O que acontece quando você une a energia do rock à estratégia dos negócios? Inspiradas por essa ideia, muitas celebridades da música resolveram apostar no empreendedorismo com marcas próprias que contribuíram para aumentar suas fortunas.
Aproveitando a fama que já traziam dos palcos, roqueiros empreendedores foram além das turnês e dos discos e criaram marcas de sucesso. E, para celebrar o Dia do Rock, comemorado em 13 de julho, vamos te mostrar algumas delas.
Então, se você é um empresário em busca de insights para os negócios, acompanhe este artigo para entender como estes astros do rock conquistaram o sucesso empresarial com uma trilha sonora repleta de ritmo e atitude.
Conheça 11 roqueiros empreendedores
Quando se trata de rock'n'roll, é inegável que essas estrelas têm habilidade e charme de sobra para brilharem nos palcos. O que muitos não sabem é que esses ícones do rock também são empreendedores de sucesso, deixando sua marca não apenas na música, mas também nos negócios.
Veja, a seguir, 11 astros do rock que entraram no mundo empresarial, transformando sua paixão e influência em empreendimentos lucrativos.
1. Gene Simmons (Kiss)
Fera nos palcos e nos negócios, o baixista e líder da banda Kiss Gene Simmons tem quase 3 mil produtos licenciados com o nome da banda ou atrelados a sua imagem.
Ele também tem uma gravadora e fundou, com outros integrantes da banda, um time de futebol americano: o La Kiss.
Além disso, o roqueiro é cofundador de uma rede de restaurantes, a Rock & Brews, e já escreveu um livro de estratégias de negócio.
2. Bono Vox (U2)
Bono Vox também faz parte da lista de roqueiros empreendedores. Ele é sócio da Elevation Partners, empresa que faz grandes investimentos em companhias de mídia, entretenimento e tecnologia, e tem participação de 1,5% no Grupo Facebook.
Ele também investiu 250 milhões de dólares na Forbes Mídia, complexo que compreende a revista Forbes e o site Forbes.com, e tem uma marca de roupas, a Edun, em sociedade com a esposa Ali Hewson.
3. Bruce Dickinson (Iron Maiden)
Outro empreendedor que merece ser homenageado no Dia Mundial do Rock é Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden. O músico investe na área de turismo espacial, drones, cerveja e aviação.
Bruce é dono da Cardiff Aviation, uma empresa de reparos de aeronaves com sede no Reino Unido, e sua cerveja Iron Maiden tem registro de marca no Brasil.
4. Marcelo Bonfá (Legião Urbana)
Ex-baterista da Legião Urbana, Marcelo Bonfá também investiu no mundo dos negócios. Ele é dono da Cachaçaria Perfeição, que produz cachaças orgânicas na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Cada garrafa é vendida por cerca de R$ 400.
5. Marky Ramone (Ramones)
Marky Ramone se consagrou como o baterista da banda de punk rock Ramones, mas também é um roqueiro empreendedor.
Além de uma marca de extrato de tomate com seu nome, ele também criou marcas de pimenta e sorvete, e vende on-line para os Estados Unidos.
6. Paul McCartney (Beatles)
O astro Paul McCartney fez parte de uma das bandas de rock mais cultuadas de todos os tempos, mas sempre foi um empreendedor.
Na década de 1970, ele criou a MPL Communications, uma grande editora de música em Londres. A empresa, hoje, também atua nos Estados Unidos e tem os direitos autorais de músicos e compositores como Carl Perkins, Frank Loesser, Jerry Herman e Louis Jordan.
7. Badauí (CPM 22)
Além dos vocais da banda CPM 22, Fernando Badauí marca presença na gastronomia. Em 2012, ele se uniu ao produtor de eventos Marcos Kichimoto e ao chef Henrique Fogaça e se tornou sócio da franquia de hambúrgueres Cão Véio, que tem unidades em São Paulo (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Goiânia (GO).
8. Joey Kramer (Aerosmith)
Joey Kramer ficou mundialmente famoso como baterista do Aerosmith, mas seu talento vai além dos palcos e entra no mundo dos negócios. Apaixonado por café, ele criou a Rockin' & Roastin, marca de cafés orgânicos produzidos na Etiópia, Guatemala e Indonésia.
9. Dave Grohl (Foo Fighters)
O vocalista e guitarrista do Foo Fighters também é um roqueiro empreendedor. Ele tem um estúdio de gravação em Los Angeles, o 606 Studios, e fundou a marca de equipamentos musicais Foo Fighters.
10. Sammy Hagar (Van Halen)
Sammy Hagar entrou para o Hall da Fama do rock como vocalista da banda Van Halen, mas seu sucesso não para por aí. Ele também é um empresário bem-sucedido no ramo da gastronomia, com a rede de restaurantes Cabo Wabo Cantina, que oferece culinária mexicana e entretenimento ao vivo.
11. Duff McKagan (Guns N’ Roses)
O ex-baixista do Guns N' Roses também está na lista de roqueiros com um pé no empreendedorismo. Ele é proprietário da empresa de consultoria financeira Meridian Rock, que oferece orientação financeira especializada para artistas e músicos.
Marcas registradas do rock
Neste artigo, trouxemos alguns exemplos de empreendimentos liderados por astros do rock, mas que não se referem às bandas das quais eles fazem ou faziam parte.
O nome da banda é uma marca à parte, que representa a sua identidade e pode ser registrado para garantir que nenhuma outra pessoa se aproprie dele. Além do nome, uma banda também pode registrar um logo ou símbolo especial que ajude o público a reconhecê-la, como a famosa boca com a língua para fora da banda Rolling Stones.
Esse registro do nome e da identidade visual da banda, no Brasil, deve ser requerido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Assim, a banda passa a ter o direito de usar a marca e reproduzi-la com exclusividade em todo o território nacional e pode aumentar seu faturamento por meio do licenciamento da marca, como no caso da cerveja Iron Maiden e dos produtos da banda Kiss.
Se você quer ler mais conteúdos sobre empreendedorismo e fortalecimento de marcas, continue acompanhando nosso blog e redes sociais.
Para mais informações sobre proteção de marca, entre em contato com um especialista da Consolide e tire as suas dúvidas.
Deixe seu comentário