História da Cacau Show: a marca de chocolates finos que conquistou o Brasil

A marca quer passar através de cada doce experiências marcantes. A história da Cacau Show mostra como é importante observar mercados carentes para investir.

Por Kalyane Alves 4 min. de leitura

Seja em uma data comemorativa como Natal ou Páscoa ou para alegrar o dia de alguém, um docinho sempre é bem-vindo.

Pelas filas quilométricas em determinados períodos do ano, sabemos que a Cacau Show está muito presente nas casas dos brasileiros e é referência em sabor.

A Cacau Show oferece mais de 200 produtos e, em cada data comemorativa, criam designs e produtos diferenciados, como panetones e ovos de páscoa. Nas lojas é comum encontrar tabletes, trufas e bombons de chocolate, bombons finos, pastilhas de chocolate com menta, garrafinhas de chocolate ao leite, chocolate sem lactose, orgânico e várias outras opções.

Hoje vamos conhecer a história desta marca que encanta os brasileiros. Continue lendo.

História da Cacau Show

A história do fundador e CEO da Cacau Show Alexandre Costa com chocolates surgiu cedo.

Aos 17 anos ele vendia chocolates de uma empresa e na primeira experiência conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas.

Porém, apesar da alegria de ter vendido tanto, veio o susto. A fornecedora disse que era um número muito grande para entregar e não teria condições de atingir.

Para não deixar nenhum dos clientes desfavorecidos, Alexandre procurou alguém para ajudá-lo a fazer, comprou todos os ingredientes necessários e, por fim, entregou todas as encomendas.

Alexandre percebeu com essa experiência que o mercado de chocolates artesanais não era muito bem explorado.

Foi assim que nasceu a Cacau Show em 1988. Com o lucro de aproximadamente US$ 500 das vendas e em uma pequena sala de apenas 12 m² da empresa de seus pais.

Como em todo início, precisou passar por vários perrengues. As vendas dos doces eram feitas em padarias, supermercados e futuramente representantes de vendas.

Foi apenas em 2001 que a Cacau Show teve a primeira loja física, em Piracicaba (SP).
Olha como a persistência é um ponto importante para o negócio dar certo. Apenas em 2008, 20 anos depois da fundação da Cacau Show, ela obteve o recorde de 1 mil lojas físicas. Tornando-se assim, a maior loja de doces finos do país.

Formatos de negócios da Cacau Show

Depois de 30 anos de atuação, a marca atende em quatro formatos:

  • Loja - com conceito moderno de varejo, oferece a experiência completa de produtos e serviços;
  • Quiosque - pontos de venda com atendimento prático e rápido.
  • Gelateria - somente em grandes centros, oferta gelatos italianos inspirados em sucessos da marca;
  • Chocolateria - principais produtos sempre em destaque e perto do consumidor.

Como reconhecimento pelo trabalho, Alexandre foi eleito o Empreendedor do Ano 2011 pela Ernst & Young Terco, realizada em Monte Carlo, no Principado de Mônaco. Foi o único brasileiro a representar o País no circuito mundial da premiação.

Explorando a identidade visual da Cacau Show

O logo da Cacau Show foi remodelado nos últimos anos, uniu as letras “C” e “S” e formou uma bela trufa se bem analisada.

A logo anterior lembra o formato do próprio cacau. Além do tom da logo ter sido modificado, as estrelas também foram postas de forma reta.

O significado de cada estrela é: visão, disciplina, pés no chão, aprendizado, inovação, valorização das pessoas e paixão.

(Imagem: GKPB.com.br)

O que aprender com a história da Cacau Show?

É sempre válido observar a trajetória de outras marcas para se inspirar em algo ou simplesmente não cometer os mesmos erros.

Essas são algumas lições que a história da Cacau Show pode revelar para o seu negócio:

  • Tenha um propósito por trás do produto. O objetivo do fundador da Cacau Show é despertar um sorriso a cada chocolate.
  • Persistência gera resultados. O objetivo era chegar a 1 mil lojas em 2010 e isso foi realizado.
  • Destine parte do faturamento em ações sociais. A Cacau Show tem um instituto em que oferece atividades gratuitas a crianças e jovens, de 6 a 18 anos, em Itapevi (SP).
  • Preste atenção aos mercados carentes. De tempo em tempo as áreas precisam de inovação.

A missão da Cacau Show é proporcionar experiências memoráveis e excelência em produtos e serviços. Você acredita que eles estão no caminho certo?

Deixe nos comentários o que você achou da história dessa marca e se ela faz parte do seu dia a dia.

Deixe seu comentário

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Tudo certo!

Seu cadastro foi concluído e logo você receberá, na sua caixa de entrada, as melhores orientações para ter uma marca de sucesso.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada nos conteúdos das nossas redes sociais?