Poucas plataformas digitais são tão férteis e têm um alcance tão amplo quanto o Instagram. Uma mistura de rede social com blog, de plataforma de vídeos com aplicativo de mensagens instantâneas: o Instagram se tornou uma importante forma de divulgação - de pessoas e de negócios.
Criar conteúdo digital para a rede social nem sempre é fácil. Envolve criatividade, atualização com as tendências e tempo de sobra. Você e seu negócio estão precisando de ideias de conteúdo para Instagram? A gente pode ajudar você! Esta programação de conteúdo tem assuntos para todos os dias da semana durante 31 dias, para aplicar ao seu nicho.
Mas antes, entenda todos os recursos do aplicativo.
O que é o Instagram?
De forma rápida, podemos dizer que o Instagram é um aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos, em que você pode adicionar textos, usar hashtags estratégicas, marcar amigos e compartilhar sua localização. Simples assim. Mas o Instagram oferece mais do que isso. Ele oferece uma experiência completa ao usuário, e por isso se tornou a rede social mais acessada no mundo.
Percebendo o potencial das funcionalidades do Instagram, Mark Zuckerberg - aquele mesmo, o fundador do Facebook - comprou a rede social por 1 bilhão de dólares em 2012. A partir daí, o Insta passou a oferecer outras funções, como compartilhamento de vídeos, stories e IGTV, se transformando ao longo do tempo em uma plataforma completa para pessoas e negócios.
Portanto, se a sua empresa ainda não está no instagram, considere baixar o aplicativo hoje mesmo!
Principais recursos do Instagram
Veja os principais recursos do Instagram que podem ajudar na divulgação do seu negócio.
Feed
O feed é a “cara” de um perfil no Instagram. É onde suas fotos serão compartilhadas para ficarem organizadas e conduzirem clientes para interagir com curtidas, comentários e compartilhamentos. Um feed organizado vai ajudar os seguidores a acompanharem as suas postagens.
Stories
De acordo com o estudo Inside Video, no Brasil o consumo geral de vídeos aumentou 80% em 2020, sendo que no mundo todo os acessos cresceram 65%. Em redes sociais, o crescimento nacional foi de 72%, enquanto o mundial foi de 57%.
Aproveitando o crescimento do consumo de vídeos, os stories no Instagram vieram para ficar. Com essa ferramenta, você pode inserir vídeos curtos de 15 segundos, postar fotos, mostrar o seu dia a dia, compartilhar o cotidiano de seu negócio e interagir com seus clientes. O legal desse recurso é que você pode colocar filtros, escrever textos curtos, fazer enquetes, adicionar gifs e figurinhas, e até inserir músicas.
Os filtros são uma espécie de máscara que você coloca sobre a sua postagem. Em “Localização”, por exemplo, você pode marcar o lugar em que se encontra. Há outras funcionalidades, como a contagem regressiva, os testes, cores, temperatura, emojis, etc.
Ou seja, os stories servem para compartilhar o dia a dia, postar promoções, falar sobre um produto ou serviço. Por ser um recurso que desaparece depois de 24 horas, você pode priorizar o conteúdo que precisa ser consumido instantaneamente. Para fotos mais elaboradas, prefira a postagem no feed do Instagram, que deixa as imagens permanentemente.
Reels
Para concorrer diretamente com o Tik Tok - rede social original da China, específica para vídeos curtos - o Instagram criou mais um recurso dentro da plataforma: o Reels. Tal como a concorrente, o Reels permite a criação de vídeos de até 15 segundos, sendo possível adicionar efeitos sonoros e visuais. Pode ser editado na própria plataforma, de forma intuitiva e simples.
IGTV
O IGTV é outro recurso do Instagram que nasceu para bater de frente com a concorrência. Similar ao Youtube, plataforma de compartilhamento de vídeos, o IGTV (Instagram TV) agrega a funcionalidade de uma rede social com o formato de vídeos pensado para celular.
Um prato cheio para quem gosta de postar vídeos mais longos - já que no feed do Instagram os vídeos têm um limite de tempo de até 60 segundos. Então, no IGTV você pode postar vídeos de até 1 hora - caso tenha um perfil comercial - e de até 10 minutos se a sua conta for pessoal.
Lives
O termo “live” em inglês significa “transmissão ao vivo”, e aparece em destaque nas opções de stories. É um recurso excelente para você bater papo com clientes em tempo real, responder perguntas e dúvidas, mostrar tutoriais, conversar com pessoas convidadas, mostrar o seu serviço ou os seus produtos, trazer lançamentos, etc.
Por ser um formato mais descontraído, as lives no Instagram são ótimas também para gerar vendas. Lojas que vendem produtos podem utilizar as transmissões ao vivo para apresentar as novidades. Dica: crie sempre um roteiro com tudo que pretende abordar no vídeo, antes de iniciar a live!
Planejando o conteúdo do Instagram
O Instagram é uma ferramenta visual, e você sabe o que mais as pessoas gostam de ver nesta rede social? Pessoas. Isso mesmo, as pessoas gostam de ver outras pessoas. Então, pergunte-se: quais as histórias que eu posso contar através das minhas fotos?
