Você já ouvir falar de brainstorming? Em inglês, o termo significa “tempestade de ideias” e foi criado em 1942, para ajudar na geração de ideias e soluções para empresas ou projetos. Continue lendo para saber mais sobre essa ferramenta.

O que é Brainstorming?

Brainstorming é uma técnica usada nas empresas para levantar ideias e soluções de problemas , gerando engajamento e motivação para uma equipe. A "tempestade de ideias" serve para qualquer projeto dentro do negócio, desde reuniões de planejamento, por exemplo, até a criação de uma marca ou de campanhas externas.  

O brainstorming é uma ótima ferramenta para o envolvimento dos colaboradores, despertando neles o senso de pertencimento na empresa. O americano Alex Faickney Osborn, criador da técnica, corrige que as soluções coletivas podem trazer resultados melhores do que as medidas aprovadas . Segundo ele, uma sessão de brainstorming deve ter 5 características fundamentais:

  • Quanto mais ideias, melhor.
  • Durante uma sessão, nenhuma ideia é descartada.
  • Os participantes têm liberdade e não são criticados.
  • Todas as ideias podem ser aperfeiçoadas e combinadas entre si.
  • As ideias precisam ter a capacidade de ser concretizadas.

Agora que você já sabe o que é o brainstorming, entenda qual a função dele e sua importância.

Qual a importância do Brainstorming?

O brainstorming é importante porque valoriza as sugestões dos colaboradores e gera confiança no time. Uma sessão de “tempestade de ideias” é capaz de promover uma interação nunca vista entre os membros da equipe, valorizando as relações interpessoais e melhorando o ambiente de trabalho.

Além disso, o brainstorming é um estímulo ao pensamento criativo, fazendo com que a empresa alcance efetivas, inovadoras e de baixo custo. Ao transformar o brainstorming em um hábito corporativo, o tempo também tende a ficar potencialmente mais criativo ao longo do tempo. 

É claro que o brainstorming pode ser realizado individualmente, ou seja, uma pessoa sozinha pode fazer uma sessão de tempestade de ideias, mas a atividade em grupo é mais efetiva para resolver questões mais complexas . Em grupo, é possível aprofundar muito mais as ideias.

Um dos maiores benefícios da sessão de brainstorming é o senso de pertencimento gerado na equipe. A prática reforça o sentimento de que todos do grupo podem contribuir com ideias para uma melhoria da empresa. Um dica para os gestores é escolher participantes diversos, de setores diferentes , para participar da experiência, tornando a sessão mais criativa.

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Onde o Brainstorming pode ser utilizado?

A sessão de brainstorming pode ser aplicada em várias situações que foco na melhoria dos processos da empresa ou na tomada de novas decisões. Basta identificar uma necessidade no negócio e o brainstorming pode então ser utilizado. 

A técnica pode ser aplicada para:

# 1 Aumentar a produtividade da empresa

# 2 Ajudar a aumentar as vendas

# 3 Gerar ideias de marketing

# 4 Criar implementada de marketing

# 5 Lançar um produto ou serviço

# 6 Melhorar a comunicação interna

# 7 Reduzir custos

# 8 Implantar estratégia de pós-venda

Em resumo: o brainstorming é muito versátil. A partir do momento que você identifica uma demanda para seu negócio, pode buscar soluções criativas através da tempestade de ideias com os colaboradores.  

Como fazer uma sessão de Brainstorming?

Para realizar uma sessão de brainstorming de resultados, o primeiro passo é identificar o problema ou situação na qual você precisa ter contribuições e ideias. Defina somente um tema e garanta que todos os colaboradores se preparem antes. É importante que todos saibam do que se trata a atividade antes de iniciá-la. 

Veja algumas dicas para fazer uma sessão de brainstorming.

pessoas ao redor de uma mesa com computadores

Crie um ambiente agradável

O ambiente escolhido para a tempestade de ideias deve ser acolhedor, pois influencia diretamente no sucesso da sessão. O ideal é que todos estejam sentados, dispostos ao redor de uma mesa. Se for possível, providencie um quadro para anotar as ideias.

O tempo destinado à atividade também deve ter um limite (a sugestão é que não ultrapasse 1h), para que a reunião não fique cansativa e acabe desviando do foco. 

Inicie a dinâmica e dê espaço para que todos participem

Dê início à sessão apresentando todos os detalhes do tema ou problema a ser resolvido. Se o tema apresentado tem diferentes vertentes, defina um foco principal para o brainstorming.

A utilização de post its, aqueles bloquinhos de papel autocolante, pode tornar a atividade mais prática. Entregue um bloquinho e uma caneta para cada participante e peça para que escrevam suas ideias, colocando-as em um quadro geral. 

Se uma ideia não foi bem compreendida, estimule o participante a dividi-la com mais clareza. Leve em consideração todas as ideias do grupo. Jamais julgue ou deboche de qualquer sugestão! Isso pode causar insegurança nas pessoas e acabar com o fluxo criativo. Ter um tempo máximo determinado para cada participante ajuda a criar um senso de urgência no grupo, favorecendo o foco de todos na tarefa.

É importante colocar no quadro todas as ideias, mesmo aquelas que não parecem agradar em um primeiro momento. O brainstorming serve para a livre exposição das ideias, sem julgamentos ou barreiras. Quanto maior o número de ideias, melhor

O ideal é encerrar a sessão de brainstorming com a solução pronta para ser aplicada, ou no mínimo encaminhada. Assim o líder valoriza o tempo e a entrega dos colaboradores na atividade. Não esqueça de anunciar a todos, posteriormente, qual foi a solução escolhida e como será colocada em prática. 

#DicaBônus: como fazemos brainstorming no time de marketing da Consolide

Como você percebeu, a Consolide é uma empresa de Registro de Marca, e vem revolucionando a forma de fazer registros para micro e pequenas empresas no Brasil, de maneira 100% online. Unindo agilidade com transparência, e adicionando o conceito de escalabilidade, a Consolide é uma referência no segmento, e nosso time de marketing está atento a esse crescimento.

A técnica do brainstorming é presente em nosso cotidiano, e como metade de nossa equipe de marketing opera de maneira remota, ou seja, em home office, as tempestades de ideias acontecem por meio de ferramentas colaborativas online.

Um das plataformas mais usadas por nosso time é a Mural.ly, onde podemos compartilhar ideias pela internet, sem a necessidade de manter a equipe presencialmente na empresa.

Mas existem várias outras ferramentas de brainstorming que podem se adequar melhor à sua equipe e de acordo com os objetivos de cada sessão. Escolha a mais apropriada para seu time e faça chover ideias novas para sua empresa.

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