Jantares e festas de família são sempre uma diversão, né? Eu imagino que na sua casa ou na casa de seus pais e avós isso seja comum. Então, repare bem se em algum lugar da mesa de jantar não aparece algum utensílio da Tramontina...
A marca é tão presente nos lares brasileiros que praticamente todas as mesas de jantar tem um item da Tramontina.
A marca produz mais de 22 mil itens, como utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos e móveis de madeira ou de plástico.
História da Tramontina
O fundador da marca jamais poderia imaginar que hoje ela se tornaria 10 fábricas pelo país e também alcançaria o mercado internacional.
A empresa foi fundada por Valentin e Elisa Tramontina, na cidade de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, em 1911. As primeiras produções eram de canivetes, facas e ferraduras.
Na década de 1930, o ápice de vendas da marca foram os canivetes “Santa Bárbara”. Porém, no mesmo período, em 1939, após comandar a empresa por 28 anos, Valentin faleceu e a esposa assumiu os negócios.
A partir desse acontecimento, Elisa mostrou com muita persistência que a marca não acabaria ali. Até 1949, ela seguiu de forma artesanal as produções, mas com a assessoria de Ruy José Scomazzon, um jovem de apenas 20 anos, cursando a faculdade de Ciências Econômicas da PUC de Porto Alegre, chegaram muitos planos modernos e a produção manufatureira.
Em 1950 os canivetes seguiam sendo 90% do faturamento da empresa, até porque, Valentin era de origem italiana e, na Itália, é uma tradição comum andar com canivete no bolso.
Posterior a isso, a empresa se tornou V.a. Valentin Tramontina & Cia. Ltda., sendo sócios, Elisa e Ivo Tramontina, além de Ruy J. Scomazzon.
Com o passar dos anos, consequentemente, a empresa ampliou mais sua linha de produtos e ingressou em muitos mercados mundiais.
Explorando a identidade visual da Tramontina
A identidade visual é muito importante para que o público identifique sua marca, certo? É a partir de cores, fontes e formas que as pessoas saberão, mesmo que inconscientemente, “opa esse é o tom de azul da Tramontina.”
A Tramontina começou a explorar o meio da comunicação quando fez seu primeiro anúncio em um jornal local em 1955. Nesse mesmo período, foi quando criaram as primeiras apresentações gráficas para estampar os produtos.
Até chegar ao logotipo atual, eles fizeram vários testes. Cada criação acompanhava um logo próprio, mas, em 1966, instauraram a política de marca única para todos os produtos Tramontina.
(Foto: divulgação)
O que aprender com a Tramontina
Todas as marcas revelam grandes ensinamentos a partir de suas trajetórias, com a Tramontina não foi diferente.
Esses foram alguns aprendizados que podem ser usados como inspiração para outros empreendedores.
- Identidade visual e publicidade são muito importantes. Após esses investimentos, em 1960, a marca começou a se tornar conhecida.
- Variedade de produtos conquista o mercado. A Tramontina é a única empresa brasileira que exporta com marca própria para mais de 120 países.
- O legado permanece. Mesmo que o fundador tenha falecido, a história dele continua sendo repassada.
- Invista em costumes locais. Por ser uma empresa gaúcha, tem uma ligação forte com o churrasco. O que gerou o slogan "O churrasco evoluiu o mundo e a Tramontina evoluiu o churrasco” e produziu uma linha completa para o preparo da tradicional refeição.
- Reconheça os funcionários. A Tramontina tem mais de 10 mil funcionários e procura valorizá-los com projetos que promovem o bem estar dos colaboradores, familiares e sociedade.
“Fazer bem feito para inspirar o dia a dia das pessoas e estimular experiências com significado, gerando valor e satisfação para clientes, consumidores, funcionários, acionistas e comunidades”, essa é a missão da empresa Tramontina.
Deixe nos comentários o que você achou da história dessa marca e se ela faz parte do seu dia a dia.
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