Programe postagens no Instagram que mostram pessoas usando seu produto ou compartilhe fotos de seu cotidiano como empreendedor. O que poderá inspirar seus seguidores em seu trabalho e em suas vidas? Veja algumas dicas para o planejamento de seu conteúdo no Instagram.
1. Use fotos de boa qualidade
Por ser uma rede social baseada em imagens, as fotos precisam ser de qualidade, com boa iluminação. Mantenha seu feed com uma aparência harmônica, postando apenas suas melhores fotos. Ao planejar um post, utilize as três questões a seguir:
- A foto é de boa qualidade?
- Corresponde à estética geral do feed?
- A foto é consistente com o nicho que você pretende atingir?
Geralmente, esses três critérios já são suficientes para você manter um padrão em seu perfil. Se você quer dar um próximo passo na qualidade de suas imagens, utilize o Lightroom ou um aplicativo de edição de fotos semelhante para coordenar a cor e a iluminação das fotos com as demais.
Manter a harmonia do feed do Instagram é uma parte essencial da marca e garantirá que você se destaque em relação a outras contas semelhantes! Lembre-se: as pessoas adoram consistência, por isso é importante manter o que torna sua marca desejada e aumentar o número de seguidores!
2. Adicione a localização
Adicionar a localização de sua loja ou estabelecimento em cada post no Instagram é sempre positivo. Caso você não tenha um espaço físico, identifique a maior cidade próxima, para manter a privacidade e, ao mesmo tempo, otimizar seu alcance.
Se estiver viajando, sempre marque um local em todas as suas fotos e stories. Como os usuários do Instagram podem pesquisar imagens de acordo com a localização, esse é um meio essencial de exposição de sua marca, que pode até aumentar as visualizações do perfil no Instagram. As postagens que incluem um local marcado podem receber até 79% a mais de engajamento!
Veja como adicionar a localização em suas fotos:
3. Esteja atento às mudanças do Instagram
O Instagram vem anunciando mudanças na plataforma, como por exemplo a priorização da entrega de conteúdo em vídeo. Muitas dessas mudanças se devem ao sucesso do concorrente Tik Tok, um aplicativo de compartilhamento de vídeos rápidos.
A cada ano que passa, uma nova funcionalidade aparece no Instagram, portanto esteja sempre atualizado com as novidades para não deixar o seu perfil para trás.
4. Mencione clientes e outras marcas
Como já falamos, pessoas adoram ver pessoas :) Então utilize esta máxima a seu favor: marque o perfil de clientes, parceiros e amigos que utilizarem os produtos de sua marca ou fecharem negócio com você. Isso gera compartilhamento e faz com que seus seguidores sintam-se prestigiados.
5. Meça os resultados
Sente-se ao final de cada mês e analise suas postagens, avaliando quais geraram mais engajamento. O que elas têm em comum? Quais imagens atraíram mais engajamento? Qual formato performou melhor: vídeo ou foto? Stories ou postagens no feed? Faça esta avaliação básica por alguns meses e perceba se há alguma diferença na forma como as pessoas reagiram às postagens.
Lembre-se: nem sempre as recomendações de táticas que funcionaram em outro negócio podem funcionar para você. Quando falamos em mídia social e marketing de conteúdo para negócios online, há vários fatores que contribuem para o sucesso do perfil, como o tamanho do público, os interesses do seu público e a maneira como você fala com ele.
31 ideias de conteúdo para instagram (1 para cada dia do mês!)
Agora sim, vamos às ideias de conteúdo para Instagram que podem ser úteis! Acompanhe 31 dicas de conteúdos que podem ser usadas no feed, nos stories, no IGTV ou até mesmo no Reels:
- Apresente seu negócio e quem está por trás dele
- Compartilhe as metas de sua marca para o próximo trimestre
- Dê uma dica relacionada ao seu principal produto ou serviço
- Crie um tutorial de como usar uma ferramenta digital para administrar seu negócio
- Ofereça uma dica de organização de sua mesa de trabalho
- Mostre sua agenda para a próxima semana
- Comemore o número de vendas da semana
- Compartilhe uma citação ou frase de algum empreendedor que o inspira
- Fale sobre um curso que você fez e gostou
- Fale sobre um momento decisivo na criação de seu negócio
- Compartilhe as mudanças que você fez em sua empresa
- Divulgue dados sobre o nicho de seu negócio
- Faça uma live de vendas
- 3 erros que as pessoas cometem em seu nicho
- Compartilhe depoimentos de clientes
- Mostre os bastidores de seu dia de trabalho
- Crie uma enquete para o seu público
- Conte uma história de fracasso e o que você aprendeu com ela
- Dica do livro que mudou a sua vida profissional
- Mostre um produto sendo enviado ou uma reunião com cliente
- Fale sobre o que ou quem te inspira
- Conte fatos curiosos sobre sua história como empreendedor
- Marque perfis de empreendedores que inspiram o ano todo
- Compartilhe um checklist de coisas que não podem faltar em sua vida
- Poste um meme engraçado que tenha a ver com seu nicho
- Esclareça mitos e verdades do seu nicho
- Indique filmes sobre o seu nicho
- Abra uma caixinha de perguntas e compartilhe as respostas em vídeo
- Conte como escolheu o nome de sua marca
- Mostre um pouco do novo projeto em que está trabalhando
- Fale sobre tendências e novidades de seu nicho
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