao construir um logo system, é importante observar os aspectos estratégicos do seu negócio. O posicionamento, a persona e o tipo de produto/serviço da sua empresa devem ser levados em consideração ao avaliar se vale a pena implementá-lo em sua comunicação.
Está alinhado com o posicionamento estratégico da sua empresa?
Se sua empresa costuma se posicionar sobre diversos assuntos no ritmo em que são levantados hoje, projetar um logo system pode ajudar a destacar esse posicionamento de forma mais personalizada para as questões levantadas, sejam elas políticas, sociais, culturais etc.
Sua empresa tem variedade de produtos e/ou serviços?
Se sua empresa vende produtos e/ou serviços de diferentes naturezas, o logo system ajuda a diferenciá-los sem que eles se percam da marca original, mantendo uma unidade visual em torno de uma identidade norteadora.
Essa estratégia também é útil na gestão de crises ou em quedas de vendas. Quando um determinado produto e/ou serviço desempenhar abaixo do esperado, os outros serão menos afetados pela "má reputação" justamente por terem os elementos visuais distintos.
Sua empresa atende a um público-alvo e/ou personas variados?
Se sua empresa possui personas diferenciadas, ter um logo system que se comunica com cada uma delas ajuda a aproximar sua marca do seu público.
Sua empresa tem estrutura para isso?
A princípio, um logo system demanda uma quantidade grande de trabalho e de gente qualificada para a gestão de uma marca dessa forma. Quanto mais públicos-alvo, personas e produtos diferentes você tem para se comunicar, mais complexo se torna o gerenciamento dessa marca e dessa variedade de comunicação.
Por se tratar de uma abordagem recente e ainda em desenvolvimento, esse tipo de identidade visual tem espaço para crescer e se adaptar aos novos modelos de negócios.
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