Sobrevivendo ao Coronavírus: como o empreendedor pode se adequar no meio digital

Com a mudança de comportamento dos consumidores, muitos negócios físicos tiveram que readaptar suas rotinas. Veja as plataformas digitais para usar durante a crise do Coronavírus.

Por Denise Giordano 5 min. de leitura

Uma pandemia bateu à nossa porta, e com o isolamento causado pelo medo do coronavírus, os consumidores mudaram suas rotinas e comportamentos de compra. Por estarem em casa, muitas pessoas passaram a realizar compras online, por exemplo. Estima-se que mais de 70% dos brasileiros se renderam a esse hábito para evitar frequentar ambientes públicos. 

Se você tem um negócio físico e ele foi afetado pela queda das vendas, continue aqui, pois vamos mostrar as formas de se adequar ao meio digital e faturar em meio à crise.

#1 Foque em anúncios no Instagram

Atualmente, a rede social que mais se destaca é o Instagram. O aplicativo admite o compartilhamento de fotos, vídeos e Stories, uma ferramenta em que os vídeos ficam disponíveis apenas 24 horas e permite que sua empresa divulgue em tempo real as novidades. 

Para negócios de vendas de produtos ou serviços, a rede social é uma boa estratégia de divulgação. Permite o compartilhamento de conteúdo orgânico (de graça) e também anúncios pagos, que podem ser um bom modo de atingir ainda mais pessoas.

Para usar o recurso e criar anúncios no Instagram, você primeiro precisa ter uma conta e uma página no Facebook vinculada ao perfil. Acesse a página Gerenciador de Negócios do Facebook e crie sua conta. Depois, siga os seguintes passos:

  • Acesse o perfil do seu Facebook e clique no botão Criar anúncios
  • Escolha o objetivo da sua campanha focando nos resultados que deseja alcançar e, principalmente, no seu alvo
  • Faça a segmentação do público que deseja atingir (localização, idade, gênero, idioma) e lembre-se: quanto mais específico para o seu segmento, melhor
  • Em Plataforma, selecione a rede social do anúncio: Instagram
  • Informe o orçamento e escolha o formato do anúncio
  • Enfim coloque a campanha para rodar no período determinado

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#2 Use uma plataforma de vendas online

Vendas online podem trazer faturamento para seu negócio mesmo em tempos de isolamento dos clientes.

Se você ainda não tem um e-commerce (loja virtual), considere o uso de uma plataforma de vendas, e utilize as redes sociais para divulgar os produtos. Veja algumas sugestões:

Shopify

O Shopify é uma plataforma online onde você pode criar sua loja virtual de forma acessível e com vários modelos de layout (visual) prontos à disposição. Todas as lojas criadas têm design responsivo, ou seja, são otimizadas para telas de celular e tablet. Uma das vantagens que a plataforma oferece é a conexão com o Facebook e o Instagram, permitindo anúncios segmentados para o seu público-alvo.

Wix 

A Wix também é uma plataforma para lojas online, e você pode criar a sua de forma intuitiva, mesmo não tendo experiência em desenvolvimento de sites. O site permite que sua loja seja visualizada pelos dispositivos móveis, e oferece várias formas de  pagamento pelos consumidores. 

Nuvemshop

A plataforma Nuvemshop é líder na América Latina e é considerada ideal para micro e pequenos negócios, por ser de fácil utilização. Há mais de 40 modelos disponíveis para você personalizar sua loja virtual e a ferramenta possui integração com os correios e outras empresas de envio de mercadorias. 

A Nuvemshop dá suporte educacional através de cursos e materiais educativos para os empreendedores. Também oferece várias formas de pagamento e você pode administrar a venda de produtos pelo celular.

#3 Utilize ferramentas online para continuar oferecendo aulas

Se você atua com educação, é professor de línguas ou dá aulas de qualquer disciplina, aproveite para continuar oferecendo seus serviços de forma online. Basta ter um aplicativo de chamadas de áudio e vídeo instalado em seu computador ou celular, e pedir para que seus alunos façam o mesmo. Veja algumas ferramentas conhecidas para esta interação online:

Skype

O Skype é talvez o programa mais conhecido para interação por vídeo chamada, e permite fazer encontros de forma gratuita com até 50 pessoas online. Para empresas maiores, há a versão Skype for Business, ideal para ambientes corporativos, onde podem ser realizadas reuniões com até 250 usuários.

Google Hangouts

Como o próprio nome entrega, essa plataforma pertence ao Google e permite fazer videochamadas com até 10 usuários. Durante o período de isolamento por conta do coronavírus - e disponível até o dia 1 de julho - o Google liberou de forma gratuita a ferramenta Google Hangouts Meet, onde é possível reunir até 250 pessoas em um mesmo bate-papo, e fazer transmissões para até 100 mil espectadores.

Zoom 

Zoom Meetings é uma ferramenta de videoconferência que aceita até 500 usuários online. Nem todos os participantes precisam baixar o aplicativo, já que o convite da reunião pode ser enviado pelo administrador por um link através de email ou WhatsApp. 

#4 Cadastre seu restaurante em um aplicativo de Delivery

Donos de estabelecimentos de alimentação tem a opção de utilizar aplicativos de delivery para aumentar o raio de alcance. O iFood é o aplicativo mais popular entre os consumidores e atinge incríveis 50 pedidos por segundo em horários de pico, como a hora do almoço.  

Há mais de 40 mil estabelecimentos cadastrados na plataforma em todo o Brasil. E para fazer parte da lista de restaurantes, lanchonetes e bares no iFood, o seu negócio precisa:

  • Oferecer uma boa comida.
  • Ter um computador com Windows e acesso à Internet.
  • Possuir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas)
  • Ter uma equipe de entregadores

O cadastro no iFood é gratuito, mas você terá que pagar comissões sobre o valor total dos pedidos à plataforma. 

#DicaConsolide: Na hora de fazer o cadastro do seu estabelecimento, procure inserir boas fotos de seus pratos, caso seja possível, e coloque descrições detalhadas em cada item do menu.

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