11 roqueiros que são donos de marcas pelo mundo

Quando a energia do rock encontra o poder do empreendedorismo, surgem lendas que dominam os palcos e os negócios. Conheça 11 roqueiros empreendedores que ampliaram suas fortunas criando suas próprias marcas.

Por Tatiana Ramos 6 min. de leitura

roqueiros-donos-marcas

O que acontece quando você une a energia do rock à estratégia dos negócios? Inspiradas por essa ideia, muitas celebridades da música resolveram apostar no empreendedorismo com marcas próprias que contribuíram para aumentar suas fortunas.

Aproveitando a fama que já traziam dos palcos, roqueiros empreendedores foram além das turnês e dos discos e criaram marcas de sucesso. E, para celebrar o Dia do Rock, comemorado em 13 de julho, vamos te mostrar algumas delas.

Então, se você é um empresário em busca de insights para os negócios, acompanhe este artigo para entender como estes astros do rock conquistaram o sucesso empresarial com uma trilha sonora repleta de ritmo e atitude.

Conheça 11 roqueiros empreendedores 

Quando se trata de rock'n'roll, é inegável que essas estrelas têm habilidade e charme de sobra para brilharem nos palcos. O que muitos não sabem é que esses ícones do rock também são empreendedores de sucesso, deixando sua marca não apenas na música, mas também nos negócios.

Veja, a seguir, 11 astros do rock que entraram no mundo empresarial, transformando sua paixão e influência em empreendimentos lucrativos.

roqueiros donos de marcas gene simmons

1. Gene Simmons (Kiss)

Fera nos palcos e nos negócios, o baixista e líder da banda Kiss Gene Simmons tem quase 3 mil produtos licenciados com o nome da banda ou atrelados a sua imagem. 

Ele também tem uma gravadora e fundou, com outros integrantes da banda, um time de futebol americano: o La Kiss.

Além disso, o roqueiro é cofundador de uma rede de restaurantes, a Rock & Brews, e já escreveu um livro de estratégias de negócio. 

roqueiros donos de marcas bono

2. Bono Vox (U2)

Bono Vox também faz parte da lista de roqueiros empreendedores. Ele é sócio da Elevation Partners, empresa que faz grandes investimentos em companhias de mídia, entretenimento e tecnologia, e tem participação de 1,5% no Grupo Facebook.

Ele também investiu 250 milhões de dólares na Forbes Mídia, complexo que compreende a revista Forbes e o site Forbes.com, e tem uma marca de roupas, a Edun, em sociedade com a esposa Ali Hewson.

roqueiros donos de marcas bruce dickinson

3. Bruce Dickinson (Iron Maiden)

Outro empreendedor que merece ser homenageado no Dia Mundial do Rock é Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden. O músico investe na área de turismo espacial, drones, cerveja e aviação.

Bruce é dono da Cardiff Aviation, uma empresa de reparos de aeronaves com sede no Reino Unido, e sua cerveja Iron Maiden tem registro de marca no Brasil.

roqueiros donos de marcas marcelo bonfa

4. Marcelo Bonfá (Legião Urbana)

Ex-baterista da Legião Urbana, Marcelo Bonfá também investiu no mundo dos negócios. Ele é dono da Cachaçaria Perfeição, que produz cachaças orgânicas na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Cada garrafa é vendida por cerca de R$ 400.

roqueiros donos de marcas marky ramone5. Marky Ramone (Ramones)

Marky Ramone se consagrou como o baterista da banda de punk rock Ramones, mas também é um roqueiro empreendedor.

Além de uma marca de extrato de tomate com seu nome, ele também criou marcas de pimenta e sorvete, e vende on-line para os Estados Unidos. 

roqueiros donos de marcas paul mccartney

6. Paul McCartney (Beatles)

O astro Paul McCartney fez parte de uma das bandas de rock mais cultuadas de todos os tempos, mas sempre foi um empreendedor.

Na década de 1970, ele criou a MPL Communications, uma grande editora de música em Londres. A empresa, hoje, também atua nos Estados Unidos e tem os direitos autorais de músicos e compositores como Carl Perkins, Frank Loesser, Jerry Herman e Louis Jordan.

roqueiros donos de marcas badaui

7. Badauí (CPM 22)

Além dos vocais da banda CPM 22, Fernando Badauí marca presença na gastronomia. Em 2012, ele se uniu ao produtor de eventos Marcos Kichimoto e ao chef Henrique Fogaça e se tornou sócio da franquia de hambúrgueres Cão Véio, que tem unidades em São Paulo (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Goiânia (GO).

roqueiros donos de marcas joey kramer8. Joey Kramer (Aerosmith)

Joey Kramer ficou mundialmente famoso como baterista do Aerosmith, mas seu talento vai além dos palcos e entra no mundo dos negócios. Apaixonado por café, ele criou a Rockin' & Roastin, marca de cafés orgânicos produzidos na Etiópia, Guatemala e Indonésia.

roqueiros donos de marcas dave grohl9. Dave Grohl (Foo Fighters)

O vocalista e guitarrista do Foo Fighters também é um roqueiro empreendedor. Ele tem um estúdio de gravação em Los Angeles, o 606 Studios, e fundou a marca de equipamentos musicais Foo Fighters.

roqueiros donos de marcas sammy hagar10. Sammy Hagar (Van Halen)

Sammy Hagar entrou para o Hall da Fama do rock como vocalista da banda Van Halen, mas seu sucesso não para por aí. Ele também é um empresário bem-sucedido no ramo da gastronomia, com a rede de restaurantes Cabo Wabo Cantina, que oferece culinária mexicana e entretenimento ao vivo.

roqueiros donos de marcas duff mckagan11. Duff McKagan (Guns N’ Roses)

O ex-baixista do Guns N' Roses também está na lista de roqueiros com um pé no empreendedorismo. Ele é proprietário da empresa de consultoria financeira Meridian Rock, que oferece orientação financeira especializada para artistas e músicos.

Marcas registradas do rock

Neste artigo, trouxemos alguns exemplos de empreendimentos liderados por astros do rock, mas que não se referem às bandas das quais eles fazem ou faziam parte.

O nome da banda é uma marca à parte, que representa a sua identidade e pode ser registrado para garantir que nenhuma outra pessoa se aproprie dele. Além do nome, uma banda também pode registrar um logo ou símbolo especial que ajude o público a reconhecê-la, como a famosa boca com a língua para fora da banda Rolling Stones.

Esse registro do nome e da identidade visual da banda, no Brasil, deve ser requerido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Assim, a banda passa a ter o direito de usar a marca e reproduzi-la com exclusividade em todo o território nacional e pode aumentar seu faturamento por meio do licenciamento da marca, como no caso da cerveja Iron Maiden e dos produtos da banda Kiss.

Se você quer ler mais conteúdos sobre empreendedorismo e fortalecimento de marcas, continue acompanhando nosso blog e redes sociais. 

Para mais informações sobre proteção de marca, entre em contato com um especialista da Consolide e tire as suas dúvidas.

Deixe seu comentário

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Tudo certo!

Seu cadastro foi concluído e logo você receberá, na sua caixa de entrada, as melhores orientações para ter uma marca de sucesso.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada nos conteúdos das nossas redes sociais?