O WhatsApp é um dos aplicativos com mais usuários no mundo. Não é à toa que a praticidade de escrever uma mensagem ou fazer uma ligação por áudio ou vídeo facilitou a vida de muita gente.
Para os empreendedores essa tecnologia não foi diferente, só veio a agregar no dia a dia. Como um canal de atendimento ao cliente e marketing, você pode também fazer vendas pelo aplicativo.
Há dois tipos de WhatsApp, o convencional em que conversamos com a família e amigos e o Business foi criado especialmente para proprietários de empresas.
Nesse artigo ajudaremos você contador a fazer vendas pelo WhatsApp Business. Vamos desvendar os mistérios desse aplicativo?
Por que o WhastApp Business em seu escritório de contabilidade?
Só para nos ambientarmos, o WhatsApp Business é um aplicativo paralelo do WhatsApp. Você pode baixar ele tanto para Android quanto para IOS.
Como a área contábil necessita de atualizações constantes e envios de documentos, por exemplo, é uma forma segura e ágil de estar em contato com o cliente. A apenas um clique e de forma organizada você consegue enviar uma mensagem padrão, pré-pronta.
Um quesito bacana é que é possível criar um perfil profissional e adicionar dados sobre seu escritório de contabilidade, como endereço, nome da empresa e horário de funcionamento.
5 dicas de como usar o WhatsApp com seus clientes
No WhatsApp Business foram incluídos alguns pontos a mais para facilitar a vida dos empreendedores, como mensagens pré-prontas ou automáticas para clientes, cadastro de um catálogo de produtos à venda e categorizar conversas com etiquetas.
Mensagens automáticas
Quando chega um cliente novo é comum querer que o atendimento seja o mais rápido possível. Por isso, o aplicativo fornece uma opção de resposta automática de saudação.
Essa mensagem é feita por você e pode ser um padrão a cada novo número que entrar em contato. Escreva ela como forma de uma recepção calorosa, um exemplo é falar um pouco do escritório ou quais são os trabalhos que fazem, podendo até gerar atalhos.
Exemplo: se deseja saber sobre o Imposto de Renda digite 1. Isso vai até agilizar o processo de atendimento e também adequar ao responsável pela área na empresa.
Outra opção que deixa o cliente informado é a mensagem automática de ausência. Pode deixar claro: “estamos fora do horário de expediente. Funcionamos das 8 às 18 horas. Deixe sua mensagem e assim que retornarmos entraremos em contato”.
Existe ainda o formato de mensagens respostas rápidas. Sempre pense nas dúvidas mais frequentes. Alguém terá que manusear, mas é possível criar alguns atalhos que puxam a mensagem pronta sobre determinado assunto. Os atalhos são ativados desse modo (“/IR”). Ou seja, cada vez que digitar “/IR”, virá uma mensagem sobre o Imposto de Renda.
Em qualquer um dos modos de mensagens automáticas, basta acessar menu > Configurações da empresa > Ferramentas de mensagem.
Catálogo de produtos
Apesar dos serviços serem totalmente financeiros, é possível criar um catálogo com todas as ações que o escritório de contabilidade fornece.
Um exemplo:
Se você fornece assessoria para gestão financeira, coloque um resumo sobre como funciona e a importância de cada decisão para o empreendimento baseadas no desempenho até o momento.
Sem contar que é possível enviar o serviço detalhado do catálogo diretamente para uma conversa específica. Basta clicar no ícone de clipe e selecionar o que deseja mandar.
Confira como o cliente se comporta
SIM, é possível monitorar o engajamento da clientela pelo aplicativo. Isso lhe dá a oportunidade de avaliar o que pode melhorar na comunicação. Seja escrevendo uma mensagem diferenciada ou fazendo ligações em vídeos.
Para ter acesso a esses dados, vá em Mais opções (três pontos) > Ferramentas comerciais > Mais opções > Estatísticas.
Você terá acesso ao número de quantas mensagens foram enviadas, entregues, lidas e recebidas.
Crie etiquetas para organização
Aqui é o momento de separar o joio do trigo. Para quem ama etiquetar tudo, eis a solução. Entre cores e nomes, você poderá encontrar o contato desde o cliente de assessoria ao da gestão financeira.
É possível inserir até 20 etiquetas na sua conta. Classifique conforme sua demanda. Exemplos: cliente novo, cliente em débito, processo finalizado, aguardando documentos e entre outras que couberem em sua rotina. Olha só no vídeo como é prático:
Produza conteúdos ricos
Independente de ser somente no WhatsApp ou não, você começar a produzir conteúdo digital para sua empresa isso vai te aproximar demais do cliente.
Ofereça seu WhatsApp Business como uma forma de o cliente tirar dúvidas e se sentir informado ao mesmo tempo.
Crie listas de transmissões, que também podem ser separadas pelas etiquetas que comentamos acima, e comece a enviar pequenos textos ou links se tiver um blog sobre assuntos relacionados ao serviço que presta para ele.
O aplicativo permite que cada lista de transmissão seja composta por 256 contatos. Porém, não há fronteiras para o número de listas.
O importante é começar. Seguindo esses benefícios oferecidos pelo próprio WhatsApp Business, seu negócio vai além do espaço físico. A partir de conteúdos leves, a contabilidade pode se tornar descomplicada para os clientes.
Ah, lembrando que um agrado de vez em quando sempre é bom. Que tal ficar atento a datas comemorativas como aniversário do cliente ou da empresa. Tenho certeza que quem receber um parabéns vai adorar.
Esse conteúdo foi útil para você? Nos conte o que achou nos comentários. Para você contador, também temos um artigo que fala da importância de criar um logo para sua contabilidade.
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