A Black Friday é uma oportunidade para várias lojas oferecerem descontos e condições especiais de pagamento à sua clientela. Originalmente criada nos Estados Unidos, a Black Friday, que em tradução literal significa Sexta-feira Preta, se espalhou para vários países do mundo, inclusive no Brasil.
As vendas aumentam e movimentam bilhões a cada edição. Segundo a Ebit Nielsen, em 2020 as vendas totais das lojas online na Black Friday cresceram 25,1% em relação a 2019, gerando R$ 4 bilhões para os negócios digitais.
Neste artigo você vai conferir algumas curiosidades sobre a data tradicional.
Black Friday: 4 curiosidades sobre a data
No Brasil, a Black Friday só começou a se popularizar a partir de 2010. Mas nos Estados Unidos, a sexta-feira de promoções já é conhecida há muitos anos. Confira 4 curiosidades a seguir.
1 - A Black Friday já causou tumultos e mortes nos Estados Unidos
O evento acontece todos os anos logo após o feriado de Ação de Graças. Com filas homéricas, consumidores de todas as partes correm para garantir a compra de produtos com descontos imperdíveis: em algumas lojas, os preços são reduzidos em até 90% do valor original.
Acontece que essa “corrida maluca” em busca das melhores ofertas nas lojas físicas acabam, muitas vezes, em tumulto. Na Black Friday, muitas pessoas se machucam por conta da aglomeração. Em 2008, o supermercado Walmart registrou a morte de um trabalhador temporário no estabelecimento. Ele morreu pisoteado pela multidão de clientes.
2 - Os produtos mais vendidos na Black Friday são os eletrônicos
De acordo com pesquisas, os produtos eletrônicos são os mais vendidos neste período, sendo responsáveis por 44% do total de compras. Em segundo lugar nas vendas estão as roupas e acessórios, representando 19% do número geral.
E em terceiro lugar vêm os produtos de beleza e perfumaria, juntamente com itens do mercado de jogos, representando juntos 9% das vendas.
3 - A Black Friday não é o maior dia de compras do ano!
Por incrível que pareça, a Black Friday não é o dia de maior movimento de compras anual. O dia em que mais pessoas vão às lojas é o sábado anterior ao Natal! Pois nessa data, os consumidores comparecem em peso nas lojas físicas, camelôs, feirinhas, shoppings, supermercados e todos os tipos de estabelecimento.
A Black Friday é considerada uma data muito movimentada em tráfego de clientes nas lojas online, e como já disse anteriormente, a venda de eletrônicos bate recordes nesse período do ano.
4 - As compras pela internet representam 80% das vendas
Uma ferramenta ao alcance de muitos consumidores é a internet, e na Black Friday não poderia ser diferente: segundo pesquisa do Google de 2017, 80% dos consumidores realizam pesquisas e compras pelo computador ou pelo smartphone.
Na mesma pesquisa, constatou-se que 11% das pessoas fazem a pesquisa pela internet mas optam por finalizar a compra na loja física. E 4% preferem olhar primeiro nas lojas físicas, para chegar em casa e fazer a compra online. Curioso, né?
Ainda de acordo com a pesquisa do Google, 49% dos consumidores levam em conta o preço na hora de decidir se compra a mercadoria. 27% prioriza a confiança na loja, seguida por confiança na marca (13%), frete (5%), pagamento parcelado (3%) e tempo de entrega (2%).
Já uma pesquisa da Offerwise - encomendada pelo Facebook - mostrou que, depois de ver um anúncio online, 80% dos brasileiros buscam saber mais sobre o produto, 28% visitam uma loja física para ver a mercadoria e 41% colocam o item na lista de compras da loja virtual.
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