Hoje vamos conhecer um pouco sobre este conceito em alta, principalmente quando se fala em negócios online: a criação da persona. Diferentemente do público-alvo, a persona é a representação de seu cliente ideal, como uma pessoa real mesmo, com idade, rosto e comportamentos.
A persona deve ser elaborada com base no perfil de clientes que você deseja atingir, incluindo as informações demográficas e as características principais, definidas através de uma pesquisa com pessoas reais.
Sim, uma pesquisa com pessoas selecionadas oferece dados qualitativos e quantitativos, para então gerar um nome, um rosto e uma personalidade à sua persona. Mas por que é necessário criar uma persona?
- A criação de uma persona ajuda você a entender melhor os desejos e necessidades de seu público, e assim melhorar sua marca para atender essa demanda.
- Uma persona é útil também para você decidir em quais canais pretende se comunicar com os clientes.
- A persona pode ser uma boa fonte para você produzir conteúdos relacionados às dores do público, que podem ser uma "isca'' para o seu produto ou serviço nas redes sociais, em um blog ou em outros canais na internet.
Persona e público-alvo: qual a diferença?
O público-alvo é uma parcela mais ampla da população. São pessoas que possivelmente poderiam ser impactadas por um anúncio de seu produto ou serviço, de acordo com a segmentação de mercado.
O público-alvo é muito importante para a criação de uma marca, mas com as mudanças provocadas pela tecnologia e pelo uso contínuo de canais digitais, surgiu a necessidade de criar estratégias de marketing ainda mais segmentadas.
No espectro de um público-alvo, podem existir dezenas ou centenas de perfis diferentes de consumidores. Eis então o conceito de persona: ela seria um retrato de um dos perfis do cliente ideal, dentro do público-alvo do seu nicho.
Ou seja, para definir uma persona, o ideal é fazer uma pesquisa mais minuciosa, para entender as características mais subjetivas e profundas desses clientes.
Você pode incluir em sua persona detalhes como sonhos e desejos, dificuldades que enfrenta no cotidiano, frustrações, hobbies, em quais canais de comunicação estão presentes, crenças e costumes, entre outros.
Veja a diferença prática entre público-alvo e persona:
Público-alvo
- Homens;
- Idade entre 20 e 40 anos;
- Solteiros;
- Moradores de Santa Catarina;
- Ensino superior completo;
- Renda mensal de R$5.000,00 ou mais.
Persona
- Fabiano;
- 35 anos;
- Solteiro;
- Morador de Florianópolis;
- Engenheiro com pós-graduação;
- Tem renda mensal de R$8.000,00.
- Hobbies: corrida, videogame, vinhos;
- Redes Sociais: Instagram, Tinder e Clubhouse;
- Celular: Iphone 11 Pro;
- Apartamento próprio e carro;
- Tem emprego fixo em uma construtora, mas deseja montar o próprio negócio;
- Deseja casar e ter filhos antes dos 40 anos.
Como criar uma persona para pequenos negócios
Para criar personas o ideal seria entrevistar os clientes que já compraram seu produto ou serviço. Mas como fazer isso se você está começando agora e ainda não tem um público consumidor?
Aí é necessário fazer uma pesquisa com sua base de contatos (tal como na pesquisa de público-alvo), utilizar pesquisas de mercado e analisar os concorrentes.
A ideia é elaborar perguntas que você considera importantes para mapear comportamentos e hábitos que possam ser determinantes na hora da criação de sua persona. Depois de fazer entrevistas, você então pode reunir os dados e informações coletados, criar um perfil e documentá-lo.
Anote:
- Quais as características mais comuns entre as pessoas que você entrevistou?
- Qual o grau de instrução delas?
- Quais os problemas, dores e necessidades mais citados por eles?
- Qual sua renda mensal média?
- Quais hábitos se assemelham?
- Em qual faixa etária está a média de pessoas que você entrevistou?
- Quais os sonhos?
- Quais os hobbies?
- Como elas buscam ficam informadas?
- Quais redes sociais elas consomem?
Depois de escrever todas as informações que convergem de seu potencial público consumidor, você pode então definir um nome, o sexo, a idade, a profissão, os interesses e hábitos, o padrão de comportamento e as principais características de sua persona.
Veja como pode ser a representação de sua persona:
Com a sua persona criada, você poderá direcionar com mais foco os conteúdos nas redes sociais, no blog e na comunicação visual de sua empresa. Fica mais fácil criar uma linguagem que tenha a "cara" do seu cliente ideal.
Veja o exemplo acima, em que a persona se chama Fabiano e é engenheiro: que tipo de conteúdo você precisa produzir para ele? É isso que você precisa ter em mente, e por esta razão que existem as personas.
O melhor é que você evita investir tempo e dinheiro em conteúdos nas redes sociais que não sejam relevantes para seu tipo de cliente. E até mesmo a fachada de sua loja pode ter características que conversam com o perfil que você pretende atingir, por exemplo.
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