Como começar a produzir conteúdo digital para sua empresa

Sua marca precisa entender quem é seu público e como se comportam. Aí, é só explorar o que tem na empresa com conteúdo digital.

Por Kalyane Alves 5 min. de leitura

De apenas negócios físicos para o mundo virtual. Essa já era uma migração recorrente na atualidade, mas com a pandemia da Covid-19, o processo acelerou e muitos empreendedores se sentiram perdidos.

Como produzir conteúdo digital se sou uma loja de doces ou de carros? Posso afirmar para você que há solução para todas as áreas… Só precisamos misturar um pouco de criatividade. Nesses casos, por exemplo, é intuitivo ensinar receitas ou dar dicas de como fazer a manutenção do veículo.

Você tem dificuldades para produzir conteúdo de forma rápida e prática? Acredite, você não está sozinho. Muitas pessoas passam pelo mesmo desafio na hora de criar conteúdo relevante.

Nesse artigo trazemos dicas que podem te ajudar a soltar a criatividade. Afinal, a Internet é uma terra nova a ser explorada. Então, se liberte de algumas “vergonhas” e vamos dominar esse novo meio de serviço.

mulher produzindo conteúdo

Onde está o seu público?

Para começar a criar qualquer conteúdo digital, é necessário saber com quem você está falando e como se comportam na rede. Hoje, o Instagram é uma das ferramentas mais utilizadas para divulgação. Porém, seu público está ali ou está no Facebook, LinkedIn e TikTok?

Cada uma dessas redes sociais tem um tipo de atuação. Por isso, quanto melhor souber lidar com cada uma das ferramentas que elas proporcionam mais alcance seu produto/serviço terá.

Então, antes de tudo, faça uma pesquisa com as pessoas que vão no seu estabelecimento, converse com quem compra seus produtos. Eles te darão um norte para onde ir primeiro ou quem encontrará no caminho.

Por onde começar a produção de conteúdo digital?

Tudo na vida necessita de organização. Essa é uma dica das mais valiosas, quando começa a criar conteúdo na Internet é necessário ter constância. O que isso quer dizer? Frequência! Quanto mais presente, mais as pessoas vão lembrar de você.

O seu primeiro passo na hora de produzir é justamente criar um calendário de atividades. Defina qual é o melhor ritmo de distribuição para que não atrapalhe a rotina do seu negócio.
Exemplos:

  • Vou publicar todos os dias, no feed e story, em formato de texto e vídeo;
  • Vou publicar três posts no feed por semana e todos os dias abastecer os stories;
  • Vou publicar uma vez por semana no feed e três nos stories;

Essa distribuição vai depender muito da necessidade que você analisar no seu público, mas reforçando sempre que quem não é visto não é lembrado.

Outra dica valiosa para administrar um calendário de conteúdos digitais é a ferramenta Trello. Com ele é possível criar e gerenciar projetos divididos em tarefas e ações, agregando links e recursos visuais.

Tanto em formato dividido em listas que você cria, como a fazer, em desenvolvimento e concluído, quanto no modo calendário de dias é uma ótima maneira de se organizar e não deixar passar prazos.

mulher pensando no celular
(Foto: Freepik)

Que tipo de conteúdo digital produzir?

Vamos partir do ponto que as pessoas estão buscando leveza nas redes sociais. Elas querem passar um tempo se distraindo, retendo conhecimento, mas, principalmente, se divertindo.

Para que você tenha um conteúdo bom é preciso que as pessoas se conectem com o que está falando. Então, presumimos que a confiança dela vai surgir a partir da experiência mais humana e real que consiga transformar sua marca.

A entrega de um bom conteúdo de valor é quando você é transparente e simples com seu público. Evite conteúdos técnicos, se seu público não for esse. As pessoas querem os assuntos da forma mais simples possível.

14 exemplos de conteúdo digital para colocar em ação

  1. Como fazer tal coisa
  2. Como cuidar de algo
  3. Ensine como realizar determinada tarefa
  4. Faça vídeos engraçados sobre rotina da área
  5. O que não fazer ou o que fazer
  6. Use trends (tendências) como “TBT” (throwback thursday - Quinta-feira da nostalgia)
  7. Fale sobre você e seu propósito
  8. Mitos e verdades
  9. Tendências da área
  10. Fatos curiosos
  11. Bastidores (as pessoas amam saber como é seu dia a dia)
  12. Benefícios e malefícios de determinado produto/serviço
  13. Memes
  14. Lance caixinhas de perguntas sobre o que o público quer saber

Para existir seu conteúdo precisa ter um motivo além de vender. As pessoas querem muito mais do que um produto/serviço querem experiências. Se isso também é seu objetivo na Internet, está no caminho certo.

Cada negócio se comporta de uma maneira nas redes sociais. Para saber os melhores dias e como postar, vai depender de testes. Veja quais momentos na semana você precisa fazer conteúdos que gerem autoridade, conexão e engajamento.

E o visual do meu perfil, como deve ser?

Essa dúvida converge com algumas ideias. É bom ressaltar aquela velha frase: antes feito do que perfeito. Não se prenda na parte estética inicialmente, mas saiba que ela é importante.

Talvez seu público engaje melhor com imagens ou em outro momento vídeos. Aí vem a importância do TESTE.

Em contrapartida, toda marca precisa de uma identidade… cores, fontes, formas. Uma ferramenta bem interessante e simples de mexer é o Canva.

Você pode usar pelo desktop ou celular. É gratuito e te permite criar muitos designers para distribuir pelas redes sociais e em vários formatos.

Esse conteúdo te ajudou? Deixe seu feedback nos comentários. Aproveite também para baixar esse e-book sobre como construir uma super marca.

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