História da Adidas: o que você pode aprender com a marca

A qualidade dos produtos pode dar um novo caminho para a marca. A Adidas é a prova disso, conheça a trajetória da empresa neste artigo.

Por Kalyane Alves 5 min. de leitura

A Adidas é uma famosa marca esportiva que atende desde atletas e equipes profissionais de elite até qualquer indivíduo que queira tornar o esporte parte de suas vidas.

Ela abrange calçados, roupas, acessórios e equipamentos. Devido a qualidade dos produtos também entrou no hall da moda e cotidiano das pessoas.

Os produtos da marca, além de disponíveis na Internet, são vendidos em mais de 160 países e tem mais de 2.800 lojas próprias, sendo pelo menos a metade em conceito outlet.

Apesar de constar registro de marca desde 1962 no Brasil, no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a marca Adidas é classificada como de alto renome. Isso significa que tem grande reconhecimento pelo público e não pode ser copiada em nenhum segmento de mercado.

Criar uma tendência a cada época sempre esteve no DNA da marca. Confira neste artigo a linha do tempo da Adidas.

História da Adidas

A ideia do fundador Adolf Dassler, em 1920, era chamar a marca de Gebrüder Dassler Schuhfabrik (Fábrica de Calçados Esportivos dos Irmãos Dassler), um nome difícil para o público pronunciar.

Ao pensar em facilitar, o nome "adidas" foi escolhido pela união do apelido do fundador, "Adi", e o início do seu sobrenome, "Das".

Adolf era filho de um sapateiro e para sustentar a família deu continuidade ao ramo criando sua pequena fábrica de calçados esportivos e malas militares.

Até efetivamente surgir a marca Adidas, em 1949, Adolf trabalhou com seu irmão Rudolf, que posteriormente criou a marca Puma. Os dois irmãos tiveram algumas divergências e acabaram se tornando rivais.

Adi sempre buscou o modelo perfeito da chuteira, tênis e bolas até seu falecimento em 1978. A partir daí, o filho Horst assumiu a empresa até ser vendida para terceiros, em 1987, após sua morte aos 51 anos.

A adidas tem sua linha do tempo bem definida, pois cada década simboliza um marco na criação dos produtos. Olha só:

1950

Nesse primeiro período com a marca efetivamente oficializada, surgiram muitos produtos inovadores para atletas de elite.

Sendo só o começo, foram criados produtos como a chuteira Samba, que permanece utilizada nas quadras de futsal e futebol de rua, chuteira de nylon e tênis de corrida.

1960

Superação foi a palavra definida pela marca para essa década, sempre presente em atividades esportivas.

A Adidas desenvolveu o primeiro tênis focado em corrida e a moda street começou a surgir. com o icônico agasalho da adidas e o primeiro tênis esportivo a se tornar um clássico, o adidas Samba.

1970

Esse período esteve nos momentos inesquecíveis do esporte, mas também atingiu a música, cultura e moda.

Foi a primeira edição do sneakerheads, adidas Superstar, o chinelo Adilette e o tênis branco Stan Smith. Também foram iniciados os materiais esportivos para correr no escuro.

1980

Foi durante essa década que a Adidas lançou a Copa Mundial, a chuteira mais marcante em campo e usada até hoje. Aí também surgiu o primeiro tênis a acompanhar os movimentos naturais do tornozelo.

O tênis Hércules também revolucionou na indústria musical com elementos de amortecimento da época, sendo inspiração para sneakers como o NMD.

1990

Para a melhor fricção entre o calçado e a bola, foi criada a chuteira Predator. A cada época era analisado como ter a melhor tecnologia para o esporte.

As jaquetas da Adidas foram desenvolvidas e permanecem em alta. A peça EQT Volunteer azul e branca foi um marco, assim como a Anga.

2000

Até 2010 a marca investiu em produções que já estavam dando certo e foram aprimorando.

Nesse período surgiram produtos como a chuteira Predatos Precision SG e a Adidas começou a investir no mundo da natação com tecnologias que reduzem o arrasto na água.

2010 até os dias atuais

A Adidas a partir de 2010 começou a dar vez à sustentabilidade. Nisso desenvolveu uma linha de roupas e calçados com plástico reciclado dos oceanos.

Sempre se envolvendo nas causas atuais, a marca procura estampar em seus produtos temas que condizem com seus valores e ideais. Como foi o caso do Superstar Pride Pack, o primeiro sneaker para o mês do orgulho LGBT+.

Explorando a identidade visual da Adidas

A Adidas possui três logotipos diferentes: o das três folhas, o em formato de montanha e o nome da marca grafado em letras minúsculas.

Cada um deles possui um significado. O das três folhas representa a velocidade, o da montanha reforça as metas durante a competição e o nome da marca homenageia os artigos esportivos criados por Dassler.

(Foto: Divulgação)

O que aprender com a história da Adidas?

Apesar das intrigas familiares, a marca se mantém conhecida até hoje. Por isso, muitas coisas podem ser absorvidas e praticadas pela trajetória. Como esses pontos:

  • A identidade visual deve gerar significado. A marca tem três logotipos diferentes, cada um representa algo.
  • Tenha um nome simples para facilitar ao público falar. O nome cogitado antes de Adidas era Gebrüder Dassler Schuhfabrik... nada fácil de pronunciar.
  • Tenha sempre um propósito. A ideia inicial era criar um diferencial na performance de atletas com os produtos e, como consequência de qualidade, a Adidas alcançou os mundos da moda, música, cultura e sustentabilidade.

A missão da Adidas é clara: ser a melhor marca esportiva do mundo.

Eles trabalham para criar e vender os melhores produtos esportivos do mundo e para oferecer o melhor serviço e experiência ao consumidor.

Deixe nos comentários o que você achou da história dessa marca e se ela faz parte do seu dia a dia.

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