Burger King: história de uma das marcas mais conhecidas do fast food

Essa marca está espalhada por todos os estados brasileiros. Confira como ela se tornou referência mundial em alimentos produzidos rapidamente.

Por Kalyane Alves 4 min. de leitura

Se você mora em cidades maiores, bate aquela fome e precisa comer algo bom e rápido… Os benditos fast foods são a salvação. Quanto mais organizada a franquia, mais fãs ela ganha.

Um caso de amor de muita gente são os famosos lanches do Burger King. A marca chegou ao Brasil em 2004, mas somente em 2011 começou a expandir com a venda da rede.

Atualmente, no país são mais de 16 mil colaboradores, em todos os estados e com mais de 850 pontos de venda.

É bem possível que você já tenha experimentado um lanche do BK. E, nesse artigo, você conhecerá um pouco mais sobre a marca.

História do Burger King

O início de tudo o que hoje esse marca representa foi sonhado por Matthew Burns e Keith J. Kramer, em Jacksonville, na ensolarada Flórida.

O restaurante de alimentação rápida se chamava Insta-Burger King. Porém, com pouco mais de um ano e por motivo de dificuldades financeiras, dois homens com experiência no ramo W. McLamore e David Edgerton compraram o negócio que passou a se chamar somente Burger King.

Anos mais tarde, em 1967, a rede de restaurantes foi novamente vendida para uma tradicional empresa do ramo de panificação Pillsbury Company.

Sim, aquela dúvida que não quer calar: o BK foi inspirado no MCDonald 's… e muita história já rolou entre essas marcas.

Depois de 1974, o forte investimento em publicidade refletiu na imagem poderosa que o BK tem formado hoje. Provocar a concorrência nunca foi problema para eles, com slogans comparativos.

Uma das propagandas mais engraçadas e criativas criadas pelo BK foi a provocação feita com o mascote do MCDonald 's indo comer na rede e com a seguinte frase: “Por que comer com um palhaço quando se pode jantar com o rei?”.

(Foto: Divulgação)

Em 2015, com uma bela estratégia de marketing para as duas redes entrarem para a história da publicidade, o BK deu a ideia de criar o “McWhopper”, um sanduíche que misturava os lanches mais famosos das duas redes, em comemoração ao “Dia Mundial da Paz”. Porém, o concorrente não aceitou a ideia.

Nesse meio tempo, muitas coisas foram implantadas. Como o drive-thru (entrega dos lanches nos carros), várias e várias linhas de sanduíches e itens novos no cardápio.

Em 2010, após ter passado por outras negociações, a rede foi comprada por US $4 bilhões, pelo fundo 3G Capital, que concentra os investimentos dos brasileiros, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira.

Explorando a identidade visual do BK

Essa é a linha do tempo e alterações no logotipo do Burger King:

(Foto: Divulgação)

O primeiro logo não se tem uma definição correta pelo motivo da criação, uma das hipóteses é que tenha sido criado em homenagem a Miami pelo clima ensolarado.

A relação com o hambúrguer só apareceu em 1969 e com o tempo só foi modernizado e aprimorado detalhes. A última versão foi atualizada em 1999.

Uma das diferenças mais marcantes veio com a inserção do rei, o mascote da rede e, que ao longo do tempo, também teve alterações em seu visual.

(Foto: Divulgação)

O que aprender com o Burger King?

Competir com uma das maiores marcas de fast foods do mundo não é simples. Então, a história do Burger King merece reconhecimento.

Com ela, também é possível aprender várias coisas para aplicar em seu negócio. Aqui estão algumas delas:

  • Admire marcas do mesmo ramo. Não é porque é da mesma área que não pode ter uma referência e inspiração. A história de sucesso do McDonald 's fez Matthew Burns e Keith J. Kramer inaugurar o Insta-Burger King.
  • Ouse no licenciamento de produtos. Até mesmo perfume com cheiro de carne o BK teve produção.
  • Dê espaço às tendências. A partir de 1975, implantou o Drive-thru. O serviço representa hoje aproximadamente 45% do faturamento do Burger King.

Quatro pilares sustentam a marca Burger King: ser a preferida, mais rentável, trabalhar com pessoas talentosas e ter uma forte presença nacional. Acredita que eles concretizam esses objetivos?

Deixe nos comentários o que você achou da história dessa marca e se ela faz parte do seu dia a dia.

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